- Jornalista Isabel Oliveira - @isabel _qoliveira, belaoliveira2729@gmail.com: A caponata de berinjela e a filosofia do eterno recomeço. Versátil e um coringa na alimentação, a iguaria é ideal para quem vai iniciar ou recomeçar qualquer dieta.
Acordamos março em meio àquela velha máxima baiana: o ano começa logo depois do Carnaval. As aulas voltam, a velha dieta recomeça, pois todos os anos ela é sempre resgatada. Na verdade, o eterno recomeço ou retorno, podemos dizer. Fato que nos lembra a intrigante frase: "O que voltará a ser, o que aconteceu, ocorrerá de novo; o que foi feito, se fará outra vez. Não existe nada de novo debaixo do sol". A frase está contida no Antigo Testamento.
E Nietzsche diz: “E se um dia, ou uma noite, um demônio te seguisse em tua suprema solidão e te dissesse: esta vida, tal como a vivemos atualmente, tal como a viveste, vai ser necessário que a revivas mais uma vez e inumeráveis vezes; e não haverá nela nada de novo, pelo contrário.” Se você não pulou a aula de filosofia, vai lembrar do professor martelando isso na sua cabeça de forma massiva, perturbadora e intrigante.
Então nos lembramos de películas inesquecíveis, como O Feitiço do Tempo! Um homem, apresentador da meteorologia em um telejornal, fica ‘preso’ no tempo e revive as mesmas cenas, irritantemente, todos os dias, na mesma hora, no mesmo instante filosófico. Condenado a viver todos os dias a mesmice de sempre, o apresentador enxerga nesta prisão uma oportunidade para se melhorar como ser humano.
E este eterno recomeço se espraia nos ideais da alimentação. Para a professora, nutricionista e gastrônoma Maria Helena Motta (@mhsrmotta), do Centro Universitário Estácio de Sá, recomeçar na Bahia, depois do Carnaval, “já foi meio institucionalizado”. Que o digam as dietas, que sempre começam e recomeçam nas clássicas segundas-feiras.
“Recomeço para mim é você voltar a fazer algo que fazia para atender a uma escolha que você fez ou está querendo fazer. Nem sempre as escolhas são certas, mas recomeçar é isso. Sempre o recomeço de algo que a gente escolheu, que é melhor para nossa vida, por mais que a gente fracasse, a gente tem sempre que tentar recomeçar. Agora, recomeçar de maneiras diferentes. Acho que em todos os aspectos da vida.”
Vê? Nada mais Nietzscheano. Mas, vamos recomeçar tendo na mira uma caponata de berinjela, iguaria versátil, leve e deliciosa que tem todo o perfil de um recomeço.
“É de origem italiana, típica da Sicília, típica da dieta mediterrânea, muito saudável, própria para o verão porque ela é fresca, é servida gelada e muito versátil. Ela serve de recheio, serve de cobertura de uma pizza, de uma torradinha. Pode ser consumida em forma de salada, mas pode ser servida como acompanhamento de um peixe”, elenca Maria Helena, destacando todo o poder da caponata.
Vamos, então, começar, recomeçar o ano com este coringa da alimentação, buscando nos renovar neste tempo e espaço quântico e aproveitando para homenagear as mulheres, neste 8/3, pelo Dia Internacional da Mulher. Ela merece essa comidinha maravilhosa!
Caponata de Berinjela
- Berinjela em cubos médios – ½ unidade
- Abobrinha em cubos médios – ½ unidade
- Pimentão vermelho em cubos médios – ½ unidade
- Pimentão amarelo em cubos médios – ½ unidade
- Pimenta dedo de moça bem picadinha, sem as sementes (opcional) – 1 unidade
- Cebola em cubos médios – 1 unidade
- Talo de salsão em cubos médios – 1 unidade
- Alho picado – 3 dentes
- Azeitona preta sem caroço, cortada em rodelas – 30 g
- Alcaparras lavadas – 30 g
- Azeite de oliva – quanto baste, de modo que a caponata fique bem úmida (~80 ml)
- Vinagre de vinho branco – 30 ml
- Uva passa (hidratada na água ou vinho branco) – 30 g
- Orégano – a gosto
- Sal – a gosto (provar antes)
Modo de Preparo:
- Misture todos os ingredientes, regue com o azeite e o vinagre e leve ao forno médio (180 a 200°C).
- Observe o cozimento dos ingredientes e misture-os sempre que possível.
- Corrija o sal, se necessário.
- Resfrie e sirva.
- A Caponata pode ser feita em maior quantidade e guardada na geladeira, em recipiente de vidro fechado, por 15 dias. Neste caso, deve-se pôr mais azeite e vinagre.
Comentários
Postar um comentário