Pular para o conteúdo principal

Fortaleza ganha Prêmio WRI Ross Center


Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) vence Prêmio WRI Ross Center for Cities com o projeto Re-ciclo.

O projeto de coleta seletiva foi o finalista entre 200 concorrentes de 148 cidades e 62 países

A Prefeitura de Fortaleza foi a vencedora do Prêmio WRI Ross Center para Cidades 2023-2024, com o projeto Re-ciclo. A honraria foi divulgada pelo World Resources Institute durante cerimônia realizada em Nova Iorque, nesta quarta-feira (27/9).

O Prêmio reconhece ideias inovadoras e projetos transformadores para criar cidades mais sustentáveis e inclusivas em todo o mundo. Ao todo, concorreram ao prêmio 200 candidaturas, representando 148 cidades e 62 países. Com a vitória, Fortaleza, representada pela coordenadora do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova), Marisa Leitão, e pela gerente do projeto Re-ciclo, Nirlania Diógenes, recebeu um prêmio de US$ 250 mil.

O tema do WRI foi “Impulsionando esforços por comunidades preparadas para as mudanças climáticas”, convocando as iniciativas que abordem a magnitude e urgência das crises climáticas. “Os finalistas deste ciclo demonstram a liderança e a inovação necessárias para guiar o mundo em direção a um futuro mais sustentável", afirma Ross, CEO da Related Ross, fundador da Related Companies e Presidente do Júri do Prêmio independente.

- O Re-Ciclo é um exemplo poderoso de como as soluções urbanas mais eficazes exploram nossa criatividade e desenvoltura para resolver vários problemas de uma vez. Acredito que este projeto vencedor inspirará outros globalmente a desenvolver abordagens replicáveis que melhorem a vida das pessoas enquanto alimentam a transição econômica justa de que precisamos”, disse Ani Dasgupta, presidente e CEO do WRI.

Luiz Alberto Sabóia, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), observou: 

- Este reconhecimento internacional ressalta a importância das políticas públicas de Fortaleza sobre sustentabilidade e mitigação da crise climática. O projeto Re-Ciclo não apenas avança a educação ambiental e aumenta as taxas de reciclagem, mas também aumenta a dignidade dos catadores, melhorando assim a qualidade de vida geral na cidade. Nosso objetivo é estender o Re-Ciclo a todos os bairros de Fortaleza e inspirar outras cidades a adotar práticas semelhantes.”

- A equipe Re-Ciclo e todos os finalistas excepcionais mostram o que é possível quando pessoas apaixonadas acreditam em sua causa e sustentam sua missão, mesmo contra grandes adversidades”, disse Rogier van den Berg, diretor global do WRI Ross Center for Sustainable Cities. 

- Eles provam que a mudança transformadora não é apenas um sonho distante, mas uma realidade tangível”.

Jen Shin , líder global do WRI Ross Center Prize for Cities, afirmou: 

- O Re-Ciclo exemplifica uma solução justa, equitativa e centrada nas pessoas, impulsionando mudanças profundas. Mesmo ao lado de outros projetos excelentes, ficamos profundamente impressionados com seus impactos demonstrados e seu potencial de replicação em outras cidades. Ele se destacou como um farol de transformação este ano”.

Além do Re-ciclo, os finalistas eram: Rodrigo Bueno, Proyecto Habitacional con Resiliencia Climática, (Buenos Aires-Argentina); Kham River Restoration Initiative (Aurangabad, Índia); The Climate Budget (Oslo-Noruega); Green Community Schoolyards (cidade de Nova Iorque-Estados Unidos).

Re-ciclo: Criado pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor), o Re-ciclo é fruto da premiação que Fortaleza recebeu do Desafio Global de Mobilidade Urbana 2019, organizado pela Transformative Urban Mobility Initiative (TUMI), e desenvolvido a partir de uma parceria entre a Agência Alemã de Cooperação (GIZ) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O projeto é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Ecofor. Atua hoje em 26 bairros da cidade e, desde setembro de 2022, o projeto já coletou 656 toneladas, que geraram cerca de R$ 600 mil para as associações de catadores. Mais informações: reciclofortaleza.com.br.

Sobre o World Resources Institute e o WRI Ross Center For Sustainable Cities
O WRI atua com base em pesquisa e através de parcerias em âmbito global e com foco em diferentes países para atender às necessidades básicas das pessoas, proteger e restaurar a natureza, estabilizar o clima e criar comunidades resilientes.

Já o WRI Ross Center for Sustainable Cities é o programa do WRI que trabalha para viabilizar cidades mais conectadas, compactas e coordenadas. A rede possui mais de 500 especialistas no Brasil, China, Colômbia, Etiópia, Índia, Indonésia, Quênia, Países Baixos, México, Turquia e Estados Unidos. Mais informações em wri.org/cities ou no X @WRIRossCities.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Morre Davi Cruz

A Federação Cearense de Futebol lamenta, com profundo pesar, o falecimento do desportista Davi Carmo Cruz, ex-presidente do Uniclinic Atlético Clube e ex-integrante do Conselho Deliberativo do Fortaleza Esporte Clube.   O sepultamento acontecerá no cemitério Parque da Paz, logo mais às 17 horas.   O presidente da FCF, Mauro Carmélio, solidário à família, decreta luto oficial de 3 dias.  Davi era filho de Vanoz Cruz.

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Morre Davi Cruz

A Federação Cearense de Futebol lamenta, com profundo pesar, o falecimento do desportista Davi Carmo Cruz, ex-presidente do Uniclinic Atlético Clube e ex-integrante do Conselho Deliberativo do Fortaleza Esporte Clube.   O sepultamento acontecerá no cemitério Parque da Paz, logo mais às 17 horas.   O presidente da FCF, Mauro Carmélio, solidário à família, decreta luto oficial de 3 dias.  Davi era filho de Vanoz Cruz.