Conselheiro Vivo 2025 celebra o Dia Internacional da Mulher com programação especial em Quixeramobim.
A 21ª Edição do evento acontece até quinta-feira (13/3/2025), em Quixeramobim-Ceará, com o tema “Cultura e novas mídias pelo fortalecimento da democracia” e conta com programação cultural de múltiplas linguagens artísticas.
Neste sábado (8/3)-Dia Internacional da Mulher, a 21ª edição do Conselheiro Vivo traz uma programação dedicada à valorização do protagonismo feminino na Cultura, na Comunicação e na Arte (foto Tarcísio Filho).
- A memória de Antônio Conselheiro é uma das mais poderosas expressões da resistência e da luta pela dignidade do povo sertanejo. O Conselheiro Vivo 2025 nos convida a refletir sobre essa história e, ao mesmo tempo, a projetar o futuro, valorizando as novas mídias como ferramentas para fortalecer a democracia. Em sua 21ª edição, o evento reafirma o compromisso com a memória e a diversidade da identidade cultural do nosso Estado, celebrando a arte, a literatura e o protagonismo feminino. O trabalho realizado pela Casa de Antônio Conselheiro, um equipamento público fruto da parceria entre Instituto Dragão do Mar e Secretaria da Cultura do Ceará, nos permite olhar para o legado de Conselheiro e perceber que, mais do que nunca, sua história é viva e pulsante no contexto cultural cearense”, celebra a diretora-presidenta do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha
A programação deste sábado (8) começa às 9h30, no Sertão Pub (Largo da Ponte Metálica), com a mesa-redonda “O papel e os desafios da comunicação contra-hegemônica em rede”, reunindo a jornalista Inês Aparecida, o deputado estadual Renato Freitas e o artista e influenciador digital Léo Suricate e Lenildo Gomes, diretor de ação cultural do Instituto Dragão do Mar. O debate abordará como a comunicação independente pode ampliar vozes e fortalecer narrativas que resistem às desigualdades.
Às 11h30, o público poderá aproveitar uma apresentação musical e feijoada no Sertão Pub, criando um momento de confraternização e celebração.
Às 14 horas, a historiadora Maria Raimunda Oliveira ministra a aula virtual “Literatura e memória: A guerra de Canudos entre a história e a ficção”, como parte do curso “Antônio Conselheiro, história, memória e resistência”, refletindo sobre as representações do sertão e das mulheres na Literatura.
A Literatura Feminina ganha ainda mais destaque às 17 horas, no Museu Orgânico Antônio Rabelo, com o Sarau Poético Cordel de Mulher. A vivência contará com a escritora Julie Oliveira e o Clube de Leitura “Mulher e Literatura”, do projeto Severinas Mulheres do Sertão, fortalecendo a presença da mulher na literatura e no Cordel.
O Protagonismo Feminino nas Artes segue em evidência às 17h30, na Praça CEU das Artes, com a Contação de Histórias da Mala Encantada do Sesc, conduzida por Lilian Lima e Ana Valéria, seguida de uma intervenção artística da Cia Lamparim.
Encerrando o dia com muita Música e celebração, a Casa de Antônio Conselheiro recebe, às 20 horas, o show “Forró das Mulheres”, com as cantoras Mylla Torres e Elza Ferreira, enaltecendo a força e o talento feminino no Forró e na Música Nordestina.
- O Conselheiro Vivo 2025 chega à sua 21ª edição reafirmando seu compromisso com a cultura, a memória e a democracia. Neste ano, ao celebrarmos o Dia Internacional da Mulher, reforçamos a importância de dar visibilidade às vozes femininas que constroem, transformam e fortalecem nossa sociedade. A programação especial em Quixeramobim será um espaço de encontro, reflexão e celebração da potência das mulheres na arte, na política e nas novas mídias, ampliando diálogos essenciais para o fortalecimento da democracia. Com múltiplas Linguagens Artísticas e ações, que promovem a diversidade e a participação social, o evento reafirma a cultura como ferramenta fundamental para a construção de um futuro mais justo e igualitário”, destaca a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
Uma ação de diversas instituições: O evento é uma ação coletiva, com uma edição anual, organizada por diversas instituições que juntas fortalecem a cultural local e região:
- A Casa de Antônio Conselheiro.
- Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (IPHANAQ).
- Prefeitura Municipal de Quixeramobim, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretária de Educação.
- SESC Ler Quixeramobim e Academia Quixeramobiense de Letras, Ciências e Artes (AQUILETRAS).
O evento tem apoio institucional da:
- Casa de Saberes Cego Aderaldo.
- Sebrae.
- Câmara Municipal de Quixeramobim.
- Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB).
- Governo Federal.
Sobre os equipamentos culturais: A Casa de Antônio Conselheiro e Casa de Saberes Cego Aderaldo, são espaços do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE), que integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), localizados no Sertão Central do Ceará.
Serviço
- Conselheiro Vivo 2025 - 21 anos de Resistência e Memória.
- Quixeramobim/CE
- Sábado (8/3).
- 9h30 - Mesa: “O papel e os desafios da comunicação contra-hegemônica em rede”, com Inês Aparecida (Jornalista), Renato Freitas (Deputado Estadual), Léo Suricate (Artista e influenciador digital). e Lenildo Gomes (Diretor de Ação Cultural do IDM). Sertão Pub (Largo da Ponte Metálica)
- 11h30 – Apresentação Musical e Feijoada-Sertão Pub (Largo da Ponte Metálica)
- 14 horas-Aula virtual do curso-“Antônio Conselheiro, história, memória e resistência”, com Maria Raimunda Oliveira. Tema: “Literatura e memória. A guerra de Canudos entre a história e a ficção”.
- 17 horas-Sarau Poético Cordel de Mulher - Vivência literária com Julie Oliveira e o Clube de Leitura: “Mulher e Literatura” (Projeto Severinas Mulheres do Sertão). Museu Orgânico Antônio Rabelo
- 17h30-Contação de Histórias com a Mala Encantada do Sesc, com Lilian Lima e Ana Valéria, e Intervenção Artística com Cia Lamparim. Praça CEU das Artes.
- 20 horas-Show Musical com Dálete Queiroz-“Raízes do Sertão: Tributo a Luiz Gonzaga.
- 21 horas-Show Musical “Forró das Mulheres”, com Mylla Torres e Elza Ferreira. Casa de Antônio Conselheiro
Comentários
Postar um comentário