Felicidades do #BlogdoLauriberto, neste sábado (21 de setembro de 2024), para:
- Jornalista Roberto Félix Rodrigues Filho (foto).
- Jornalista Rayanne Colares.
- Jornalista Marcus Sá.
- Jornalista Nila Ramalho.
- Radialista Cláudio Régi Maia de Farias.
- Francisco Marques.
- Norma Nogueira.
- Dalvaliane Lucena.
- Flávio Oliveira
- Ricardo Juaçaba.
- Roberto Guimarães de Farias.
Arquivo Nirez para 21 de setembro na História do Ceará:
- 1847 - Morre, em Fortaleza, o Padre Manuel Severino Duarte, professor de língua latina do Liceu do Ceará, sendo sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Manuel era nascido no Aracati em 20/9/1792. Na ocasião usam da palavra Joaquim Saldanha Marinho, lente de geometria do mesmo Liceu.
- 1886 - Toma posse, como 50º Presidente da Província, o desembargador Enéas de Araújo Torreão, riograndense do norte da cidade de Goianinha. Hoje é nome de rua no Parque Iracema em Messejana.
- 1913 - Inaugura-se, em Fortaleza, na esquina da Rua Major Facundo com Rua Guilherme Rocha, nos baixos do Sobrado do Comendador Machado, o Café Riche, propriedade de Alfredo da Rocha Salgado (Alfredo Salgado) e Luiz Severiano Ribeiro (Sênior).
- 1915 - Toma posse, à frente da Inspetoria de Obras Contra as Secas - IOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS), pela Segunda vez, o engenheiro José Aires de Sousa, substituindo o engenheiro Aarão Leal de Carvalho Reis (Aarão Reis).
- 1926 - Morre o advogado e professor Antonele Bayma.
- 1928 - Criada a Guarda Cívica de Fortaleza, destinada exclusivamente ao policiamento urbano.
- 1928 - Morre, em Maranguape, aos 63 anos de idade, José de Moura Cavalcante, o Silvino Batalha da Padaria Espiritual.
- 1930 - Inaugura-se em Fortaleza a Edificadora do Norte Ltda, empresa construtora presidida por José Gomes de Melo, na Rua Barão do Rio Branco, 235.
- 1933 - À noite realiza-se a cerimônia de instalação do Ceará Rádio Clube, sociedade que tinha à frente os irmãos Dummar. A solenidade ocorre em prédio da Rua Major Facundo, 133, com a presença do general Góis Monteiro.
- 1935 - Restaurada a Justiça Militar no Estado do Ceará.
- 1936 - Reativado o núcleo do 6º Regimento de Aviação que fora criado por decreto de 15/05/1933, ocasião em que são recebidas três aeronaves biplanos Waco CFP-F5. Trata-se hoje da Base Aérea de Fortaleza.
- 1939 - Inauguração da Farmácia Vitória, da firma A. Fernandes & Companhia, formada pelos sócios Antônio Álvaro Fernandes e Manuel Sátiro, na Rua Liberato Barroso, 129.
- 1940 - Chega a Fortaleza o tenor Tito Schipa, que realiza à noite recital no Theatro José de Alencar, sob patrocínio da Sociedade de Cultura Artística. Hospeda-se no Excelsior Hotel.
- 1940 - No andar térreo do Edifício Diogo, na Rua Barão do Rio Branco, 1006, inaugura-se uma exposição do pintor e escultor Euclides Fonseca, laureado pela Escola Nacional de Belas Artes.
- 1943 - O artista do cinema americano Frederich March, chega a Fortaleza para animar as tropas norte americanas aquarteladas no Pici. Hospedou-se no Excelsior Hotel.
- 1948 - O Diário Oficial do Município 4365 traz a Lei 52, do dia 16, que muda o nome do bairro Brasil Oiticica para Carlito Pamplona, homenagem ao pioneiro da industrialização do óleo em Fortaleza, proposta do vereador Sebastião Gonçalves Ferreira. No mesmo DIOM, a Lei 53, do dia 17, dá o nome de Rua Júlio Pinto a uma via que antecede a Rua Pedro Pereira, no São Gerardo; também no mesmo DIOM é publicada a Lei 56, que dá o nome de Rua Engenheiro João Nogueira a uma via de Fortaleza, iniciativa do vereador Lauro Brígido Garcia e ainda a Lei 61, de 17/9/1948, que denomina de Rua Guilherme Bluhm via sem denominação situada entre a Rua Boris e a Avenida Alberto Nepomuceno.
- 1955 - Entra em funcionamento em teste experimental o Moinho Fortaleza, de J. Macedo & Cia., com capacidade para 48 toneladas, instalado no Mucuripe.
- 1955 - Exibição, em Fortaleza, do frei José de Guadalupe Mojica (José Mojica). A apresentação do cantor-monge aconteceu na Fênix Caixeiral, em um auditório composto por quatro mil pessoas. Dentre as canções executadas por Mojica, destacam-se Jura-me, e Maria Laô. Também apresentaram-se os artistas que o acompanham Geraldo Viana, sósia de José Mojica, e o cantor mexicano que acompanha a caravana. Em trio, entoaram canções belíssimas, que foram interpretadas por Mojica nos filmes Entre a Cruz e a Espada, Pórtico de Glória, Gracia Plena e a conhecida Solamente una vez.
- 1959 - Morre, aos 69 anos de idade, o serrano de Maranguape professor Randolfo Serrano Bezerra de Menezes, ex-prefeito de Parangaba, vítima de câncer. Nascera a 04/12/1889.
- 1971 - Determinada pela diretoria da Associação Cearense de Imprensa - ACI, a dissolução do Clube do Jornalista do Ceará.
- 1974 - Falecimento, em Fortaleza, do folclorista Felipe Nery Camelo, aos 79 anos de idade. Nascera em 26/05/1895.
- 1984 - Morre, aos 76 anos de idade, o advogado, professor e jornalista Hilário Gaspar de Oliveira, cearense de Maranguape nascido em 22/4/1908. Autor do livro Ceará Hilariante (1970).
- 1987 - Às 20 horas, no auditório da Associação Cearense de Imprensa-ACI, o locutor Almir Pedreira recebe o troféu de Radialista Padrão do Ceará-1987.
- 1989 - Toma posse na Cadeira 24 da Academia Cearense de Retórica, cujo patrono é Leonardo Ferreira da Mota Filho (Leonardo Mota), a escritora Raimunda Olga Monte Barroso (Olga Barroso), sendo saudada pelo magistrado Francisco Osmundo Pontes.
- 1994 - Inaugurada a Escola Moreira Leitão, hoje Escola de 1º Grau Doutor José Moreira Leitão, na Rua Coronel Honório Maia, 467, no Parque Santa Maria.
- 1999 - Assume na Academia Cearense de Retórica-ACR, o ex-prefeito de Fortaleza, jornalista e radialista Paulo Cabral de Araújo, a Cadeira 20, antes ocupada por Francisco Osmundo Pontes.
- 2004 - Falece, às 7h15, aos 68 anos de idade, no Hospital da Unimed, vítima de parada cardíaca decorrente de leucemia, o médico Eduardo Régis Monte Jucá (Régis Jucá), referência na área de cirurgia torácica e cardiovascular no Brasil, Formado pela Universidade Federal do Ceará-UFC, com pós-graduação nas Universidades de Harvard, de Missouri e no Texas Heart Institute, Régis Jucá realizou a primeira cirurgia de ponte de safena em Fortaleza, em 1972. Seu corpo é velado no salão nobre da Reitoria da UFC no início da tarde e sepultado no Parque da Paz. Em 1975 foi agraciado com o Troféu Sereia de Ouro. Era filho do médico Lineu Jucá. Exerceu cargos junto a renomadas instituições. Foi presidente da Sociedade Cearense de Cardiologia, bem como do Centro de Estudos Manuel de Abreu do Hospital de Messejana. Entre 1972 e 1995 foi chefe de Cirurgia Torácica e Cardiovascular do Hospital de Messejana. Era chefe de Cirurgia Torácica e Cardiovascular da Casa de Saúde São Raimundo, onde realizou mais de 5 mil cirurgias desde 1974. Nascera em Fortaleza, no dia 13/08/1936.
- 2004 - Morre, pela manhã, aos 52 anos de idade, vítima de falência múltipla de órgãos, causado por um tumor no cérebro, complicados por uma meningite, no Hospital Gastroclínica, onde estava internado desde o dia 10, o ex-goleiro da Seleção Brasileira de Futebol de Salão e do Sumov, José Roberto Coelho Santana (Beto Santana), bicampeão do mundo, Sul-Americano pela Seleção Brasileira e campeão cearense. Beto Santana defendeu a equipe do Sumov depois foi para o Internacional de Porto Alegre na companhia de Cacá. No seu retorno ao Ceará, ele foi defender o Arsul (Armazém do Sul), conquistando o título estadual. Quando encerrou sua carreira, continuou seu trabalho no Futsal como supervisor da equipe do Banfort. Ele foi o atleta brasileiro com mais títulos internacionais vestindo a camisa da Seleção Brasileira onde foi titular. É sepultado no início da noite no Cemitério Parque da Paz. Natural de Fortaleza, nascera no dia 9/8/1952.
- 2014 - Morre, em Fortaleza, o poeta, ensaísta e contista Artur Eduardo Benevides, aos 91 anos de idade, vítima de falência múltipla dos órgãos. Seu corpo é velado na Academia Cearense de Letras - ACL, onde ele foi presidente e onde se realiza a missa de corpo presente de onde sai para o Cemitério de São João Batista. Ele era o Príncipe dos poetas cearenses desde 1985. Artur nascera a 25/7/1923 em Pacatuba.
- 90 anos do nascimento do cantor, compositor, poeta e escritor canadense Leonard Cohen.
- 60 anos do nascimento do cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler.
- Dia Internacional da Paz.
- Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
- Dia da Árvore.
- Dia Mundial do Doente de Mal de Alzheimer-comemoração que foi instituída em 1994 e que está oficializada no Brasil como "Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer"; tem por fim marcar a data da fundação da "Doente de Mal de Alzheimer Internacional", que foi criada com apoio da Organização Mundial da Saúde.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário