Comenda Beni Veras 2024 homenageia fundadora da Amarelô, Maria Estela Braga de Carvalho.
Entregue desde 2012, a honraria é promovida pelo SindConfecções.
O momento promovido pelo SindConfecções reconhece, desde 2012, grandes personalidades públicas e empresariais, que ao longo de suas trajetórias, contribuem para o crescimento e para o desenvolvimento da indústria da moda e da confecção no Ceará.
Este ano, a cerimônia de entrega da Comenda Beni Veras acontece dia 10 de dezembro, 19 horas, no Coco Bambu do Iguatemi.
- Com a Comenda Beni Veras queremos promover o encontro entre os líderes da confecção e os empreendedores que atuam na área, além de reconhecer grandes empresários e personalidades públicas”, ressaltou o presidente do SindConfecções, Daniel Gomes.
Para ele, é também o momento de destacar pessoas e trajetórias responsáveis pelo desenvolvimento e a consolidação da indústria da moda e da confecção no Ceará.
Sobre a homenageada: Maria Estela Braga, há mais de 40 anos, iniciou suas atividades em direção a uma marca de sucesso. Começou a trabalhar com uma máquina emprestada e comprando retalhos, mas se destacou pela disciplina, pela persistência e pela organização.
Líder e empreendedora, ela apostou na fórmula estilo, mais sofisticação e atualmente veste mulheres de todo o Brasil.
Quem foi Benedito Clayton Veras Alcântara, que dá nome à Comenda: Administrador e político cearense, era mais conhecido como Beni Veras. Esse homem demarcou o segmento de confecções e impulsionou a história do Ceará. Foi um dos principais executivos da Saronord, já extinta, que chegou a se situar entre as maiores empresas têxteis do Brasil e também executivo da Guararapes. Beni Veras liderou a instalação da empresa no Ceará, com a montagem de três fábricas e mais de 3 mil empregos gerados na época. Ele foi também o primeiro presidente do Centro Industrial do Ceará-CIC, a partir de 1978.
Suas ideias inspiraram a criação do Movimento pelas Mudanças que, segundo analistas políticos, revolucionou a forma de fazer política no Ceará. Representou o Estado no Senado entre 1991 e 1998. Deixou o Senado em 1º de janeiro de 1999 por ter sido eleito vice-governador do Ceará. Com a renúncia do governador Tasso Jereissati, em abril de 2002, Beni Veras assumiu o governo do estado até janeiro de 2003. Nascido em Crateús, em 18 de agosto de 1935, faleceu em 06 de novembro de 2015.
Já receberam a Comenda Beni Veras
Em 2012
- Personalidade Pública - Ivan Rodriguez Bezerra
- Personalidade Empresarial - Raimunda Guedes da Costa (In Memoriam)
- Destaque Empresarial - Liana Thomaz
Em 2013
- Personalidade Pública - Francisco Régis Cavalcante Dias
- Personalidade Empresarial - Carlos Pereira de Sousa
Em 2014
- Personalidade Pública - Alexandre Pereira Silva
- Personalidade Empresarial - Adriano Monteiro Costa Lima
- Homenagem Especial - Roberto Proença de Macedo
Em 2015
- Personalidade Pública - Mauro Benevides Filho
- Personalidade Empresarial - Lúcio Albuquerque
Em 2018
- Modalidade: Apoio e incentivo às ações de fortalecimento do setor - Alci Porto
- Modalidade : Apoio e incentivo ao associativismo - Beto Studart
- Modalidade : Projeção do setor em níveis nacional e Internacional - Cláudio Silveira
- Modalidade : Confeccionista destaque do ano - Rodrigo Lima
Em 2019-Personalidades Empresariais: José Cláudio de Araújo Júnior - CEO da Diamantes Lingerie e Flavio Gurgel Rocha - CEO do grupo Riachuelo. Personalidade Pública: José Élcio Batista - Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Ceará.
Em 2021-Paulo André de Castro Holanda - Diretor Regional do SENAI-CE, Domenico Gabriele - Alfaiate, Dana Nunes - Superintendente do IEL/Líder de Fortalecimento Sindical - NEXI e Elano Guilherme - Presidente do SINDCONFECÇÕES (Gestão 2017 - 2021)
Em 2022-Adolfo Araújo, fundador da Terceira Via Jeans e Raimundinha Girão, fundadora da Moda Colmeia.
Em 2023-Ricardo Cavalcante, Presidente da FIEC.
Serviço
Entrega da Comenda Beni Veras
Dia: 10 de dezembro - terça-feira,– às 19 horas
Local: Coco Bambu Iguatemi
SindConfecções @sindconfeccoesce
Comentários
Postar um comentário