Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta terça-feira (10/12/2024), para:
- 72 anos do presidente da Apcdec, FRANCISCO CAVALCANTE-FRAN NOGUEIRA (foto).
- 57 anos do deputado estadual Cláudio Pinho (foto com deputado estadual Antônio Henrique)..
- 55 anos de Andréia Goncalves.
- 51 anos do radialista João Rufino Sales (foto).
- 45 anos de Arthur Barbosa.
- 39 anos de Felipe Santos.
- 37 anos de William Rodrigues.
- 30 anos da jornalista Larissa Moreira (foto).
- 28 anos de Wanderson Silva.
- 27 anos de Cibele Cruz.
- Jornalista Jean Cavalcante (foto).
- Jornalista Ricardo Possidônio (foto).
- Jornalista Osvaldo Scaliotti.
- Jornalista Tom Alexandrino.
- Radialista FRANCISCO GUILHERME CONSTÂNCIO.
- Radialista GILMAR CARNEIRO ARAGÃO.
- Radialista WILSON DE ANDRADE BRAGA JÚNIOR.
- Radialista YANNA PEIXOTO DE VASCONCELOS GUIMARÃES.
- Deputado federal André Fernandes.
- Erika Vieira.
- Lima Filho.
Arquivo Nirez para dez de dezembro na História do Ceará:
- 1850 - Toma posse, comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará)- FP capitão FP Joaquim César de Melo Padilha, substi-tuindo o tenente do Exército Raimundo Remígio de Melo.
- 1905 - Morre, no Rio de Janeiro, o monsenhor João Cordeiro da Cruz Saldanha, fundador do Instituto Cearense de Humanidades e do asilo do Bom Pastor. Era cearense de Canindé nascido a 12/07/1853.
- 1916 - Fundada, em Fortaleza, a Liga das Senhoras Católicas.
- 1921 - Anexada à Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF, a Prefeitura de Messejana.
- 1928 - Inaugura-se, na Praça do Ferreira, a nova casa de artigos de eletricidade, denominada Empório Elétrico, de propriedade de José Oscar Coelho, Joaquim Sebastião Ferreira e Omar Coelho.
- 1932 - Colação de grau dos doutores e bacharéis em Direito for-mados em 1932 pela Faculdade de Direito. Os doutores são apenas três: José de Melo e Silva; José Mateus Gomes Coutinho e Djacir de Lima Menezes (Djacir Menezes). Na Catedral, o Arcebispo Metro-politano, celebra um missa em ação de graças. No salão da extinta Assembleia Legislativa do Estado, acontece a solenidade de colação de grau dos novos bacharéis em ciências jurídicas e sociais.
- 1933 - Fundada em Fortaleza a Escola Moça de Cultura, espécie de academia sem cadeira vitalícia.
- 1948 - Morre, aos 63 anos de idade, em Fortaleza, o médico César Cals de Oliveira (César Cals), que exerceu o cargo de Prefeito de Fortaleza e foi presidente da Assembleia Legislativa em 1935-1937. Hoje tem seu nome em importante hospital de Fortaleza. Nascera em 18/7/1884 em Fortaleza.
- 1951 - O Diário Oficial do Município 5.299, publica a Lei 430, de 20/11/1951, que muda a denominação da Travessa Paraíso, no Otávio Bonfim, para Rua Barão de Ibiapaba, proposição feita pelo vereador José Martins.
- 1952 - Lançada a pedra fundamental do edifício próprio da Rádio Iracema de Fortaleza na Rua 24 de Maio, na Praça José de Alencar, Edifício Guarani, com a presença do governador Raul Barbosa, do prefeito Paulo Cabral de Araújo e de Henrique de La Roque Almei-da, presidente do IAPC, que financiou a obra, além do diretor-pre-sidente José Barreto Parente. Hoje o prédio não mais existe.
- 1958 - O jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe) obtém o Prêmio Esso de Reportagem para a região Norte-Nordeste com trabalho sobre a seca, açudagem e irrigação.
- 1961 - Morre, aos 78 anos de idade, o desembargador Faustino de Albuquerque e Sousa, governador do Estado de 1947 a 1951, sen-do sepultado no Cemitério de São João Batista, usando da palavra na ocasião, o governador José Parsifal Barroso, o desembargador Cursino Belém de Figueiredo, Aluísio Fernandes Bonavides, médico Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço) e seu filho Valmique Sampaio de Albuquerque (Valmique Albuquerque). Nascera em Pacatuba, em 15/12/1882.
- 1963 - Publicada no Diário Oficial do Município 2.922, a Lei 2.525, do dia seis, que concede o Título de Cidadão de Fortaleza ao vice-governador Joaquim Figueiredo Correia nascido em Várzea Alegre.
- 1969 - Morre, em Fortaleza, aos 70 anos de idade, o jornalista e poeta Gastão Gonçalves da Justa (Gastão Justa), cearense de Fortaleza nascido a 1/7/1899. Foi membro da Academia Cearense de Letras-ACL, onde ocupou a Cadeira 24. Hoje é nome de rua no Mondubim.
- 1971 - Morre, em Fortaleza, Olívio Silva, vítima de uma hérnia es-trangulada, um dos fundadores do Centro Espírita União e Carida-de Francisco de Assis. Era fortalezense.
- 1971 - O Tribunal Regional do Trabalho tem novos dirigentes. Pre-sidente - Ubirajara Índio do Ceará e vice-presidente - Francisco Osmundo Pontes. Osmundo foi também eleito diretor do Fórum.
- 1972 - A Academia Cearense de Letras-ACL elege nova diretoria para o biênio 1973-1974. A sessão foi presidida pelo acadêmico José Caminha Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe). Presidente - Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos); 1º Vice-presidente - Cláudio Martins; 2º Vice-presidente - Artur Eduardo Benevides; Secretário-geral - Cândida Maria Santiago Galeno (Nenzinha Galeno); 1º Secretário - José Valdivino de Carvalho; 2º Secretário - Joaquim Braga Montenegro; Tesoureiro - Luís Caval-cante Sucupira (Luís Sucupira); Bibliotecário - Durval Aires de Me-nezes; Diretor de Publicações - Manuel Albano Amora.
- 1976 - Morre o empresário Vicente de Paulo Gaspar Costa (Vicente Gaspar), presidente da Orgal S. A. - Máquinas e Equipamentos e da Marajó Agropecuária S. A.
- 1976 - O secretário geral do Ministério da Justiça, Paulo Cabral de Araújo recebe, às 18h, na Câmara Municipal de Fortaleza, o Título de Cidadão de Fortaleza e no gabinete do Prefeito, recebe a Meda-lha do Mérito Administrativo, instituída na gestão do prefeito Vi-cente Fialho para homenagear os ex-prefeitos.
- 1981 - Fogem nove detentos do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira-IPPOO, levando como refém o sargento Ezequias, que é abandonado nas proximidades de Euzébio. Estavam armados com uma metralhadora e três revólveres.
- 1981 - Eleito novo presidente do Ferroviário Atlético Cearense o comerciante José Lima de Queirós para o biênio 1982/1983. Na mesma ocasião tomava posse na Presidência do Ceará Sporting Clube o construtor Danilo Marques para o mesmo período.
- 1987 - Aberta às 21 horas a mostra dos artistas Nícolas, Rubens de Azevedo e J. Stélio, no BNB - Clube de Fortaleza, na Avenida Santos Dumont, 3646.
- 1988 - A Praça da Piedade passa a denominar-se Praça Salesiano Dom Bosco, na gestão da Prefeita Maria Luiza Fontenele de Almeida.
- 1990 - Morre em Fortaleza, aos 88 anos de idade, o médico e político, ex-deputado estadual, constituinte de 1947, ex-deputado federal, ex-governador, ex-senador, José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara), cearense de São Gonçalo do Amarante nascido a 12/4/1912.
- 1992 - Toma posse na Cadeira 29, da Academia Cearense de Letras-ACL, o poeta José Costa Matos, sendo saudado por Mozart Soriano Aderaldo. Ocupou a cadeira deixada por Itamar Espíndola.
- 1995 - Partida decisiva do Campeonato Cearense de Futebol - 1995 entre as equipes do Ferroviário Atlético Cearense e Icasa, saindo empatada sem abertura de contagem, partida realizada no Estádio Presidente Vargas-PV. Como jogava pelo empate, sagra-se Bicampeão o Ferroviário Atlético Cearense.
- 1998 - Inaugurada, na Rua Senador Pompeu, 2445, na Casa Ari de Sá Cavalcante, a Biblioteca de Hermenegildo de Sá Cavalcante, com cerca de 5 mil volumes dos quais 800 são dedicados a obra de Marcel Proust.
- 2004 - Na Academia Cearense de Letras-ACL, eleições para nova Diretoria, sendo eleito presidente José Murilo de Carvalho Martins (Murilo Martins), em substituição a Artur Eduardo Benevides. A posse dá-se em seguida.
- 90 anos de fundação da cidade de Londrina-Paraná.
- 40 anos da morte do cantor e compositor cearense Ermenegildo Evangelista de Souza, o Catulo de Paula.
- 40 anos do estabelecimento da Convenção das Nações Unidas, que proíbe a Tortura-Atualização da convenção de Genebra.
- Dia do Palhaço.
- Dia Internacional dos Direitos Humanos-Comemorado no dia da Aclamação e Proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948.
- Dia Internacional dos Direitos Animais-Criado pela Organização Não Governamental (ONG) Inglesa Uncaged, visando chamar atenção para a necessidade de inclusão de todos os animais como sujeitos morais, de direito, capazes de sentir e sofrer.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário