Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

O Brasil tem cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a 8,9% da população acima de 2 anos de idade, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da expressividade, pessoas com diferentes tipos de deficiência, seja ela física, intelectual ou mental, ainda encontram dificuldades ao realizar atividades turísticas.


De acordo com a pesquisa “Turismo Acessível: Mapeamento do Perfil do Turista com Deficiência”, realizada pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Unesco, 58,72% das pessoas com deficiência já sofreram discriminação durante atividades turísticas, o que mostra que ainda é preciso avançar muito na acessibilidade e inclusão no turismo.

Em 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, pensando nisso, a Maxmilhas, travel tech que oferece formas inteligentes para a pesquisa e compra de passagens aéreas promocionais e hotéis, selecionou destinos nas cinco regiões do país que contam com iniciativas de acessibilidade e inclusão no turismo. 

Confira:

Fortaleza-Ceará: Criado em 2016, o projeto praia acessível está disponível em quatro municípios cearenses: Fortaleza, Caucaia, Aracati e Aquiraz, nas praias Aterrinho da Praia de Iracema, praia do Cumbuco e praia de Majorlândia. Nesses locais, é garantido o espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias — modelo de cadeira de rodas que permite pessoas com mobilidade reduzirem se deslocarem na areia e no mar, bem como suporte personalizado e seguro de cuidadores. A área também conta com estrutura para vôlei e frescobol adaptados. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, o projeto já realizou mais de 11 mil atendimentos, permitindo que pessoas com dificuldade motora, principalmente, aproveitassem um banho de mar tranquilo e seguro. Além disso, a região conta com empresas de aluguel de carros, passeios e hospedagens que oferecem recursos de acessibilidades, proporcionando uma experiência mais inclusiva no Turismo.

Bonito- Mato Grosso do Sul: Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil e vem desenvolvendo iniciativas para tornar suas atrações mais acessíveis. Na região, famosa por suas trilhas, rios e cavernas, muitos passeios oferecem infraestrutura adaptada para garantir a inclusão, como os da Nascente Azul, que contam com guia especializado para narrar os detalhes dos ambientes para turistas com deficiência visual. Além disso, a parte do balneário possui piso tátil para melhor mobilidade, enquanto nas atividades de flutuação pessoas com mobilidade reduzida recebem cadeiras anfíbias e acompanhamento durante todo o passeio. No Aquário Natural, também há trilhas acessíveis para cadeirantes, com uma equipe que oferece apoio para que todos os visitantes possam aproveitar o passeio. A flutuação é suave, e os guias estão preparados para auxiliar no uso dos equipamentos. A Gruta de São Mateus é outro atrativo que oferece infraestrutura inclusiva, permitindo o acesso seguro de pessoas com deficiência. Em Bonito, esportes radicais, como rapel, trilhas e mergulhos também têm infraestrutura pensada para receber esse público. Assim, é possível diversificar o passeio e conhecer o melhor da região com acessibilidade.

Curitiba-Paraná: A capital paranaense é conhecida pela acessibilidade no transporte público e pelos variados recursos de acessibilidades espalhados pela cidade. Entre eles, o Memorial Paranista, uma atração que reúne exposições, apresentações e artistas, com identificação das obras em braile. Outro destaque é o Museu Oscar Niemeyer (MON), que está abrigado em prédios de autoria do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. São mais de 15 espaços expositivos, onde a cada ano são realizadas cerca de 20 mostras. O local possui piso plano com rotas acessíveis em todos os andares. Ponto turístico icônico de Curitiba, o Jardim Botânico também conta com rota acessível para a Estufa, Galeria 4 Estações e no Jardim das Sensações. Já no Cine Passeio, é possível encontrar transmissão em tempo real de audiodescrição e tradução em Libras nas sessões regulares da programação. Enquanto na Torre Panorâmica, os painéis inclusivos em QR Code descrevem a paisagem a mais de 100m de altura. Vários outros pontos turísticos acessíveis estão disponíveis na cidade, vale a pena conhecer!

Manaus-Amazonas: Manaus, a capital do Amazonas, é um destino turístico importante por ser a porta de entrada para a Amazônia. O Teatro Amazonas é um dos monumentos históricos mais importantes de Manaus e possui boa infraestrutura para acessibilidade. Conta com rampas de acesso, elevadores e banheiros adaptados, permitindo que pessoas com mobilidade reduzida visitem suas instalações e apreciem espetáculos culturais. O famoso Encontro das Águas, onde os rios Negro e Solimões se encontram sem se misturar, é um dos passeios mais populares de Manaus. A maioria dos barcos que fazem o passeio possuem infraestrutura adaptada para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, com rampas de acesso e áreas amplas para movimentação. O Bosque da Ciência, localizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), é uma área de preservação natural dentro da cidade. O local oferece trilhas acessíveis e passeios guiados que contemplam a fauna e flora amazônica. Além disso, o equipamento conta com recursos do aplicativo Giulia – Mãos que falam, desenvolvido em Manaus. A ferramenta permite que os celulares traduzam os movimentos de Libras em áudio, e vice-versa, facilitando a vida das pessoas com deficiência auditiva em diversas tarefas do dia a dia e permite a autocondução da pessoa surda dentro do espaço.

São Paulo-SP: São Paulo é uma das cidades mais acessíveis do Brasil e oferece uma grande variedade de passeios e atrações com infraestrutura adaptada para pessoas com deficiência. O Parque Ibirapuera, por exemplo, conta com uma excelente infraestrutura de acessibilidade, com calçadas amplas, rampas de acesso, e banheiros adaptados. A ciclofaixa e as trilhas são acessíveis para cadeirantes, e várias atrações dentro do parque, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Pavilhão Japonês, também têm acessibilidade. O MASP, um dos principais museus do país, conta com rampas, elevadores, e banheiros adaptados. O museu também oferece visitas guiadas para deficientes visuais, com possibilidade de tocar em algumas obras selecionadas, além de visitas guiadas com tradução em Libras. O Aquário de São Paulo, um dos maiores da América Latina, oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. O local possui rampas, elevadores, e banheiros adaptados. Além disso, o aquário disponibiliza visitas guiadas com tradução em Libras e material educativo acessível para deficientes visuais. São Paulo possui um sistema de transporte público acessível, com ônibus e metrôs adaptados. A cidade possui várias iniciativas voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência em atividades culturais, esportivas e recreativas, garantindo que a maior parte de suas atrações seja acessíveis a todos.

Esses são alguns destinos que têm se destacado por suas políticas de inclusão, proporcionando experiências mais acessíveis e acolhedoras para todos os tipos de viajantes.

SOBRE A MAXMILHAS: A Maxmilhas é uma plataforma pioneira de pesquisa, comparação e compra de passagens aéreas. Criada em 2013, em Belo Horizonte (MG), revolucionou o mercado de viagens sendo o primeiro marketplace de passagens aéreas com milhas para o consumidor final e, em 2021, lançou a primeira plataforma de reserva de hotéis no Brasil com a opção de pedir desconto na diária. Em 2024, lançou o MaxRadar, um buscador inteligente de passagens que encontra a passagem ideal para a necessidade de cada viajante. Já são mais de 13 milhões de viagens realizadas. Vale destacar alguns pontos desse sucesso: é a melhor empresa de viagens segundo o ranking 2024 do Reclame Aqui, com selo RA1000 que certifica empresas pela qualidade de atendimento e resolução de problemas; garante a confirmação da viagem em até 24h; além da praticidade que permite os viajantes fazerem buscas na plataforma e compararem passagens de diferentes companhias aéreas. Outro fator é a economia, já que com tecnologia e expertise no mercado, os clientes da Maxmilhas encontram passagens até 60% mais baratas que nas próprias companhias.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...