Pular para o conteúdo principal



Domingão na Bienal do Livro do Ceará


Domingão da literatura! Bienal recebe um mar de visitantes (foto Jeny Sousa) no primeiro fim de semana de programação.

Nos três primeiros dias de feira, já são mais de 100 mil visitantes. Entre os destaques deste domingo, estão a presença dos mestres de cultura tradicional, roda de conversas com mulheres escritoras, lançamento de livros e apresentações musicais.

A chuva deu um pouco de trégua neste fim de semana, mas nem por isso turistas e fortalezenses se contentaram em ir à praia: o passeio dominical foi na festa da literatura! O público compareceu em número recorde no Centro de Eventos do Ceará para visitar a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, que segue até o próximo domingo (13), com programação gratuita de 9 às 22 horas. Nos três primeiros dias desta edição, a feira já recebeu mais de 100 mil visitantes (foto Txai Mendes)

- A gente fez a festa de aniversário das crianças aqui. Eles já assistiram à apresentação de teatro, contação de história... Estão adorando”, comemorou Joice Scavone, cineasta, que planejou o aniversário de 10 anos das filhas gêmeas para este domingo. Ela garante, que as aniversariantes e os convidados são amantes da literatura e que comparam todos os presentes em livros. 

- Elas já estão planejando mandar uma carta para a Bienal sugerindo autores para edição que vem”, orgulha-se a mãe.

Visitante fiel das bienais, o professor Gleydison Lessa diz que o domingo é o melhor dia para o lazer com a família. Aproveitando a folga na rotina de trabalho, ele trouxe o filho de seis meses para conhecer o evento. Embora o filho ainda não saiba ler, explica, folhear livros infantis e assistir contações de histórias é uma maneira de já iniciá-lo no universo da leitura.

Outro, que também aproveitou o domingo para estar com a família, foi o gestor público e contador Sergio Granja. Ele levou o filho de seis anos, que não deu sossego, correndo e brincando pelos corredores da feira. 

- É uma programação perfeita para a família. A programação é tão grande que a gente está se organizando por dia”, diz Sergio, garantindo que voltará ao longo da semana.

Neste ano, a Bienal conta com 188 estandes destinados à exposição e venda de livros, com representações internacionais e institucionais. Ao todo, 34 editoras participarão diretamente, enquanto 400 editoras estarão representadas por 25 livrarias e 32 distribuidores de livros. O evento disponibilizará mais de 100 mil títulos, somando mais de 200 toneladas de livros ao público visitante.

O público poderá participar de palestras, mesas-redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e outros eventos literários, além de prestigiar apresentações de artistas com reconhecimento no Ceará, no Brasil e no mundo.

Destaques-Os conhecimentos ancestrais e as artes da tradição popular foram tema de duas rodas de conversa neste domingo. Pela manhã, das 9 às 12 horas, o encontro foi com Cacique João Venâncio, dos Tremembé de Almofala, a Cacique Pequena, dos Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, e o mestre Zé Mateiro. Eles participaram da roda “Conversas Ancestrais: Narrativas Orais e o Sagrado”, com mediação de Joyce Custódio.

À tarde, das 14 às 17 horas, foi a vez das mestras cordelistas Bia Lopes e Auritha Tabajara encontrarem a dramista Terezinha Lima, de Beberibe. Elas participaram da roda “Conversas Ancestrais: Artes da Tradição Oral”, aproximando os recitais de cordel e de cantadores aos dramas musicados da mestra Terezinha. Os mestres e mestras da cultura participam de diversas atividades ao longo desta edição da Bienal do Livro, como rodas de conversas, palestras e apresentações culturais.

Também no período da tarde, às 14 horas, a farmacêutica e ativista pelos direitos das mulheres, Maria da Penha, emocionou o público com a sua história de vida – e de luta – ressaltando a importância do livro e da escrita na afirmação dos direitos das mulheres. Ela é autora do livro “Sobrevivi...Posso Contar” (Armazém da Cultura), lançado em 1994. A obra, recorda Maria da Penha, foi determinante na sua trajetória de luta por justiça.

O impacto da escrita na transformação de vidas femininas foi tema ainda da roda “Escrever para Existir: O lugar das mulheres na literatura”, com participação das jovens escritoras Kaye Djamiliá, Sabrina Morais, Taciana Santos, Beatriz Caldas e Bruna Sonast.

Na programação dedicada à primeira infância, mamães e crianças tiveram um momento de fantasia e brincadeira com o espetáculo Jam Session Para Bebês, do ator e produtor de teatro Well Fonseca, do grupo Zepelim Arte Para Infância e música de Ayrton Bob.  A programação infantil da Bienal inclui atividades em cinco salas do 1º Mezanino do Centro de Eventos, com atividade ao longo de todo o dia.

Entre os lançamentos de livros, o destaque foi para “Democracia e o exercício dos direitos culturais no estado do Ceará – O Ceará em estado de conferência”, resultado da 4ª Conferência Estadual de Cultura do Ceará (CEC). 

- É uma celebração do que foi a construção da 4ª Conferência Estadual de Cultura. Um marco na história do nosso estado”, destacou Ticiana Studart, secretária executiva da Cultura de Fortaleza.

Além dela, estiveram presentes no lançamento a secretária da Cultura do Estado, Luisa Cela; a organizadora do livro, Diana Gomes; os convidados Selma Santiago e Fábio Santiago; e Raimundo Moreira, vice-presidente do Conselho Estadual de Política Cultural. A conversa teve mediação de Leandro Maciel, da Coordenadoria de Políticas para as Artes (COARTE).

No fim do dia, a cantoria e a música popular tomaram conta da Praça Cordel. Entre vendas de folhetos, xilogravuras e recitais, o público vibrou com os ‘causos' cantados pelos repentistas Zé Vicente e Zilmar do Horizonte. Às 20h, a cantora e compositora Lídia Maria encerrou a programação musical, dançando forró ao som de zabumba, triangulo e sanfona.

Segunda-feira (7) na Bienal! Começa nesta segunda-feira (7) a programação da Bienal Ceará Adentro! O encontro literário estende suas atividades para além dos salões do Centro de Eventos, promovendo atividades em outros espaços culturais de Fortaleza, Amontada, Aquiraz, Fortim, Paracuru, Quixadá e Caucaia. 

A programação da Bienal Ceará Adentro também é gratuita e aberta ao público. Dentre as atividades deste primeiro dia, estão o encontro com o escritor Afonso Cruz, às 9 horas, na Praça do Pontal, em Fortim; a roda de conversa histórias de resistência LGBTQIA+, às 9h30, com Renan Quinalha e Amara Moira, na UP Irmã Imêlda Lima Pontes, em Aquiraz; e dois encontros com artistas e escritores de Paracuru, às 14h30, no Centro Cultural Lúcio Damasceno, e às 16 horas, na Praia do Ronco do Mar.

De volta ao Centro de Eventos, o Museu do Ceará abre seu acervo para o público da Bienal com o encontro “Entre Impressos E Cartas: Artes Da Escrita Por Meio Do Acervo Do Museu Do Ceará”. Das 9 às 10 horas, na Sala Francisca Clotilde (2º Mezanino - OESTE SALAS 5 e 6), Weber Porfírio e Paula Virgínia Batista apresentam o resultado de pesquisas no acervo do museu. Os historiadores falam sobre o Diário do Governo do Ceará, considerado o primeiro jornal impresso do Estado; e sobre as correspondências femininas do arquivo do historiador Capistrano de Abreu.

O público juvenil participa ainda de uma atividade inusitada: o Sarau Bota o Teu! A atividade, ministrada pelo Coletivo Bota o Teu, convida 20 participantes a “batalhar”, aprendendo e jogando Pokémon TCG, um jogo de cartas inspirado no desenho animado. A oficina será realizada em duas sessões, às 10 e às 14 horas, no Foyer Juventude.

A Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Rede Itaú, Cagece e Cegás.

Serviço

  • Bienal Internacional do Livro do Ceará 
  • Até domingo (13/4/2025), das 9 às 22 horas.
  • Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares, 990-Edson Queiroz.
  • Gratuito e aberto ao público
  • Programação no site: https://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará. ...

Futricas Cearenses

 

Futricas Globais

 

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará. ...

Futricas Cearenses

 

Futricas Globais