Rachel Gadelha, diretora-presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM), marcou presença no Seminário Internacional “Políticas para Economia Criativa: G20 + Ibero-América”, no Rio de Janeiro, evento que tem como foco a definição de estratégias para o setor cultural em escala global. Durante sua participação, Gadelha abordou o tema "Arranjos de gestão compartilhada de equipamentos culturais públicos: experiências, desafios e perspectivas", com destaque para o cenário atual do campo cultural no país.
O evento fez parte da programação paralela da segunda reunião do GT da Cultura do G20, promovido pelo Ministério da Cultura do Brasil e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) de 7 a 9 de agosto. O seminário reuniu especialistas e autoridades para debater questões relevantes da agenda cultural. Rachel Gadelha apresentou as Organizações Sociais de Cultura e o papel da Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (Abraosc), fundada em 2013 e que atualmente congrega 20 organizações sociais de cultura em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais.
O Instituto Dragão do Mar, como primeira Organização Social de cultura no Brasil, com 26 anos de atuação, dinamiza a economia criativa e colabora com o Governo do Ceará em diversos projetos culturais, bem como busca promover eficiência administrativa e consolidar uma gestão sensível. “O Instituto vem discutindo e implementando novas tecnologias de gestão cultural que atendam às diversidades culturais, garantindo controle, eficácia e prestação de contas exigidos pelo modelo de Organização Social”, afirma Rachel.
O IDM possui uma visão da transversalidade da cultura, promovendo ações que atravessam diferentes áreas como arte, esporte, gastronomia social, meio ambiente, patrimônio e memória. Além disso, conta com sete programas e projetos especiais, como Maloca Dragão, Temporada de Arte Cearense, Travessias Culturais, Trilharte, Bienal Internacional do Livro do Ceará, Festival MI e Maré Cearense, proporcionando experiências diversas nas áreas de audiovisual, artes visuais, literatura, música, dança, teatro, performance e circo.
A Rede do Instituto Dragão do Mar alcança diversos territórios, chegando a pessoas de 124 municípios do Ceará. Com quatro parcerias estratégicas estabelecidas, incluindo a Secretaria da Cultura, Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Secretaria do Esporte e Superintendência de Atendimento Socioeducativo.
Saiba Mais-O Instituto Dragão do Mar é uma Organização Social (OS) com 26 anos de atuação no campo cultural do Ceará. É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, e atua em parceria com o Governo do Ceará, especialmente com a Secretaria de Cultura, maior e mais antiga parceira da instituição.
A OS é especialista na Gestão de Experiências de Formação e Fruição Cultural em Artes, Patrimônio e Memória, Gastronomia Social, Esporte e Meio Ambiente e, atualmente, faz a gestão de 16 espaços e equipamentos públicos, em parceria com o Governo do Ceará, sendo cinco no interior do Estado.
Comentários
Postar um comentário