Pular para o conteúdo principal



Morre Emiliano Queiroz

Morreu nesta sexta-feira (4/10/2024), aos 88 anos, no Rio de Janeiro, o ator cearense Emiliano de Guimarães Queiroz. Além de ator, Emiliano Queiroz foi radialista, locutor, radioator, autor, diretor e roteirista brasileiro. Ele nasceu em Aracati-Ceará, em 1º de janeiro de 1936. Era casado com Maria Letícia desde 1973.

Jornal O Globo-Rosto conhecido do grande público, o artista integrou o elenco de "Ilusões perdidas" (1965), a primeira novela da TV Globo, e interpretou personagens de sucesso, entre os quais Dirceu Borboleta, de "O bem-amado" (1973), e Juca Cipó, de "Irmãos Coragem (1970). O artista estava internado, há dez dias, na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para tratar problemas no coração. A causa da morte foi uma parada cardíaca.

Recentemente, Emiliano havia sido submetido a uma cirurgia para colocar três stents no coração. Na última quinta-feira (3/10), o ator recebeu alta e foi encaminhado para casa. Às 4h30 desta sexta-feira (4/10), acordou se sentindo mal. Foi então levado para o mesmo hospital, onde teve uma parada cardíaca e não resistiu.

Emiliano era casado há 51 anos com Maria Letícia, advogada e também atriz, de 77 anos. O ator criou 14 filhos junto com a mulher e deixa oito netos e três bisnetos. O local e o horário do velório e da cremação do corpo ainda não estão definidos, como apurou o GLOBO.

Trabalhos de sucesso-Na TV Globo, Emiliano Queiroz realizou diversos trabalhos em diferentes produções, como "Pai Herói" (1979), "Cambalacho" (1986), "Senhora do destino" (2004) e, mais recentemente, "Espelho da vida" (2018) e "Éramos seis" (2020), além de "Alma gêmea" (2005), que atualmente é reprisada pelo canal no "Vale a pena ver de novo". O último trabalho na televisão se deu em "Além da ilusão" (2022), numa participação de cinco capítulos da novela.

Com profícua carreira no teatro, ele esteve na primeira montagem de "O pagador de promessas", de Dias Gomes, no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em 1960, e interpretou Geni na primeiríssima versão do musical "Ópera do malandro", de Chico Buarque e Ruy Guerra, em 1978.

Emiliano Queiroz, o eterno Dirceu Borboleta — Foto: Raquel Cunha

Filho de um ourives (Henrue Qu
eiroz) de uma professora primária(Ana Guimarães), Emiliano deixou seu estado natal, o Ceará, com pouco mais de 20 anos. Nesse período, ele pegou carona num caminhão rumo a São Paulo, para participar de montagens profissionais de teatro, atividade a que se dedicava desde a infância, quando ainda morava na pequena cidade de Aracati, onde nasceu. Entre familiares e amigos de escola, era considerado um prodígio.

Aos 10 anos, depois se mudar com os pais para Fortaleza, o jovem participou de cursos livres de artes cênicas e logo decidiu que seguiria carreira a carreira artística. Entrou para o Teatro Experimental de Arte, uma importante companhia cearense, aos 14 anos. Pouco depois, começou a trabalhar na Ceará Rádio Clube. "Fiz um concurso, fui aprovado e me tornei um profissional aos 16 anos", ele relembrou, em entrevista ao site "Memória Globo".

Após um curto período em São Paulo, o então rapaz retornou ao seu estado natal e foi contratado pela TV Ceará. Na emissora local, fez de tudo: trabalhou como ator, humorista, contrarregra, produtor, cenógrafo, apresentador... Até voltar novamente para São Paulo e ser convidado para integrar o elenco de "Eu amo esse homem" (1964), na TV Paulista.

Léa Garcia e Emiliano Queiroz em cena da peça 'A vida não é justa', em cartaz recentemente 

Dali em diante, emendou trabalhos bem-sucedidos em folhetins televisivos. Depois de participar de "Ilusões perdidas" (1965), primeira novela da TV Globo, caiu nas graças do público em "Eu compro esta mulher" (1966), novela da mesma emissora, com dramaturgia de Glória Magadan.

Também em 1966, chegou a apanhar na rua por causa do vilão nazista Hans Stauben de "O Sheik de Agadir" (1966), da mesma autora. "O povo me odiava. Eu havia assassinado o personagem do Cláudio Marzo no capítulo da noite anterior, e a coisa já começava a ficar braba na rua. Os caras passavam de táxi ou de ônibus e gritavam: 'Assassino!'. Na manhã seguinte, uma mulher deu com a sombrinha na minha cabeça", disse ele, na mesma entrevista ao "Memória Globo".

O papel mais famoso na carreira de Emiliano Queiroz veio em 1972, com o Dirceu Borboleta de "O bem-amado", escrita por Dias Gomes. O personagem entrou para a antologia da televisão brasileira com seu jeito nervoso de mexer as mãos e sua gagueira compulsiva. "Quando começou a novela, ele não tinha nada, era um cara feliz no trabalho. Até que começaram as pressões, e ele foi ficando apoplético", comentou o ator, à época. Dirceu Borboleta acompanhou o ator para além da exibição da novela: entre 1980 e 1984, ele retomou o personagem no seriado "O bem-amado" e, em 1994, no humorístico "Escolinha do Professor Raimundo".

Emiliano Queiroz, como Dirceu Borboleta, na novela 'O bem-amado' — Foto: Arquivo/TV Globo

Na década de 1990, esteve em outras novelas de sucesso, como "Barriga de aluguel" (1990), "Deus nos acuda" (1992) e "Era uma vez…" (1998). Em "Alma Gêmea" (2005), de Walcyr Carrasco, deu vida a Tio Bernardo. "Esta foi outra novela deliciosa. Foi aí que me encontrei com a Fernanda Souza e o Emílio Orciollo Netto, e fizemos aquela família que era uma delícia. Era um núcleo caipira, coisa que o Walcyr sempre usa", celebrou, na mesma entrevista, ao rememorar o trabalho.

Na década seguinte, interpretou Nonno Benedetto, em "Passione" (2010). Na trama, o personagem disputava, ao lado de Leonardo Villar, o amor da figura ficcional interpretada por Cleyde Yáconis. "Ali reencontrei o Léo e a Cleyde, com quem tinha feito 'O pagador de promessas' no TBC", comemorou, naquele período. Também interpretou o Deodato de "Morde & assopra" (2011), e o Tabelião, do remake de "Guerra dos sexos" (2012), além do Padre Santo, de "Meu pedacinho de chão" (2014).

Cinema e Teatro-No Cinema, ganhou o Kikito de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Gramado por uma participação de três minutos no filme "Stelinha" (1990), de Miguel Faria Jr. Também atuou em "A extorsão" (1975), de Flávio Tambellini; "O xangô de Baker Street" (2001), de Miguel Faria Jr. (2001); "Madame Satã" (2002), de Karim Aïnouz; e "Casa de areia" (2005), de Andrucha Waddington.

No Teatro, destacam-se personagens como o Veludo da peça "Navalha na carne" (1969), de Plínio Marcos; o Tonho, de "Dois perdidos numa noite suja" (1971), também de Plínio Marcos; e já citada antológica composição de Geni na "Ópera do malandro" (1978), de Chico Buarque.

O último trabalho nos palco se deu em 2022, quando estrelou junto à atriz Léa Garcia (1933-2023) o espetáculo "A vida não é justa", baseado no livro homônimo de Andrea Pachá, com direção de Tonico Pereira.

  • Ricardo Torres-LUTO-Que tristeza imensa, a morte do @emilianoqueiroz.ator, que considerava o início de sua trajetória no teatro, quando interpretou um idoso, em uma peça na escola, aqui em Russas, onde residiu na infância. Natural de Aracati, Emiliano tinha 88 anos. Vá em paz, e gratidão por tudo".
  • Angela Leal-Que dor perder um amigo irmão, companheiro, parceiro de vida e a quem eu amava e admirava. Ele me estendeu a mão e me deu amor em momentos difíceis da vida. Trabalhamos, viajamos e passamos lindos momentos juntos. Muito aprendi com esse ser de luz. Descanse em paz! Que sua postura generosa, íntegra, digna, sempre irretocável como ser humano e profissional fique como um grande exemplo para todos! Sempre te amarei! Letícia querida, todo meu carinho e força para toda família!
  • Ruy Lima: Morre, no Rio, Emiliano Queiroz, um dos maiores atores brasileiros de todos os tempos. Obrigado pelos momentos de extrema emoção, delicadeza e diversão".

  •  Evaldo Lima: Moção de Pesar - Emiliano Queiroz-Lamento profundamente o falecimento do ator cearense Emiliano Queiroz, um dos maiores talentos que o Brasil já conheceu. Sua trajetória nas artes cênicas foi marcada pela dedicação, talento e a capacidade singular de dar vida a personagens icônicos que tocaram o coração de inúmeras gerações. Entre seus papéis memoráveis, destacam-se o inesquecível Dirceu Borboleta, na novela "O Bem Amado", de Dias Gomes, um personagem cuja comicidade e sutileza refletiam a maestria de Emiliano na interpretação. Dirceu Borboleta conquistou o Brasil com sua inocência, tornando-se um marco na teledramaturgia brasileira. Além disso, sua atuação magistral como "Geni" na peça "A Ópera do Malandro", de Chico Buarque, revelou a profundidade e versatilidade de seu talento, transformando uma personagem complexa em uma figura imortal no teatro nacional. Tive a grande honra e emoção de entrevistá-lo para o SBT, momento em que ele relembrou com carinho sua trajetória e suas atuações memoráveis. Sua paixão pelo ofício e seu amor pelo público transpareciam em cada palavra, consolidando sua imagem como um dos maiores artistas que o Brasil já viu.Emiliano Queiroz deixa um legado inestimável, que continuará a inspirar gerações futuras de atores e apreciadores das artes. Que sua obra e sua memória permaneçam vivas em nossos corações, assim como sua luz que jamais se apagará. Neste momento de dor, prestamos nossa solidariedade à família, amigos e admiradores deste grande ator, certos de que Emiliano Queiroz será sempre lembrado com o carinho e o respeito que sua trajetória merece. Descanse em paz, mestre das artes cênicas".
  • Sesc-CearáHoje nos despedimos de Emiliano Queiroz, um dos maiores dramaturgos cearenses. Em cada palco em que Emiliano pisou, em cada cena que viveu e em cada fala que proferiu, existia o toque inconfundível de um artista que amava profundamente o que fazia. O Sesc Ceará teve o privilégio de trilhar parte desse caminho ao seu lado. A parceria de anos que construímos, nos marcou com momentos inesquecíveis, como em 2013, quando tivemos a honra de lhe conceder a Comenda João Luiz Ramalho de Oliveira, reconhecendo seu papel na formação cultural e no desenvolvimento da nossa terra. O Teatro Sesc Emiliano Queiroz – primeiro teatro do Sesc em Fortaleza –, ficou ativo por mais de 20 anos, e será reinaugurado em 2025 em um novo Centro Cultural Sesc. Nele, a exposição "De Aracati para o Mundo", que celebra e eterniza sua trajetória, hoje abrigada no Museu da Fotografia Fortaleza, encontrará seu lugar definitivo e seu legado continuará a inspirar as futuras gerações. Emiliano viverá em cada cena, em cada lembrança e em cada aplauso que ecoar nos teatros do nosso coração. Com carinho e eterna gratidão".

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Liquida Verão Shopping Eusébio

Shopping Eusébio anuncia Liquida de Verão, com descontos de até 70% em produtos. O Shopping Eusébio anuncia sua Liquida de Verão, que ocorrerá de 11 a 19 de janeiro, oferecendo descontos de até 70% em diversas lojas do empreendimento.  A oportunidade é ideal para aproveitar as promoções imperdíveis em uma ampla variedade de produtos, desde moda e beleza até eletrônicos e itens para o lar. As lojas participantes incluem marcas como Casas Bahia, Mosele, Peteka, Buq Care, , Skyler, Natura, Casa Pio, Boticário, Ortobom, CD Games, Oculart, Dose Certa, Bebetenkitê, London, Santa Lolla, Stik, Fini, Cacau Show, Comfort, Espaço Laser, Flora Pura, Óticas Visão, Ibyte, Fortbaby, Anacapri e muito mais.  - A Liquida de Verão é uma oportunidade para nossos clientes renovarem o guarda-roupa, se cuidarem com produtos de beleza e adquirirem itens para casa e eletrônicos, tudo com descontos que podem chegar até 70%. Preparamos uma seleção de marcas renomadas, oferecendo uma experiência de compr...

RioMar realiza Campanha de Arrecadação de Livros

Shoppings RioMar em Fortaleza realizam Campanha de Arrecadação de Livros para instituições sociais. Livros doadas pelos clientes dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy irão reforçar os projetos desenvolvidos por cinco instituições sociais da capital cearense Ler é uma das primeiras coisas que aprendemos quando crianças e é uma atividade que nos acompanha por toda a vida. É através dela que nos informamos, conhecemos novos assuntos e nos divertimos. Para que esta atividade seja exercida por cada vez mais pessoas, os shoppings RioMar em Fortaleza lançam a campanha “Doe livros, inspire um novo mundo”, em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM). Ao todo, cinco instituições dedicadas à educação, cultura, arte e ressocialização em todas as idades serão beneficiadas. São elas: Instituto Metamorfose, Instituto Povo do Mar (IPOM), Comunidade Terapêutica Casa de Irmãos, Instituto de Arte e Cidadania do Ceará e Biblioteca Comunitária Cabinhas Leit...

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Liquida Verão Shopping Eusébio

Shopping Eusébio anuncia Liquida de Verão, com descontos de até 70% em produtos. O Shopping Eusébio anuncia sua Liquida de Verão, que ocorrerá de 11 a 19 de janeiro, oferecendo descontos de até 70% em diversas lojas do empreendimento.  A oportunidade é ideal para aproveitar as promoções imperdíveis em uma ampla variedade de produtos, desde moda e beleza até eletrônicos e itens para o lar. As lojas participantes incluem marcas como Casas Bahia, Mosele, Peteka, Buq Care, , Skyler, Natura, Casa Pio, Boticário, Ortobom, CD Games, Oculart, Dose Certa, Bebetenkitê, London, Santa Lolla, Stik, Fini, Cacau Show, Comfort, Espaço Laser, Flora Pura, Óticas Visão, Ibyte, Fortbaby, Anacapri e muito mais.  - A Liquida de Verão é uma oportunidade para nossos clientes renovarem o guarda-roupa, se cuidarem com produtos de beleza e adquirirem itens para casa e eletrônicos, tudo com descontos que podem chegar até 70%. Preparamos uma seleção de marcas renomadas, oferecendo uma experiência de compr...

RioMar realiza Campanha de Arrecadação de Livros

Shoppings RioMar em Fortaleza realizam Campanha de Arrecadação de Livros para instituições sociais. Livros doadas pelos clientes dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy irão reforçar os projetos desenvolvidos por cinco instituições sociais da capital cearense Ler é uma das primeiras coisas que aprendemos quando crianças e é uma atividade que nos acompanha por toda a vida. É através dela que nos informamos, conhecemos novos assuntos e nos divertimos. Para que esta atividade seja exercida por cada vez mais pessoas, os shoppings RioMar em Fortaleza lançam a campanha “Doe livros, inspire um novo mundo”, em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM). Ao todo, cinco instituições dedicadas à educação, cultura, arte e ressocialização em todas as idades serão beneficiadas. São elas: Instituto Metamorfose, Instituto Povo do Mar (IPOM), Comunidade Terapêutica Casa de Irmãos, Instituto de Arte e Cidadania do Ceará e Biblioteca Comunitária Cabinhas Leit...

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.