Parceria entre UECE e Casa de Vovó Dedé encerra a III edição do FIMI com apresentação inédita da obra A Sagração da Primavera.
O evento reunirá no palco 72 músicos sob a regência do maestro Marcio Spartaco Nigri Landi e conta com a direção e curadoria do professor Ewelter Rocha (FIMI)
A Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Casa de Vovó Dedé, realizará o encerramento da terceira edição do Festival Internacional de Música Instrumental Mansueto Barbosa do Ceará (FIMI) com uma apresentação inédita da obra A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky, interpretada pela Banda Sinfônica da Uece (BS-UECE). A transcrição única para banda sinfônica é fruto do trabalho desenvolvido pelo Curso de Música da Uece, através do Laboratório Banda Sinfônica – LBS e representa um árduo trabalho de pesquisa e se destaca pelo desafiador processo de sua produção e execução. Sob a regência e direção artística do maestro Marcio Spartaco Nigri Landi e com curadoria e direção geral de Ewelter Rocha (FIMI), o espetáculo promete uma noite memorável. O Cineteatro São Luiz, espaço da Secretaria da Cultura, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, será o palco, no dia 3 de novembro de 2024, às 19 horas, deste evento gratuito e grandioso, que reunirá 72 músicos em uma celebração musical de grande impacto e excelência artística. Confirmar presença pelo whatsapp (85) 9.8888.2244
O Festival Internacional de Música Instrumental Mansueto Barbosa do Ceará (FIMI) é um espaço dedicado à formação e à celebração da música, promovendo acessibilidade e inclusão por meio de uma abordagem eclética que abrange tanto a música clássica de concerto quanto a música popular. Concebido como um equipamento de formação, o FIMI viabiliza o acesso de alunos de diferentes níveis e condições sociais a conteúdos artísticos e educativos, por meio de encontros formativos, recitais, palestras e workshops gratuitos. Com uma curadoria voltada para capacitar crianças, jovens e adultos, o festival fortalece o intercâmbio entre estudantes de todo o país e professores nacionais e internacionais, fomentando a performance artística e a troca de experiências. Suas atividades incluem formatos presenciais e remotos, com materiais disponibilizados online, garantindo amplo acesso ao conteúdo. Além de enriquecer a experiência musical, o FIMI busca qualificar agentes da música, impulsionando o mercado profissional e promovendo uma rede de conhecimento contínua e acessível.
Sobre A Sagração da Primavera de Igor Stravinsky
Igor Stravinsky descreveu, em sua autobiografia, o momento em que a inspiração para A Sagração da Primavera surgiu: “enquanto finalizava O Pássaro de Fogo em São Petersburgo, tive uma visão inesperada de um rito pagão, onde anciãos observavam uma jovem dançar até a morte como sacrifício ao deus da primavera”. Junto ao pintor Nicholas Roerich, responsável por cenários e figurinos e conhecedor da cultura russa pré-histórica, Stravinsky criou um cenário autêntico e profundamente simbólico.
Para Ewelter Rocha, curador do FIMI e diretor artístico da Casa de Vovó Dedé, A Sagração da Primavera estabeleceu novas diretrizes para a música do Século XX ao abordar temas como identidade cultural, novas abordagens rítmicas e harmônicas, e ao substituir narrativas convencionais por uma abstração poderosa.
- Sua influência é tão marcante que poucos compositores conseguiram evitar enfrentar os desafios que essa obra impôs", afirma.
A estreia de A Sagração da Primavera no Ceará é um marco de ousadia e inovação, refletindo a força da parceria entre a Casa de Vovó Dedé e a Uece. Esta união possibilitou um feito extraordinário, que demandou intenso empenho e dedicação de músicos, maestro e toda a equipe envolvida. Com 72 músicos em cena, a apresentação é um testemunho da excelência artística e do compromisso de todos em trazer ao público cearense uma experiência musical inédita e transformadora.
O concerto A Sagração da Primavera, que marca o encerramento da terceira edição do Festival Internacional de Música Instrumental Mansueto Barbosa do Ceará (FIMI), é apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Lei Rouanet, e patrocinado pelas empresas Grupo Edson Queiroz; Vestas; Cosampa; Rei; Freitas; Varejão; Haco; CIE Durametal; Termaco; Tubo Técnico. Conta ainda com a parceria da BG Soluções Sociais, Fix Turismo e VSM Comunicação. Realização da Universidade Estadual do Ceará, da Casa de Vovó Dedé e do Ministério da Cultura.
O quê: Concertos Sinfônicos A Sagração da Primavera de Igor Stravinsky, evento de encerramento do III FIMI.
Quando: Dia 3 de novembro de 2024. Confirmar presença pelo *whatsapp *85 988882244
Horário: 19 horas
Local: Cineteatro São Luiz – Rua Major Facundo, 500 - Centro, Fortaleza
Comentários
Postar um comentário