Arroz de Aveia Quaker: Campanha promove versatilidade do ingrediente na cozinha e conscientiza sobre combate à fome.
Com o mote "A receita que faz a diferença. Alimenta você e quem mais precisa", consumo do alimento engaja público na causa social.
A empresa de alimentos e bebidas PepsiCo se comprometeu na luta contra a insegurança alimentar por meio de seu primeiro produto social, Quaker. A marca aposta na campanha “A receita que faz a diferença. Alimenta você e quem mais precisa” para reforçar os atributos do “Arroz” de Aveia e engajar o público na causa. O produto terá 100% do lucro das vendas revertido para o combate à fome, em parceria com a Instituição Social Amigos do Bem, ao mesmo tempo em que introduz o alimento de maneira prática e nutritiva para o dia a dia dos brasileiros.
O produto já nasceu com o propósito de gerar impacto positivo e atuar contra a insegurança alimentar. A falta de acesso regular ou permanente a alimentos é uma realidade no Brasil já que 55% da população extremamente pobre vive no Nordeste brasileiro. Reconhecida por sua atuação de inclusão e promoção do desenvolvimento social no sertão nordestino, a Amigos do Bem atua no combate à fome e promove a transformação de vidas por meio de projetos contínuos de segurança alimentar, geração de trabalho e renda, moradia, acesso à água e saúde para mais de 150 mil pessoas. A parceria tem por objetivo impactar, no primeiro ano, 25 mil pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social no sertão de Alagoas, Ceará e Pernambuco, com a distribuição de 5 mil cestas básicas, o que corresponde a cerca de 75 toneladas de alimentos doados.
“Nós consideramos o “Arroz” de Aveia a maior inovação no portfólio de Quaker Apresentando diversos benefícios à saúde, o produto também beneficia milhares de pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar. Apostamos nessa campanha para engajar o consumidor e destacar como um simples gesto pode impactar positivamente muitas famílias”, afirma Camila Pagamisse, diretora de marketing da PepsiCo.
*Versatilidade e sabor em primeiro plano
Apresentando a versatilidade do “Arroz” de Aveia, a campanha mostra como é possível inserir o produto das mais diversas formas na alimentação e apresenta variações de receitas. Conectada à cultura nordestina, todas as peças foram desenvolvidas com elementos que remetam à diversidade e singularidade dessa região, seja na humanização das imagens, na trilha sonora escolhida ou na culinária apresentada. O alimento é introduzido de maneira democrática, em pratos tradicionalmente conhecidos, como arroz carreteiro, galinhada e baião de dois.
Visualmente semelhante ao grão de arroz integral, a novidade apresenta mais fibras e proteína vegetal quando comparada* a este ingrediente e traz os benefícios já conhecidos da aveia, como o auxílio na redução do colesterol e no funcionamento intestinal, quando aliada a um estilo de vida saudável. A campanha reforça todos os atributos funcionais do “Arroz” de Aveia e exemplifica meios para consumir o alimento em diferentes ocasiões.
A marca também enfatiza a versatilidade do produto e busca gerar experimentação do novo ingrediente por meio de presença no Restaurant Week, o maior evento de gastronomia do Brasil.
*Engajando o consumidor no combate à insegurança alimentar
Além disso, existe a missão de conscientizar o público no combate à fome ao convidá-lo para degustar o produto. A agência Bakery desenvolveu conteúdos nas plataformas digitais (Meta, TikTok e YouTube), ativações em pontos de vendas e mídia OOH (Out of Home) para transmitir a mensagem de que o lucro das vendas em todo o Brasil será 100% revertido para apoiar pessoas em extrema vulnerabilidade social nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco por meio da parceria com a instituição social Amigos do Bem. Para compor a estratégia, um squad de influenciadores também fortalece esse discurso.
"Há 30 anos, atuamos no sertão nordestino, o semiárido mais populoso do mundo, em povoados isolados onde a seca, a fome e a miséria são problemas seculares. Parcerias como essa com a Quaker ajudam a transformar vidas e fortalecem o compromisso das empresas e da sociedade com a construção de um mundo melhor", diz Caroline Albanesi, voluntária e vice-presidente de comunicação e marketing da Amigos do Bem.
*Comparado com arroz integral
Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA
UNICAMP - 4. ed. - Campinas: NEPA UNICAMP, 2011.
Média de mercado coletada em dez/23
*Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY'S®, DORITOS®, CHEETOS®, GATORADE®, PEPSI®, KERO COCO®, TODDY®, QUAKER®, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.
O pep+ é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas. Para obter mais informações, acesse e siga-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn @PepsiCo_br.
*Sobre a ONG Amigos do Bem
Há 30 anos, a ONG Amigos do Bem atua no sertão nordestino, uma das regiões mais carentes do Brasil. Com projetos contínuos de educação, geração de trabalho e renda, acesso à água potável, cuidados de saúde e moradia digna no sertão nordestino, todos os meses, mais de 150 mil pessoas são atendidas em 300 povoados isolados do sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará. A instituição criou um Modelo de Desenvolvimento Social Sustentável, conta com a atuação de quase 11 mil voluntários e promove inclusão social e desenvolvimento local atendendo a 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para mais informações sobre a ONG Amigos do Bem acesse o site e Redes Sociais: Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn.
Comentários
Postar um comentário