Pular para o conteúdo principal

Futricas Gastronômicas-Nikuman

Nikuman: cultura asiática conquista o paladar do baiano

As comidas orientais chinesa e japonesa caíram no gosto do brasileiro faz é tempo. Embora tenham chegado ao Brasil ainda nos anos 1920, em várias levas gradativas, na Bahia, as diversas iguarias começaram a se popularizar no fim dos anos 1980 e se transformaram em uma "mania" deliciosa. Sem dúvida, a era da globalização permitiu que as culturas asiáticas tivessem um lugar cativo também nos corações dos baianos.

Curiosamente, no início, quando as duas culturas ainda estavam em processo de consolidação, as pessoas não sabiam distinguir se se tratava de uma iguaria chinesa ou japonesa. Mas o tempo se encarregou de educar gastronomicamente o povo baiano, que ama as duas culturas.

Talvez não tenha sido culpa do povo do dendê por não saber onde começava uma cultura e terminava a outra, pois alguns acepipes sofreram adaptações ainda em seus locais de origem. Este é o caso de algumas comidas asiáticas, como o nikuman, um pãozinho japonês delicioso que, na verdade, teve origem na China com o nome de baozi.

Quem nos traz a história do pãozinho é o chef Diego Araújo, sócio-proprietário do restaurante Budha Bistrô. "O nikuman é um pão tradicional da culinária oriental, presente em toda a Ásia. Sua origem remonta a mais de dois mil anos, e sua receita se mantém praticamente a mesma desde então. É cozido no vapor e pode ter os mais variados recheios, doces e salgados, e sua massa é leve e supermacia", conta.

Segundo a lenda, o baozi foi criado por Zhuge Liang, um estrategista militar da época dos Três Reinos (220-280 d.C.), que precisava criar uma oferenda aos deuses para garantir a travessia segura de um rio. Com o tempo, o baozi se espalhou por toda a China, evoluindo em diversas variações regionais. Logo, o baozi seria introduzido em toda a Ásia, incluindo o Japão, por comerciantes, tornando-se muito popular.

"O nikuman é de grande importância histórica e cultural no Japão e em toda a Ásia. Por ser uma receita de preparo simples e com insumos comuns, difundiu-se rapidamente e se tornou um prato quase obrigatório na dieta diária dos asiáticos. Com o tempo, diferentes regiões criaram suas versões locais do pão, com recheios de sabores e texturas variadas. Mas a massa permanece praticamente intocada", conta o proprietário do Budha.

Segundo Diego, "em Salvador, podemos dizer que estamos vivendo o período de chegada do nikuman na cidade. Existem poucos locais de venda ou que servem o produto, limitando o conhecimento das pessoas", afirma.

A interessante iguaria carrega a tal afetividade que praticamente todo prato possui. Diego explica como, na cultura japonesa, o nikuman tem o peso da cultura das famílias.

"O preparo do nikuman é um momento de união e comunhão da família e amigos. Ainda hoje, as pessoas se reúnem para comer nikuman juntas e fazem disso um evento de fortalecimento da família e dos laços de amizade. Feito com insumos naturais, o nikuman demanda uma considerável quantidade de trabalho para preparar a massa e os recheios, portanto, as pessoas dividiam entre si as tarefas e compartilhavam histórias e sorrisos enquanto preparavam e saboreavam nikumans frescos e saborosos".

Ele ainda explica como a iguaria vem cativando há milênios várias nações por se definir como uma receita simples.

"A massa é preparada com farinha de trigo e água, além de açúcar e sal a gosto, e cozida no vapor. O nikuman tem um sabor e aroma suaves, a textura é macia e delicada, e a massa é de surpreendente leveza. Além de tudo, o nikuman é belíssimo. Um verdadeiro deleite para todos os sentidos. A versão mais tradicional é com carne suína e legumes, mas o nikuman pode ser recheado com o que a imaginação permitir: carnes, vegetais, molhos, queijos e até mesmo doces. A base perfeita para todos os sabores", diz Diego, dando um colorido particular à receita.

O restaurante Budha Bistrô está participando do festival Bon Odori, evento que reforça a cultura japonesa na Bahia e está em sua 16ª edição. O festival é resultado da expansão da cultura japonesa em todo o mundo. No Brasil, a cultura nipônica se espalhou definitivamente nos anos 1980 e 1990, quando animes e mangás começaram a ser divulgados em várias partes do mundo, ganhando o coração também dos baianos. Diego reforça o convite para o evento, que oferece várias atrações, incluindo a gastronômica, especialmente o pãozinho delicioso, simples, mas que carrega uma grande experiência cultural.

"O Bon Odori é um festival de celebração da cultura japonesa e o nikuman é um dos símbolos dessa cultura e do país. Preparamos um cardápio apenas com pratos japoneses para o evento, mas o nikuman certamente ocupa um lugar de destaque. Será um grande evento e uma oportunidade para muitas pessoas saborearem pela primeira vez o nikuman e entenderem por que esse pãozinho branco e macio tem fãs no mundo inteiro."

Nikuman:  cultura asiática conquista o  paladar do baiano Nikuman:  cultura asiática conquista o  paladar do baiano

RECEITA NIKUMAN-RENDIMENTO: 6 UNIDADES

Ingredientes

Para o Recheio

•300 g de carne de porco moído

•1 colher (sopa) de molho de shoyu

•1 colher (sopa) de amido de milho

•2 colheres (sopa) de cebolinha picada

•2 colheres (chá) de gengibre picado

•2 colheres (sopa) de saquê de cozinha

•½ colher (sopa) de óleo de gergelim

•1 colher (sopa) de molho de ostra

•sal e pimenta-do-reino moída a gosto

•60 ml de água

Para a massa:

•½ colher (chá) de fermento biológico seco

•½ xícara (chá) de água morna

•1 colher (sopa) de açúcar

•240 g de farinha de trigo

•1 pitada de sal

Modo de Preparo

Recheio:

1. Em uma tigela, misture o pernil de porco com molho de soja, amido de milho, cebolinha picada, gengibre picado, saquê, óleo de gergelim e molho de ostra. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída. Vá mexendo e adicionando a água aos poucos.

Massa:

1.Em outra tigela, dissolva o fermento em água morna com açúcar. Deixe descansar por 10 minutos.

2.Em uma vasilha grande, misture a farinha de trigo com a esponja de fermento. Tempere com sal e sove a massa com as mãos, adicionando um pouco mais de água, se necessário.

3.Deixe a massa descansar por 30 minutos. Depois, divida a massa em 6 partes iguais, com aproximadamente 50 g cada uma, e forme bolinhas. Coloque-as em uma assadeira, cubra com um pano úmido e deixe descansar por mais 10 minutos.

4.Após essa etapa, abra as bolinhas com um rolo até formar discos. Recheie os discos e coloque-os em uma panela de bambu ou uma panela para cozimento a vapor.

5.Coloque um quadradinho de papel manteiga untado sob cada bolinha para evitar que grudem e permitir a passagem do vapor.

6.Em seguida, deixe descansar novamente por 20 minutos. Coloque a panela de bambu sobre uma panela com água fervente e cozinhe os pãezinhos em fogo médio por 15 minutos. Sirva quentinhos.

Com informações de Isabel Oliveira.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Festival Desejando

  Cariri recebe Festival Desejando em novembro; saiba tudo sobre o evento A cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, será palco de uma das maiores celebrações da música romântica e forrozeira. Em 15 de novembro, o Festival Desejando chega à cidade de Juazeiro do Norte, trazendo uma noite repleta de emoção com as melhores bandas de forró e sucessos que marcaram gerações. O evento acontecerá no Praia Park, prometendo uma experiência inesquecível para os amantes do gênero. O público poderá curtir apresentações de artistas de renome, como Seu Desejo, que conquistou o Brasil com seu repertório apaixonado, além das apresentações de Bonde do Brasil e Natanzinho Lima, garantindo uma noite inesquecível de muita música. Com uma estrutura completa, o evento contará com áreas exclusivas, oferecendo muito conforto e diversão para os participantes. Neste ano de 2024, o festival terá quatro edições. Após passar por Teresina (21/09), o festival segue para o Cariri (15/11), continua s

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n

13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos

Devedômetro: 13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos em setembro. O Sindicato do s Médicos do Ceará atualizou, no começo deste mês, o Devedômetro, lista que monitora os municípios em débito com os salários dos médicos no estado. Em setembro, 13 cidades ainda permanecem com dívidas salariais, prejudicando diretamente os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. Entre as cidades que deixaram a lista este mês estão Limoeiro do Norte e Pacajus. Limoeiro do Norte quitou os salários devidos referentes aos meses de novembro e dezembro de 2016, enquanto Pacajus regularizou sua dívida referente ao ano de 2016 por meio de decisão judicial. No entanto, os seguintes municípios ainda apresentam pendências: Acarape : novembro e dezembro de 2020 Aracati : plantões dos dias 04 e 05 de março de 2019 – UPA Catunda : plantões dos dias 06, 07, 09, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro de 2016 Caucaia : janeiro a abril de 2024 Fortaleza : julho e ag

TLF Jeans é referência em diversidade de modelos

Para todas as idades e corpos, TLF Jeans é referência em diversidade de modelos e formatos de roupas. A TLF, marca cearense consolidada no mercado de moda, destaca-se por abraçar a diversidade em sua essência. Com um portfólio pensado para atender mulheres de todas as idades e biotipos, a TLF tornou-se referência no segmento de jeanswear ao oferecer peças que não apenas seguem tendências, mas que também valorizam e respeitam as diferenças de seus consumidores. Desde sua fundação, a TLF tem como compromisso principal criar roupas que dialoguem com o conforto, estilo e inclusão. A marca acredita que a moda deve ser democrática, e por isso, desenvolve coleções que vão do jeans skinny ao mom jeans, passando por peças com cintura alta, shorts e saias, tudo em uma ampla grade de tamanhos. “Nosso objetivo é que todas as mulheres, independente de sua idade ou tipo de corpo, se sintam confiantes e bonitas ao vestir TLF”, afirma Thicyane Lemos, diretora de criação da marca. A cada coleção, a TLF

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Festival Desejando

  Cariri recebe Festival Desejando em novembro; saiba tudo sobre o evento A cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, será palco de uma das maiores celebrações da música romântica e forrozeira. Em 15 de novembro, o Festival Desejando chega à cidade de Juazeiro do Norte, trazendo uma noite repleta de emoção com as melhores bandas de forró e sucessos que marcaram gerações. O evento acontecerá no Praia Park, prometendo uma experiência inesquecível para os amantes do gênero. O público poderá curtir apresentações de artistas de renome, como Seu Desejo, que conquistou o Brasil com seu repertório apaixonado, além das apresentações de Bonde do Brasil e Natanzinho Lima, garantindo uma noite inesquecível de muita música. Com uma estrutura completa, o evento contará com áreas exclusivas, oferecendo muito conforto e diversão para os participantes. Neste ano de 2024, o festival terá quatro edições. Após passar por Teresina (21/09), o festival segue para o Cariri (15/11), continua s

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n

13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos

Devedômetro: 13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos em setembro. O Sindicato do s Médicos do Ceará atualizou, no começo deste mês, o Devedômetro, lista que monitora os municípios em débito com os salários dos médicos no estado. Em setembro, 13 cidades ainda permanecem com dívidas salariais, prejudicando diretamente os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. Entre as cidades que deixaram a lista este mês estão Limoeiro do Norte e Pacajus. Limoeiro do Norte quitou os salários devidos referentes aos meses de novembro e dezembro de 2016, enquanto Pacajus regularizou sua dívida referente ao ano de 2016 por meio de decisão judicial. No entanto, os seguintes municípios ainda apresentam pendências: Acarape : novembro e dezembro de 2020 Aracati : plantões dos dias 04 e 05 de março de 2019 – UPA Catunda : plantões dos dias 06, 07, 09, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro de 2016 Caucaia : janeiro a abril de 2024 Fortaleza : julho e ag

TLF Jeans é referência em diversidade de modelos

Para todas as idades e corpos, TLF Jeans é referência em diversidade de modelos e formatos de roupas. A TLF, marca cearense consolidada no mercado de moda, destaca-se por abraçar a diversidade em sua essência. Com um portfólio pensado para atender mulheres de todas as idades e biotipos, a TLF tornou-se referência no segmento de jeanswear ao oferecer peças que não apenas seguem tendências, mas que também valorizam e respeitam as diferenças de seus consumidores. Desde sua fundação, a TLF tem como compromisso principal criar roupas que dialoguem com o conforto, estilo e inclusão. A marca acredita que a moda deve ser democrática, e por isso, desenvolve coleções que vão do jeans skinny ao mom jeans, passando por peças com cintura alta, shorts e saias, tudo em uma ampla grade de tamanhos. “Nosso objetivo é que todas as mulheres, independente de sua idade ou tipo de corpo, se sintam confiantes e bonitas ao vestir TLF”, afirma Thicyane Lemos, diretora de criação da marca. A cada coleção, a TLF