Pular para o conteúdo principal

HRVJ tem 2.400 atendimentos oncológicos

Centro de Oncologia do Hospital Regional Vale do Jaguaribe completa um ano com mais de 2.400 atendimentos na região

Há um ano, dois destinos diferentes se encontraram: o de Jacira Lopes, de 39 anos, com a descoberta de um câncer de mama; e o do recém-inaugurado Centro de Oncologia do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ). Com a abertura do setor, em setembro de 2023, o tratamento de Jacira contra o CA se tornou mais acessível. Diferente de quando passou pela mesma situação com a mãe, que se tratou da mesma doença anteriormente, mas precisou se deslocar para Fortaleza, a 150 quilômetros de Morada Nova, município onde moram.

- Minha mãe passou por uma situação similar na época da pandemia, então, a partir disso, eu me tornei muito cautelosa com a minha saúde. Um dia, senti algo estranho no meu seio. Fiquei alerta e já procurei o posto de saúde, onde fiz vários exames e o resultado confirmou o câncer de mama”, conta.

Jacira Lopes, 39 anos, com a equipe multidisciplinar do HRVJ

Com o diagnóstico, Jacira foi encaminhada para o HRVJ, que estava abrindo a ala especializada em oncologia. “Foi uma benção, não há outra palavra para isso, eu acredito que foi uma providência de Deus. Ter esse espaço perto de mim facilitou muito as minhas idas para acompanhamento e posteriormente, ciclos de quimioterapia e cirurgias”, explica.

- Fui muito bem acolhida quando cheguei, desde a primeira vez a equipe me passou uma segurança enorme e eu vi que estava lidando com profissionais qualificados e com a sede de cuidar e de ajudar, pessoas que me acolheram com muito zelo”. Jacira agora encontra-se em pós-operatório, tendo acompanhamento de outros especialistas, como uma psicóloga que auxilia na saúde mental dela.


Alexsandra Nojosa Lessa (foto), de 45 anos, descobriu, em abril de 2024, que a saúde “não estava 100%”. Também com câncer de mama, ela se viu em uma situação que nunca havia pensado.

- Não foi fácil receber essa notícia, mas com Deus e a parceria da minha família, eu consegui enfrentar tudo isso de uma forma mais leve”, conta.

- No dia 2 de maio deste ano, comecei o meu tratamento no HRVJ, passei por uma equipe de triagem, na qual vários profissionais maravilhosos me receberam, como psicólogos, farmacêuticos e nutricionistas. Depois fui encaminhada para o médico, que foi um anjo na nossa vida, que teve muita atenção comigo e com cada paciente que ele atende”, afirma Nojosa.

Alexsandra mora em Canindé. 

- Consegui realizar todos os exames no próprio hospital, hoje me encontro em tratamento quimioterápico, já na quinta dose. E eu só tenho o que agradecer a esses profissionais, tenho fé que serei curada!”

Essas são apenas duas das muitas histórias contadas após a abertura do Centro de Oncologia do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), há um ano. Desde então, moradores do Litoral Leste podem contar com atendimento especializado. A inauguração contribuiu para a diminuição do tempo de deslocamento dos pacientes e da fila de espera.

Entre 2023 e 2024, a unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) já contabiliza 2.423 pacientes atendidos, apenas na área especializada em oncologia.

Quimioterapia é um dos serviços aos quais os pacientes podem ter acesso no HRVJ

Os serviços disponíveis no HRVJ englobam a oncologia clínica (quimioterapia, hormonoterapia, imunoterapia), cirurgia oncológica em diversas especialidades (cabeça e pescoço, mastologia, aparelho digestivo, ginecologia, urologia, entre outros), radioterapia (teleterapia e braquiterapia), imagenologia (tomografia, ressonância, raio-x), endoscopia e colonoscopia, laboratório de análises clínicas, laboratório de anatomia patológica e imuno-histoquímica, biópsia percutânea guiada por tomografia e/ultrassom e oncogenética. Tudo isso supervisionado e apoiado por uma equipe multiprofissional que acolhe os pacientes.

Segundo a diretora administrativa do HRVJ, Sabrina Becker, houve um avanço significativo na saúde pública da região, promovendo acesso, apoio e conscientização, essenciais para o enfrentamento do câncer e melhoria da qualidade de vida da população local.

- Comemorar um ano de funcionamento do serviço de oncologia no HRVJ é uma grande vitória para a população do interior. Representa mais saúde, conforto e diagnósticos e tratamentos mais rápidos. É sinônimo de sucesso na execução da regionalização do SUS. Muitas vidas foram tocadas e transformadas nesse período e muitas ainda serão. Parabenizo todos os trabalhadores do serviço que tanto se dedicam para realizar um trabalho de qualidade”, celebra.

Leia também



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando