Assembleia entrega o Título de Cidadania Cearense ao médico André Pessoa.
A Assembleia Legislativa realiza na segunda-feira (24/2), a solenidade de entrega do Título de Cidadania Cearense ao médico carioca André Pessoa, atendendo o projeto de lei 423-2024 da deputada Marta Gonçalves (PSB), subscrito por seus pares. A solenidade acontecerá as 9 horas no Plenário 13 de Maio. Nascido no Rio de Janeiro em 29 de setembro de 1974, André Luiz Santos Pessoa tem toda sua formação acadêmica e vida profissional no Ceará.
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1999). Residência Médica em Pediatria pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC), Residência Médica em Neurologia Infantil pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Doutor em Ciências pelo Departamento de Neurologia da FMUSP com ênfase em Neurogenética. Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor de Práticas Médicas em Neurologia Infantil da Universidade Estadual do Ceará – UECE.
Também foi professor do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza durante 6 anos. Tem atuação na área de Neurologia da infância e adolescência, com especialização em Neurogenética (erros inatos do metabolismo, doenças neuromusculares e distúrbios do movimento) pelo HC-FMUSP. Foi preceptor do serviço de Neurologia Infantil do HC-FMUSP de 2007 a 2008, e neurologista da AACD-SP de 2005 a 2007.
André foi integrante dos corpos clínicos dos Hospitais Sírio-Libanês-SP e São Luiz-SP. Atualmente é Chefe do Serviço de Neurologia do Hospital Infantil Albert Sabin – Fortaleza, atuando principalmente nos seguintes temas: atraso e involução do desenvolvimento neuropsicomotor, transtornos do espectro autista, transtornos de aprendizagem, afecções neuromusculares, neurogenéticas, erros inatos do metabolismo, distúrbios do movimento, epilepsia e síndrome da Zika Congênita.
É autor e coautor de vários artigos científicos publicados em periódicos internacionais de alto impacto como: New England Journal of Medicine, Lancet, JAMA, Pediatrics e MMWR-CDC. Atualmente com cerca de 80 publicações, mais de 3900 citações e Índex-H de 21. Foi palestrante em várias edições do Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil, do Congresso Brasileiro de Neurologia, Congresso Brasileiro de Genética Médica, além do Simpósio Internacional de Erros Inatos do Metabolismo (SSIEM) no Porto – Portugal em 2024, Congresso Europeu de Neurologia de 2016 em Copenhagen – Dinamarca e no Congresso Mundial de Neurologia-2017 em Quioto – Japão.
Comentários
Postar um comentário