Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta segunda-feira (26 de agosto de 2024), para:
- Radialista Francisco de Assis Matos.
- Radialista Francisco Wander Gomes Bezerra.
- Patrick Gomes Anchieta.
- Walter Gomes.
- José Maria Castro.
- Ingrid Custódio Romero.
Arquivo Nirez para 26 de agosto na História do Ceará:
- 1824 - Proclamada a República no Ceará, em um grande Conselho de 450 eleitores, presidido por Tristão Gonçalves, em adesão à República do Equador.
- 1850 - A Chefia de Polícia passa, para as mãos do comerciante português José Maria Eustáquio Vieira, que no dia seguinte passa o cargo ao juiz Luís Rodrigues Samico.
- 1884 - Publicado o primeiro número do jornal “Infância”, em Fortaleza.
- 1885 - Muda novamente de comando, a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, saindo o capitão-tenente Manuel Augusto de Castro Menezes e entrando o 1º tenente Carlos Vidal de Oliveira Freitas.
- 1894 - Inaugura-se nesta Capital a Fábrica de Curtumes (Curtume Cearense), no bairro do Jacarecanga, no local onde hoje fica a Escola de Aprendizes Marinheiros, na Avenida Philomeno Gomes, 30.
- 1900 - Publicado em Fortaleza o jornalzinho amolecado “O Charutinho”, por José Carolino.
- 1905 - Morre, em Fortaleza, vítima de tuberculose, Jovino Guedes Alcoforado, um dos fundadores da república no Ceará. Foi professor do Liceu do Ceará. Era membro da Padaria Espiritual, na qual usava o pseudônimo de Venceslau Tupiniquim. Era cearense de Arneirós nascido a 26/8/1859. Hoje é nome de rua na Aldeota.
- 1908 - Inaugurado o primeiro cinema fixo em Fortaleza, pois até então haviam passado vários tipos de cinemas itinerantes. Instalado pelo italiano Victor Di Maio, inaugura-se o Teatro Art-Nouveau, ou Cinematógrafo Art-Nouveau, ou ainda Cinema Di-Maio, no “Maison Art-Nouveau”, na esquina da Rua Municipal (Guilherme Rocha) com Rua da Palma (Major Facundo). O programa inaugural exibiu o filme “As vítimas do dever”, da Ambrósio.
- 1920 - Assume o cargo de Chefe de Polícia o poeta humorista ipuense Abílio Martins. Equivale hoje ao cargo de Secretário de Segurança Pública e Defesa da Cidadania.
- 1921 - Em Fortaleza os artistas João Teixeira Guimarães (João Pernambuco) e José Luís Calazans Rodrigues (Jararaca), que dão recital no Salão Juvenal Galeno, depois Casa de Juvenal Galeno.
- 1925 - Toma posse, no comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, o tenente-coronel Vicente Francelino de Albuquerque, substituindo o tenente-coronel Gustavo Frederico Bentenmuller.
- 1925 - Morre, em Fortaleza, pobre e esquecido, o pintor autor do quadro “Fortaleza Liberta”, feito em 1884, comemorando a libertação dos escravos no Ceará e que se encontra hoje no Museu do Ceará, José Irineu de Sousa. Morou muitos anos no Pará. Nascera em Fortaleza a 25/3/1850.
- 1926 - Funda-se, em Fortaleza, o Instituto dos Contadores e Guarda-Livros do Ceará, em reunião presidida por Francisco Riquet.
- 1927 - Assume o comando do Regimento Policial do Ceará, o major Tomaz Maciel Pinheiro, pertencente àquela corporação.
- 1928 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Futebol, com a partida entre Fortaleza Esporte Clube e Esporte Clube Maguari, no Campo do Alagadiço, com a vitória de 2x0 para o Fortaleza Esporte Clube que se sagra Tricampeão.
- 1928 - Fundado, em Fortaleza, mais um clube de futebol, o José de Alencar Foot-ball Club.
- 1928 - Passa por Fortaleza a jangada que faz o raide Aracati-Belém, patrocinada pela Sociedade de Estivadores da Borracha no Pará. Os pilotos da jangada são os pescadores Bernardino Fernando do Nascimento e José Isidoro dos Santos.
- 1941 - Começa a demolição do quarteirão que fica entre a Rua Major Facundo, Travessa Pará, Rua Floriano Peixoto e Rua Guilherme Rocha, na Praça do Ferreira, para construção do edifício que vai abrigar a Prefeitura Municipal. O prédio nunca foi iniciado e no local foi construída, de início, uma pequena praça, depois o Abrigo Central e por fim o alongamento da Praça do Ferreira. É triste como se destrói com facilidade em nossa terra. Naquele quarteirão ficava um dos mais antigos e importantes sobrados de Fortaleza, a Intendência Municipal.
- 1955 - Os desportistas cearenses trazem do Sul do País o futebol de salão, modalidade esportiva com muitos adeptos no Rio de Janeiro e em São Paulo, sendo considerada uma ameaça ao basquetebol e ao voleibol. Em Fortaleza, o primeiro clube a lançar a ideia é o Clube Líbano Brasileiro, por intermédio de Carlos Gazzeli, que trouxe do Rio todo o material necessário para a prática do novo esporte. Reúne duas turmas de rapazes do seu clube e forma ''o Líbano'' e o ''Cairo'', ambos do Líbano.
- 1960 - Morre em Fortaleza o monsenhor José Alves Ribeiro Quinderé (Monsenhor Quinderé), sendo sepultado no dia seguinte. Depois seus despojos foram trasladados para a Catedral Metropolitana. Homem de letras, deixou várias obras publicadas. Era cearense de Maranguape nascido em 1/1/1882. O governo estadual decretou luto oficial por três dias. Hoje existe uma rua com seu nome na Aldeota.
- 1964 - Assume o comando do 10º Grupamento de Obuses - 10ºGO, o militar cearense, coronel Luciano Salgado Santos.
- 1968 - O padre Giovani Saboia de Castro assume a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Montese.
- 1975 - A Igreja do Patrocínio, na Praça José de Alencar, é cercada por grades para afastar do templo as prostitutas e vadios que ali fazem ponto durante a noite e a madrugada. De dia, o patamar da Igreja é transformado em comércio de ambulantes, com vendas de frutas e ninharias que atrapalham até mesmo os passantes, naquela artéria. As grades protegerão o templo de dia e de noite, a exemplo do que é feito na Bahia e em outros centros, zelando pelo patrimônio histórico e artístico de Fortaleza.
- 1983 - Abre-se a XII Feira dos Municípios, no Parque de Exposições da Secretaria de Agricultura do Estado.
- 1992 - Reaberto ao tráfego o trecho da Rua Domingos Olímpio entre a Rua Barão de Aratanha e a Avenida Aguanambi.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário