Jumentos flanando no corredor de entrada do Museu da Cultura Cearense, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE). Essa é mais uma marca do humor irreverente do multiartista cearense Hermínio Macêdo Castelo Branco, o Mino (foto), que criou o Jumento Parade. Essa ação acontece a partir de 13 de outubro até 3 de novembro e integra a Ocupação Mino por Inteiro, inaugurada em setembro como parte das comemorações dos 85 anos da J.Macêdo, uma das maiores empresas de alimentos do País.
Criada por Mino, a intervenção é uma forma de expressar o carinho pelo jumento, símbolo da resistência sertaneja e que serviu de transporte para Jesus. O livro “O Jumento, Nosso Irmão” (1964), de Pe. Antônio Vieira, foi a inspiração para a ação que também traz convidados por Mino, como os artistas Daniel Brandão e Sinfronio entre outros, para criar com traços de quadrinhos a tropa da Jumento Parade, uma forma que o multiartista encontrou para retomar alguns mandamentos do “Clube Mundial dos Jumentos”, fundado pelo Padre Vieira, que recomenda deixarmos a burrice de lado para assumirmos que o jumento tem valor.
Ocupação Mino por Inteiro-Aberta ao público desde setembro, no Centro Dragão do Mar, a exposição Ocupação Mino por Inteiro está instalada em diferentes espaços. A denominada Sala Azul será dedicada à criação mais livre de Mino, com cartuns, desenhos e poemas. Na Sala Vinho, os visitantes podem ver pinturas, memórias culinárias e voos do Capitão Rapadura.
Dona Benta, carro-chefe da J.Macêdo, está entre as delícias da exposição. Mino ilustrou os livros de receitas da Cozinha Dona Benta. O artista trabalhou com um jogo de cores, sabores e temas da cultura alimentar brasileira, usando como referências as quatro estações do ano e comemorações gastronômicas brasileiras.
Sobre Mino – Hermínio Macêdo Castelo Branco, o Mino, 80 anos, é desenhista, artista plástico, cartunista, programador visual, projetista gráfico, poeta bissexto, livre pensador, autor de histórias, fábulas e contos infantis, ilustrador e publicitário. Iniciou sua vida profissional fazendo cartuns e tirinhas para o jornal O Povo e, por muitos anos teve seu trabalho publicado também nas páginas do Diário do Nordeste. Criou o Capitão Rapadura, super-herói cearense. Como cartunista, já participou e foi premiado em diversos salões de humor nacionais e internacionais, fazendo parte também de antologias Rússia-Brasil em defesa da natureza e exposição itinerante da Aliança Francesa.
Sobre a J.Macêdo – A J.Macêdo é uma das maiores empresas de alimentos do Brasil, líder e referência nacional nos segmentos de farinha de trigo e de misturas para bolos e a segunda maior companhia de massas alimentícias do País. A companhia marca presença também nos segmentos de fermentos químicos e biológicos, biscoitos, salgadinhos e sobremesas. Entre as marcas de destaque estão: Dona Benta, Sol, Petybon, Brandini e Boa Sorte. Na Linha Profissional, dedicada ao segmento B2B, mantém um portfólio com farinhas de panificação e transformação, misturas para pães e bolos, reforçador de farinha e fermento, entre outros.
SERVIÇO
Jumento Parade
- 13 de outubro a 3 de novembro, de 13 horas às 17h30
- Museu da Cultura Cearense, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Acesso pela Avenida Presidente Castelo Branco com Avenida Almirante Jaceguai – ao lado da Biblioteca Pública - BECE).
- Entrada gratuita
- Os artistas convidados da Jumento Parade irão apresentar seus trabalhos nos seguintes dias:
- 13 de outubro
- Artistas: Daniel Brandão, Valdijunio, Sinfronio
- 3 de novembro
- Artistas: Mino e Valber Benevides
- 7 de setembro a 3 de novembro de 2024
- Horários: de quarta a sexta-feira, das 9 às 18 horas / sábado, domingo e feriados, das 13 às 18 horas.
- Museu da Cultura Cearense, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
- Entrada gratuita.
Comentários
Postar um comentário