O Tribunal de Contas do Estado do Ceará, por meio da Escola de Gestão Instituto Plácido Castelo (IPC), lança a nova plataforma de gestão educacional: o IPCeduc. O novo sistema substituirá o Siged (Sistema de Gestão Educacional) e tem como um dos principais diferenciais a interface intuitiva e moderna, que facilita o acesso às informações e promove mais eficiência nos processos educacionais. Servidores e colaboradores do TCE Ceará, jurisdicionados e a sociedade terão uma plataforma mais ágil e abrangente para suas interações educacionais.
A ferramenta é fruto da parceria entre a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e o IPC e propõe melhorias na comunicação da oferta de cursos e na geração de relatórios detalhados. O intuito é promover mais agilidade e eficiência nos processos de aperfeiçoamento profissional, operacional e tecnológico.
O IPCeduc foi projetado para que todos os usuários possam acessá-lo de qualquer computador, tablet ou celular, devido à sua interface responsiva, que proporciona uma navegação fluida e simplificada. Outra novidade é que, para os cursos na modalidade Massive Open Online Courses (MOOC), os certificados são emitidos automaticamente ao término das atividades.
De acordo com o diretor-geral da Escola de Contas, Luis Eduardo Menezes, “o lançamento do IPCeduc reforça o compromisso do TCE Ceará com a inovação e a excelência na educação. Com esta nova solução, esperamos atender com mais eficiência as demandas de nossos públicos, fortalecendo a missão do IPC como referência em gestão educacional”.
O IPCeduc moderniza e simplifica a oferta de cursos, a gestão de turmas e de participantes, além de automatizar processos, como a emissão de certificados e o registro de presença. Entre as funcionalidades, estão relatórios personalizados e integração com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), criando uma experiência educacional mais completa.
Para a secretária de Tecnologia da Informação, Cairamir Arruda, o uso de uma abordagem low-code na construção do sistema foi um dos grandes diferenciais. “Essa tecnologia possibilitou um desenvolvimento ágil, maior flexibilidade para futuras atualizações e significativa redução de custos operacionais. A metodologia também garante que o IPCeduc se adapte mais rapidamente às demandas dos usuários, promovendo maior eficiência nos serviços oferecidos”, ressaltou.
Todos os dados do público interno e externo registrados no Siged, incluindo certificados e históricos de participação, serão preservados no IPCeduc. Após a implantação definitiva da ferramenta, o Siged será desativado.
O lançamento do IPCeduc é uma das entregas do programa TCE 5.0, que reforça o compromisso do TCE Ceará com sua transformação digital e o fortalecimento do controle social.
Clique e acesse o IPCeduc.
Comentários
Postar um comentário