Na reunião, Elmano de Freitas fez um balanço das ações nos últimos dois anos e definiu alinhamento dos projetos prioritários para 2025 e 2026
Ampliar o atendimento em saúde para os cearenses é uma das prioridades do Governo do Estado. Para isso, o Hospital Universitário do Ceará (HUC) será aberto em fevereiro de 2025, ofertando serviços vascular e de oncologia. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, nesta segunda-feira (6), na Residência Oficial, durante a reunião de secretariado. Essa foi a primeira reunião com todos os titulares de pastas e vinculadas após reforma implementada em dezembro do ano passado.
“Uma entrega muito importante para a população cearense, da Região Metropolitana [de Fortaleza]. Em fevereiro, entregaremos a abertura do Hospital Universitário do Ceará. Vamos abrir o serviço de oncologia e vascular. Faremos, como fizemos com todos os Hospitais Regionais, um cronograma até ele chegar a 100% de atendimento”, detalhou Elmano.
O governador reafirmou o diálogo com todos os municípios cearenses. Isso vai permitir, por exemplo, a integração entre as redes municipais e a rede estadual, com destaque para Saúde e Segurança Pública.
“Vamos ver a prioridade de cada governante em seu município e ajustar com as políticas públicas que realizamos no Estado. Com Fortaleza, vamos tomar ações comuns muito importantes na saúde pública de Fortaleza. A sede do Hospital Universitário do Ceará é em Fortaleza. Nós estamos com a discussão de integração plena da rede estadual com a rede estadual. Isso é importante para o povo de Fortaleza, mas é importante para o Ceará todo, porque toda a população cearense vai usar esses equipamentos”, informou o governador.
|
|
Essa integração entre serviços e equipamentos da rede de Fortaleza e rede estadual funcionaria como uma regulação unificada, desburocratizando os processos e tornando mais eficiente o atendimento aos pacientes. “Nós podemos ganhar muito em eficiência tendo todas essas informações em uma central única, e, à medida que tiver uma vaga, o cidadão ser atendido”, defende Elmano.
Na Segurança, a integração também possibilitaria alinhar atuação entre as Forças de Segurança do Estado e a Guarda Municipal. Essas estratégias aguardam uma reunião que acontecerá em breve entre o governador e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.
Balanço e alinhamento
No encontro com os secretários e as secretárias, o chefe do Executivo Estadual fez balanço das ações da gestão nos dois últimos anos e definiu o alinhamento dos projetos prioritários para execução em 2025 e 2026. Todas as ações foram fundamentadas no equilíbrio fiscal e transparência, destacando-se pelo investimento público recorde no ano passado.
Para 2025, a determinação do governador é acelerar as entregas em diversas áreas para melhorar a vida dos cearenses e avançar o Ceará. “A nossa avaliação é positiva, com perspectiva de acelerar as entregas. Nós começamos agora uma fase de entregas e conclusão daquilo que nos comprometemos”, acrescentou.
Sobre os próximos passos, o gestor destacou que, além da saúde, também são prioritárias áreas como a Educação, Segurança Pública, Infraestrutura, Recursos Hídricos, Desenvolvimento Econômico e Proteção Social. |
|
“O País está crescendo em torno de 3 e 3,5%, nós tivemos o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] de 6,7%. Nós crescemos praticamente o dobro do Brasil [no terceiro trimestre de 2024]. Para produzir mais, precisamos ter mais gente empregada e inovação tecnológica. Isso resultou em tirarmos 300 mil pessoas da extrema pobreza no Ceará. O que demonstra o caminho de priorizar as pessoas e as oportunidades para elas”, disse Elmano de Freitas.
Nesse sentido, outro destaque é o aquecimento da geração de empregos no estado. “O saldo de empregos é de 114 mil a mais [somando 2023 e 2024 até novembro]. Não só estamos criando mais empregos, como criando empregos de salários melhores. Queremos que sejam ainda melhores. Para isso, estamos investindo em energia renovável, tecnologia da informação e comunicação, educação e ensino superior”, enfatizou o governador.
Educação
Farol do Ceará para o Brasil, a educação pública cearense continuou avançando em 2023 e 2024. O estado tem a melhor rede pública do Brasil no Ensino Fundamental e a terceira melhor nota no Ensino Médio, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (Mec). |
|
A meta para os próximos dois anos é entregar 138 novas escolas, ampliando o tempo integral em toda a rede estadual, com jornada diária de nove horas. Atualmente, 75% da rede tem a jornada prolongada implementada. “Nosso foco é elevar os índices de aprendizagem, promover uma educação de qualidade e ampliar as oportunidades para nossos jovens, sempre priorizando um ambiente escolar acolhedor e transformador”, definiu a secretária da Educação, Eliana Estrela.
Infraestrutura- Como antecipado pelo governador, serão muitas as entregas na área de Infraestrutura, uma vez que as obras estruturantes permeiam todas as políticas públicas do estado.
O secretário da Infraestrutura, Hélio Winston apontou algumas: “A mobilidade urbana está em primeiro lugar e, também, energia. Nós precisamos ter uma atenção à questão do Pecém, onde serão instaladas as empresas de Hidrogênio Verde. A gente precisa de ampliação das linhas de transmissão. Outra prioridade nossa é a internalização da fiação elétrica de Fortaleza e outros municípios”. |
|
Em parceria com a União, o Governo do Ceará também projeta aceleração das obras da Ferrovia Transnordestina, Eixão das Águas e Ramal do Salgado, além da duplicação de trechos da BRs 116 e 222 no estado.
“Marcar com o ministro Renan a agenda de início das obras da duplicação da BR-116 e a Bancada Federal, a quem eu agradeço demais, por garantir ao Estado do Ceará R$ 233 milhões para começarmos a duplicação da BR-222. Quero conversar com o ministro Renan para que o Governo Federal aporte uma parte do recurso, o Estado do Ceará aportará R$ 233 milhões. Isso nos permite vislumbrar duplicá-la pelo menos até São Luís do Curu”, afirmou o governador Elmano. |
|
Segurança Pública-Outra prioridade é intensificar o fortalecimento das Forças de Segurança do Estado, com novos concursos, entrega de viaturas e equipamentos, entre outras melhorias. O titular da pasta, Roberto Sá, falou sobre aprimorar o trabalho permanente de combate à criminalidade.
“Em 2025, vamos estabelecer algumas outras estratégias, para a gente aproveitar esse investimento do Governo do Estado em pessoas, aumentando o efetivo da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia. Investimento em tecnologia, viaturas, motocicletas, na área de Inteligência, aumentando número de postos no estado inteiro, capilarizando pessoas com treinamento e informações suficientes para nos fazer chegar a dados mais sensíveis”, concluiu. |
|
|
|
|
|
Comentários
Postar um comentário