Nesta quarta-feira (8/1/2025), a tentativa de golpe contra a Democracia no Brasil completa dois anos. A memória dos Atos de Ataque à Soberania do Povo, que causaram danos ao Patrimônio Físico e Imaterial dos Três Poderes, será lembrada pela recuperação das obras de arte destruídas e um abraço simbólico à Democracia com a participação do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, uma extensa programação está prevista para marcar a data, em Brasília, com início às 9h30, quando começa a devolução das obras de arte destruídas nos Ataques, e agora, restauradas.
Serão restituídas ao Patrimônio Público, 21 peças, incluindo um Relógio do Século XVII, presente da Corte Francesa a dom João VI, que virou símbolo dos Atos Antidemocráticos. A peça será entregue na Suíça.
A maior parte das obras de arte foi recuperada por equipes especializadas no próprio Palácio da Alvorada, com exceção do Relógio, consertado na Suíça sem custo para o Governo Brasileiro. A peça secular, junto com uma ânfora portuguesa em cerâmica esmaltada, teria exigido maior esforço na recuperação, devido à dificuldade e delicadeza dos reparos.
Tela As Mulatas: A tela As Mulatas, de Di Cavalcanti, retornará à parede do Salão Nobre do Palácio do Planalto, em um ato de descerramento da obra de arte, que marcará uma atividade educativa durante a programação. Estudantes do Projeto de Educação Patrimonial entregarão ao presidente Lula réplicas da Pintura e também da Ânfora Portuguesa.
A Cerimônia prevê discursos e a descida da Rampa do Palácio do Planalto de autoridades dos Três Poderes para um abraço simbólico à Democracia, com a participação da população. O Partido dos Trabalhadores (PT) disponibilizou um Canal de Cadastro Popular para inscrição de interessados em participar da cerimônia. São esperados, neste ato, representantes de entidades da sociedade civil, segmentos religiosos e sindicatos.
Com informações de Fabiola Sinimbú, da Agência Brasil e foto de Marcelo Camargo.
Comentários
Postar um comentário