O #BlogdoLauriberto felicita, neste sábado (30/11/2024):
Arquivo Nirez para 30/11 na História do Ceará:
- 71 anos do radialista Deugiolino Lucas (foto).
- 71 anos de Silvane Saboia.
- 54 anos do jornalista Jucicleiton Araújo (foto).
- 38 anos de Yanes Frantzeskos.
- Jornalista Carlos Alberto Cavalcante Farias.
- Radialista Miguel Gomes Lopes.
- Radialista Nilo Rocha Dias Neto.
- Naval Sarmento.
- 1889 - O Centro Republicano transforma-se no Partido Republicano Cearense.
- 1922 - Inaugura-se a parada ferroviária no Matadouro, depois foi construída a estação do Matadouro, que recebeu posteriormente o nome de Otávio Bonfim. Já foi demolida.
- 1924 - Publicada a Revista do Instituto Politécnico do Ceará, ano I, nº1, que tinha como editor o engenheiro Thomaz Pompeu de Sousa Brasil Sobrinho (Tomás Pompeu Sobrinho).
- 1931 - Na residência da médica Maria de Sousa Cavalcanti, funda-se o Centro das Obstretizes Cearenses. Compareceram a cerimônia Antônio Soares da Justa, diretor do Serviço Sanitário do Ceará, César Cals de Oliveira, diretor da Maternidade, Hipólito de Azevedo, diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia, José Almeida, Francisco Moreira de Sousa, Jurandir Marães Picanço, Raimundo Gomes, a grande maioria das parteiras diplomadas desta capital e representantes da imprensa.
- 1932 - Fundada em Fortaleza, a Liga Massapêense, depois denominada Centro Massapêense.
- 1934 - Morre, em Fortaleza, o escritor Antônio Pápi Júnior, aos 80 anos de idade, autor de O Simas. Era nascido no Rio de Janeiro a 28/8/1854, mas viveu no Ceará aonde chegou em 1875 como praça do 15º Batalhão. Membro da Academia Cearense de Letras-ACL, da Cearense Libertadora, e do Centro Literário, é hoje nome de rua no Rodolfo Teófilo e Bela Vista.
- 1938 - Inaugura-se o novo prédio da Escola Doméstica São Rafael, na Avenida do Imperador, 1490.
- 1941 - Chegam do Rio de Janeiro, em avião, sendo recebidos por grandes festejos os jangadeiros cearenses que participaram do raide Fortaleza - Rio de Janeiro. No Jangada Clube foram saudados pelo jornalista Luís Cavalcanti Sucupira.
- 1943 - Extinto o Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia-SEMTA. Já estava funcionando a Comissão Administrativa do Encaminhamento de Trabalhadores para a Amazônia-CAETA, tendo à sua frente Olímpio Florez.
- 1945 - Muda-se o Instituto Brasil-Estados Unidos-IBEU, da esquina da Rua João Moreira com Rua Barão do Rio Branco para a esquina da Avenida Duque de Caxias com Rua General Sampaio, 849.
- 1951 - A jangada Nossa Senhora da Assunção, tripulada pelos jangadeiros cearenses Jerônimo, João Batista, Tatá, Manuel Frade e Manuel Preto, com destino a Porto Alegre, chegam em Vitória, no Espírito Santo, sob forte temporal.
- 1953 - Aparece um mensário, fundado por Wellington Aires de Medeiros, A Voz Estudantil.
- 1954 - Diplomados os novos prefeitos e vereadores eleitos no último pleito.
- 1954 - Inaugurada a nova sede (própria) do Centro Massapeense, prosseguimento da antiga Liga Massapêense, de 1932, na passagem de seu 32º aniversário de fundação, na Avenida Aquidabã, 860 (hoje Avenida Historiador Raimundo Girão) esquina com Rua Barão de Aracati, na Praia de Iracema, em solenidade presidida por Francisco de Melo Arruda, atual presidente. Usaram da palavra José Issac Pontes e Francisco Osmundo Pontes. As obras do novo prédio ficaram a cargo da firma Sílvio Jaguaribe Ekman.
- 1956 - O Centro de Fortaleza passa a ser policiado pelas duplas de policiais apelidadas de Cosme e Damião, da Polícia Militar do Ceará.
- 1957 - Fundação da Biblioteca Circulante, pelo jovem Luís Cruz, funcionário da Universidade Federal do Ceará-UFC.
- 1962 - Inaugura-se a agência da Panair do Brasil no Ceará, na Rua Barão do Rio Branco, 1377.
- 1962 - À noite, é assassinado, a tiros de revólver, no interior do Cabaré da Santa, de Maria Santilha Pereira, o capitão aviador Paulo de Tarso Albuquerque de Araújo, saindo feridos dois tenentes seus companheiros, por ocasião de uma ronda policial a cargo do delegado José Milton Gaspar Brígido e do comissário Valmir Silva, integrada pelos agentes Elionilton Feitosa, Gerardo Chaves e José Dionísio Dantas.
- 1965 - Raimundo Luís Cruz inicia seu trabalho a que deu o nome de Biblioteca Circulante.
- 1966 - O Campeonato Cearense de Futebol encerra-se com a partida entre as equipes do América Futebol Clube e do Nacional, no Estádio Presidente Vargas, quando recebe a faixa de Campeão, o time americano.
- 1972 - Falece, com a idade de 54 anos, o advogado e ex-deputado Francisco Ferreira do Vale (Francisco Vale), cearense da Capital nascido em 25/5/1918.
- 1973 - Com saudação feita pela vereadora Maria José de Oliveira, autora da proposição, a Câmara Municipal de Fortaleza entrega o título de Cidadão de Fortaleza ao general Francisco de Assis Aragão Bezerra, chefe de Serviço Estadual de Informação.
- 1973 - O banqueiro Jaime Nogueira Pinheiro, presidente do Banco Mercantil do Ceará S.A., assume a presidência da Associação de Bancos do Estado do Ceará.
- 1974 - Entregue, às 20 horas, ao pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), em solenidade na Câmara Municipal de Fortaleza, na Rua Antonele Bezerra, a Medalha do Mérito Legislativo, iniciativa do vereador Antônio Costa Filho (Antony Costa).
- 1977 - A antiga Praça Venefrido Melo, no Mondubim, passa a denominar-se Praça Dom Antônio de Almeida Lustosa, na gestão do prefeito Evandro Ayres de Moura. É conhecida popularmente como “Praça da Matriz”.
- 1979 - Inaugurada em Fortaleza uma agência do Banco de Crédito Nacional S. A. - BCN, na Rua Barão do Rio Branco, 1224, com bênção pelo monsenhor Tito Guedes Cavalcante.
- 1981 - A maior honraria do Ceará, a “Medalha da Abolição”, só outorgada a personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao Estado, é entregue ao presidente da Câmara de Vereadores, José Barros de Alencar, ao médico José Pontes Neto, e post-mortem, a Paulo Sarasate Ferreira Lopes e José Martins Rodrigues.
- 1993 - Implantada a Telefonia Móvel - Celular em Fortaleza, em solenidade que teve a presença do governador Ciro Ferreira Gomes, do ministro das Comunicações Hugo Napoleão, o prefeito de Fortaleza, Antônio Elbano Cambraia e o presidente da Teleceará, Tarcísio Farias.
- 1994 - Toma posse na Cadeira 16, da Academia Cearense de Letras-ACL, a escritora Maria Beatriz Rosário de Alcântara, sendo saudada por Marly Vasconcelos.
- 1999 - Morre em Fortaleza o poeta Francisco Ferreira Nobre, membro da Academia Cearense de Retórica e da União Brasileira dos Trovadores. Residia em Fortaleza desde 1930. Nascera em Belém, Pará, a 10/8/1906. Redigiu, ao lado de Carlos Cavalcante (Caio Cid), Aquiles Arrais e Aristides Barreto Neto, a revista “Raça”, nos anos de 1931 e 1932.
- 2003 - Morre em Fortaleza, aos 65 anos de idade, vítima de câncer, o engenheiro civil Afrodísio Durval Gondim Pamplona, que serviu por muitos anos no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS. Nas horas vagas era pandeirista, tendo atuado em vários conjuntos de Fortaleza. Era um dos componentes do programa Seresta da Rádio Universitária FM. Nascera em Fortaleza a 10/4/1937.
- 85 anos de criação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos-PARNASO-Terceiro parque mais antigo do país (Itatiaia em 1937 e Iguaçu, também em 1939, o antecederam). Esta primeira geração de parques brasileiros reflete a chegada ao Brasil de uma preocupação mundial com a degradação dos ambientes naturais.
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário