Pular para o conteúdo principal

XIV Mostra Unifor Cinema


O Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - promove, de quarta (20) a sexta (22 de novembro), a 14ª edição da Mostra Unifor de Cinema. A MUC 2024, que tem como tema “Feminismos no Cinema”, prestigiando experimentos dos modos de existir e resistir. Gratuitas e abertas ao público, as sessões iniciam sempre às 19 horas-Sala 2 do Cinema do Dragão-Praia de Iracema-Fortaleza-Ceará.

A curadoria da MUC 2024 é assinada pelas professoras Danielle Maia e Natália Maia e pelo professor Max Eluard. Ao longo dos três dias de evento, serão exibidos 16 curta-metragens, produzidos por alunas e alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, em sua maioria, filmes de ficção, além de documentários, animação e produções experimentais. Sete produções foram desenvolvidas no Cine Experiência Lab, laboratório acadêmico pioneiro de desenvolvimento de projetos ficcionais de audiovisual, onde os alunos são imersos em um processo criativo de quatro semestres, com acompanhamento de professores e profissionais de mercado.

- Esta edição da mostra é um marco na trajetória do nosso curso, pois faz coro aos movimentos de militância que buscam dar visibilidade aos espaços que mulheres ocupam no cinema. A MUC deste ano conta com onze filmes dirigidos por mulheres com estéticas e poéticas singulares, além da participação de diretores que expressam o desejo de narrar sobre o feminino. São tramas que tensionam limites e deságuam em movimentos de esperança por uma sociedade mais justa e igualitária nas telas do cinema brasileiro”, detalha a professora e jornalista Bete Jaguaribe, coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor.

Anualmente, a Mostra apresenta a produção audiovisual dos alunos e alunas do curso, consolidando-se como espaço de referência de cinema no estado. O evento reúne também familiares dos estudantes e profissionais do mercado, em um momento de celebração da produção audiovisual universitária e promoção de parcerias profissionais. Os interessados em conferir os filmes da MUC 2024 podem retirar os ingressos, gratuitamente, na bilheteria do Cinema do Dragão.

Vozes femininas: Na 14ª Mostra Unifor de Cinema, duas diretoras recém-graduadas pela Universidade de Fortaleza se destacam, trazendo à tela a força do feminino por meio das histórias de suas avós. Magi do Carmo e Nicole Nasser utilizam suas produções para explorar narrativas íntimas e potentes, que conectam as experiências de mulheres de diferentes gerações e abordam questões como a memória, a dor e a superação.

Para Magi do Carmo, a criação do curta de ficção “Rose e Maria” representa um marco em sua carreira e em sua luta por maior visibilidade para mulheres diretoras, especialmente mulheres negras, no Cinema. 

- É muito importante a representação de mulheres diretoras no cinema, pois tivemos anos de apagamento no audiovisual, com nomes de diretoras sequer citados na trajetória histórica do Cinema”, explica Magi.


Magi do Carmo deseja seguir pesquisando a representação de mulheres negras e indígenas no audiovisual cearense também no âmbito acadêmico, nos caminhos do mestrado (foto: Caio Carlos).

Inspirado pela vivência de sua avó que enfrentou um relacionamento abusivo, o filme traz uma releitura de traumas pessoais, utilizando a sororidade e a literatura como elementos de libertação. “Estou muito feliz com a realização de ‘Rose e Maria’ e sua exibição na tela de cinema. O filme vem a partir de ressignificar essas dores, despertando o desejo de contar essas vivências para que outras mulheres não passem por situações como essas”, comenta.

Nicole Nasser apresenta na MUC o documentário “Anésias”, obra sensível que nasceu de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A cineasta utilizou a montagem como principal dispositivo para criar o filme e encontrou na sua vida pessoal a temática: a progressão do Alzheimer de sua avó, Anésia, e sua relação com o piano e a música. “O filme foi se descobrindo à medida que os arquivos e as fotografias eram encontradas, e que as entrevistas eram gravadas”, destaca Nicole.

Anésias retrata como as memórias da avó de Nicole iam se fragmentando e apagando com o tempo, mas o piano estando sempre presente em sua vida, até hoje.

Ela enfatiza a importância de participar da Mostra, pois o evento marca a estreia de “Anésias” e também representa o encerramento de seu ciclo universitário. 

- Para mim é muito importante que o filme seja exibido na MUC, pois além de ser sua estreia, o Anésias representa o fechamento de um ciclo, a Universidade, e o início de outro, a minha carreira profissional”, reflete.

Ambas as cineastas têm futuros promissores no cinema, com Magi buscando se aprofundar na pesquisa sobre a representação de mulheres negras e indígenas no audiovisual e Nicole explorando sua paixão pela montagem e o roteiro. Por meio de filmes como os de Magi e Nicole, a MUC 2024 ressalta a importância de dar voz a diretoras comprometidas com a transformação e a representatividade feminina no cinema, permitindo que suas histórias ecoem para além das telas.


Nicole Nasser atuou pela primeira vez como diretora no curta “A parte que falta”, exibido na MUC em 2023 (foto: Alan Sousa).

Programação
Quarta (20/11) | Sala 2 do Cinema do Dragão, às 19 horas
Rose e Maria (2024) | 16’28”, Ficção, Direção: Magi do Carmo (classificação livre) - egressa
Ninguém pode te culpar (2024) | 14’47”, Ficção, Direção: Valmir Facundo Neto (classificação: +10) - aluno 6º
Movimentos de uma Língua (2024) | 16’50”, Documentário, Direção: Luana Braga (classificação livre) - aluna
Vanessa: uma carta de amor (2024) | 06’05”, Experimental, Direção: Thiago Neres (classificação livre) -
UNIQUE (2024) | 11’04”, Híbrido, Direção: F. Oliveira & Thiago Neres (classificação: +16)
Lóri (2024) | 21‘21“, Ficção, Direção: Célia Belchior (classificação: +12) - egressa
Quinta (21/11) | Sala 2 do Cinema do Dragão, às 19 horas
Fogo de conselho (2023) | 15’46”, Documentário, Direção: LP Arruda (classificação livre) - aluno 6º
Festa de Arromba (2024) | 11’38”, Ficção, Direção: MLaura (classificação: +12) - aluna
Fortaleza de Vampiros (2024) | 18’41”, Ficção, Direção: Sabrina Passos (classificação: +16) - aluna 5º
Reencantância (2024) | 05’46”, Experimental, Direção: Bruno Lobo La Loba (classificação livre) - aluno 3º
Ponto Cruz (2024) | 08’22”, Ficção, Direção: Douglas Nobre (classificação: +14) - aluno
Sexta (22/11) | Sala 2 do Cinema do Dragão, às 19 horas
Tamarindo seco (2024) | 11’, Ficção, Direção: Dinorá Melo (classificação: +12) - egressa
Deságue (2024) | 05’02”, Animação, Direção: Lua Rachel (classificação: +10) -
Quebramar (2024) | Ficção, Direção: Carol Honor, Lucas Ranyere (classificação: +12) -
Anésias (2024) | 12’37”, Documentário, Direção: Nicole Nasser (classificação livre) - egressa
Do Lado de Dentro (2024) | 14’33”, Ficção, Direção: Marina Hilbert (classificação: +16) aluna
Serviço
  • Mostra Unifor de Cinema 2024.
  • Quarta-feira (20) a sexta-feira (22 de novembro).
  • Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81-Praia de Iracema-Fortaleza-Ceará).
  • Entrada gratuita (ingressos devem ser retirados na bilheteria do Cinema do Dragão).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Delicias do Mundo

Festival Delícias do Mundo: gastronomia e arte no Dragão do Mar _Tradição gastronômica em Fortaleza, o evento conta com a participação de grandes chefs e ótimas atrações musicais na Praça Verde do Dragão_ Nos dias 29, 30 de novembro e 01 de dezembro (de sexta-feira a domingo) acontece a sétima edição do *Festival Gastronômico Delícias do Mundo*, um encontro de arte e boa gastronomia na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O Festival é um passeio pelo mundo, através da culinária, com chefs renomados, música de qualidade, oficinas gastronômicas e preço acessível, contando ainda com a palestra do chef cearense Sávio Sampaio na programação. Durante o fim de semana, será possível encontrar pratos de mais de 15 países, entre opções temáticas, com valores que variam de R$ 10,00 à R$ 50,00. A *entrada é gratuita* e o evento funciona das 16h às 23h ao ar livre. De acordo com a produtora cultural e realizadora do evento, Liége Xavier, a edição 2024 do Festival Delícias do Mundo...

Morre José Crisóstomo Frota

Morreu, nesta sexta-feira (20/12/2024), aos 57 anos, em Fortaleza-Ceará, José Crisóstomo Frota. Cearense de Sobral, José Crisóstomo Frota nasceu em 19/6/1967.  Deixa viúva doutora Daniela Mattos Frota, com quem foi casado por 23 anos; e órfãos os filhos Zeca Frota, João Mattos Frota e Bento Mattos Frota. José Crisóstimo Frota  trabalhou na: Oi Gás . Gerente de Relacionamento Comercial da Nacional Gás Butano Distribuidora Ltda. Estudou  Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Frequentou Colégio Cearense e Colégio Sant'ana.

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Delicias do Mundo

Festival Delícias do Mundo: gastronomia e arte no Dragão do Mar _Tradição gastronômica em Fortaleza, o evento conta com a participação de grandes chefs e ótimas atrações musicais na Praça Verde do Dragão_ Nos dias 29, 30 de novembro e 01 de dezembro (de sexta-feira a domingo) acontece a sétima edição do *Festival Gastronômico Delícias do Mundo*, um encontro de arte e boa gastronomia na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O Festival é um passeio pelo mundo, através da culinária, com chefs renomados, música de qualidade, oficinas gastronômicas e preço acessível, contando ainda com a palestra do chef cearense Sávio Sampaio na programação. Durante o fim de semana, será possível encontrar pratos de mais de 15 países, entre opções temáticas, com valores que variam de R$ 10,00 à R$ 50,00. A *entrada é gratuita* e o evento funciona das 16h às 23h ao ar livre. De acordo com a produtora cultural e realizadora do evento, Liége Xavier, a edição 2024 do Festival Delícias do Mundo...

Morre José Crisóstomo Frota

Morreu, nesta sexta-feira (20/12/2024), aos 57 anos, em Fortaleza-Ceará, José Crisóstomo Frota. Cearense de Sobral, José Crisóstomo Frota nasceu em 19/6/1967.  Deixa viúva doutora Daniela Mattos Frota, com quem foi casado por 23 anos; e órfãos os filhos Zeca Frota, João Mattos Frota e Bento Mattos Frota. José Crisóstimo Frota  trabalhou na: Oi Gás . Gerente de Relacionamento Comercial da Nacional Gás Butano Distribuidora Ltda. Estudou  Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Frequentou Colégio Cearense e Colégio Sant'ana.