A Casa de Vovó Dedé recebe, nesta terça-feira (3 de setembro), às 15 horas, o jovem e renomado violonista mexicano, José Daniel Salceda Velasco. O recital, gratuito e aberto ao público, faz parte da programação do Festival Internacional de Música Instrumental Mansueto Barbosa do Ceará (FIMI).
Com direção geral e curadoria de Ewelter Rocha, o FIMI reforça seu compromisso de promover a troca de experiências entre alunos, professores e músicos nacionais e internacionais, reconhecidos tanto no ensino quanto na performance da música instrumental. Além disso, Daniel Salceda também realiza um workshop nesta segunda-feira (2 de setembro), às 14h30, destinado a estudantes de violão e violonistas, na Casa de Vovó Dedé, como parte do FIMI. As duas ações contam com a direção do professor e violonista Eddy Lincolln.
Sobre José Daniel Salceda Velasco: José Daniel Salceda Velasco é um jovem violonista de talento excepcional, com uma extensa formação musical. Nascido no município de Salamanca, estado de Guanajuato, no México, ele recebeu o Prêmio da Juventude em 2016, uma honraria concedida pelo presidente do México em reconhecimento ao seu desempenho destacado em atividades artísticas no âmbito nacional e internacional. Recentemente, concluiu o Mestrado em Performance de Música Clássica e Contemporânea no Conservatori Liceu de Barcelona, sob a orientação de Guillem Pérez-Quer, onde se destacou com menção Summa Cum Laude. Sua formação inclui também o Mestrado em Guitarra Clássica pela Universidade de Alicante e o Bacharelado em Música pelo Conservatório Las Rosas, ambos com honrosas distinções acadêmicas. Velasco já realizou concertos em diversos países, incluindo Espanha, Chile, Uruguai, Áustria, Estados Unidos e Japão, e é detentor de cerca de 40 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o 1º Prémio do Público no Concurso Internacional Emili Pujol (2023) e o 1º prêmio no Festival Internacional de Guitarra Clássica José Tomás Villa de Petrer (2022). Nessa ocasião, ele é convidado do FIMI como parte da sua turnê, resultante da premiação no Concurso Internacional José Tomás, Villa de Petrer (2022) na Espanha, um dos mais destacados concursos de violão da Europa. Sua carreira internacional sólida e o reconhecimento em importantes festivais fazem de Velasco um dos mais promissores talentos da música instrumental contemporânea.
Sobre o FIMI: O Festival Internacional de Música Instrumental Mansueto Barbosa do Ceará (FIMI) é um espaço de celebração à música e à educação musical, focado em proporcionar encontros formativos e apresentações artísticas. Com o objetivo de garantir o acesso gratuito e inclusivo a um conteúdo artístico e educativo diversificado, o FIMI busca promover o intercâmbio de experiências entre alunos e professores de diferentes regiões e níveis de formação. O projeto privilegia o acesso prolongado ao conteúdo das aulas, palestras e recitais, permitindo que os participantes revejam e se beneficiem do material durante todo o festival. Além de formar novas plateias, o FIMI também visa à qualificação dos profissionais que atuam no setor musical, fortalecendo a cadeia produtiva da música instrumental.
Este evento integra o Festival Internacional de Música Instrumental Mansueto Barbosa do Ceará (FIMI), apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Lei Rouanet, e patrocinado por Grupo Edson Queiroz; Vestas; Cosampa; Rei; Freitas; Varejão; Haco; CIE Durametal; Termaco; e Tubo Técnico. A iniciativa conta com as parcerias da BG Soluções Sociais, Fix Turismo e VSM Comunicação. A realização é da Casa de Vovó Dedé e do Ministério da Cultura. Conheça mais sobre o FIMI no site: https://fimifest.com.br
Serviço
Recital do violonista mexicano José Daniel Salceda Velasco (FIMI)
Terça-feira (3 de setembro de 2024), às 15 horas
Rua Jerônimo de Albuquerque, 445-Barra do Ceará-Fortaleza–Ceará.
Comentários
Postar um comentário