Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, neste domingo (4 de agosto de 2024), para:

  • 80 anos do jornalista Levi Lafeta (foto).
  • 71 anos do cineasta Rosemberg Cariry.

  • 65 anos de Artur José Vieira Bruno (foto).
  • 50 anos de radialista Carlos Antônio Cassiano de Barros.
  • 44 anos do jornalista Igor Reinaldo Melo.

  • 30 anos da jornalista Brenda Alvino (foto com Turma da FIC).

  • 28 anos da jornalista Carla Liara (foto).
  • Professor Clineu França (foto).
  • Ana Lu Santos.
  • Damirys Pompeu.




Arquivo Nirez para 4 de agosto na História do Ceará:
  • 1849 - Vicente Ferreira Mendes Pereira tem que viajar para o Rio de Janeiro e assumindo em seu lugar no cargo de Chefe de Polícia o juiz Antônio José Machado.
  • 1860 - Criada a Irmandade da Misericórdia pela Lei Provincial 928, do presidente da Província Antônio Marcelino Nunes Gonçalves para administrar o Hospital que a partir de sua instalação passou a denominar-se Santa Casa de Misericórdia. Instalou-se em 14/03/1861 em virtude do Regulamento de 14/09/1847 e mandada começar sua construção pelo presidente Inácio Corrêa de Vasconcelos em 1847 sob o nome de Hospital de Caridade com os restos das esmolas conseguidas para as vítimas da seca de 1845. Em 1848 os trabalhos foram suspensos recomeçando no ano seguinte. A partir de 1854 a obra esteve em andamento graças ao cidadão Antônio Rodrigues Ferreira de Macedo, o Boticário. Toda a obra foi feita com recursos oriundos de ajuda da população e em 1857 o prédio ficou concluído. O prédio era somente a parte térrea. A Lei citada autorizou a presidência instalar a Irmandade da Misericórdia, a cujo cargo deveria ficar a administração do hospital. A Lei 1009 de 19/9/1861 mudou o nome de Hospital de Caridade para Santa Casa de Misericórdia. Em 1922 iniciaram-se as obras de reforma do prédio da Santa Casa, que passou a ter dois pavimentos. O prédio atual é projeto do arquiteto italiano P. Fiorillo. Desde o início até hoje a Santa Casa de Misericórdia tem vivido sempre com muita dificuldade e com a ajuda de toda a sociedade através de vários tipos de campanhas.
  • 1867 - Publicado em Fortaleza o “Jornal do Domingo”, impresso na Tipografia na Rua da Cadeia nº 48, com oito páginas, tendo como redator José de Barcelos da Silva Sobrinho, que era também o compositor do jornal. Teve apenas 24 números.
  • 1918 - Lançada, com a presença do Presidente do Estado, engenheiro João Tomé de Saboia e Silva, do Arcebispo Metropolitano Dom Manuel da Silva Gomes e de Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart), a pedra fundamental do prédio destinado ao Instituto Pasteur do Ceará, na Avenida Bezerra de Menezes.
  • 1926 - Mais uma associação literária surge em Fortaleza, o grêmio Hora Intelectual, fundado por um grupo de alunos da Faculdade de Direito do Ceará.
  • 1929 - Inaugurado oficialmente o bairro São Gerardo, no Alagadiço, com a presença do Prefeito Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne) que discursou na ocasião.
  • 1929 - Inaugura-se, na Rua Floriano Peixoto, 155, uma nova casa de modas, a Ceará Chic, da firma Correia Barbosa & Companhia Ltda.
  • 1938 - A antiga Praça Marquês do Herval passa a denominar-se Praça José de Alencar. Nela já existiam desde 1910, o Theatro José de Alencar e de 1929 a estátua do escritor, além de seus jardins já terem o nome do escritor desde 1932. A atual Praça José de Alencar já foi chamada de Praça do Patrocínio. No dia 1º/5/1929, na administração do prefeito Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne), foi nela inaugurada, por iniciativa do jornalista Gilberto Pessoa Torres Câmara (Gilberto Câmara), então presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), a estátua do escritor cearense José de Alencar, esculpida por Humberto Bartolomeu Cozzo (Humberto Cozzo) sob o patrocínio do cônsul italiano no Ceará, Francisco De Francesco Di Ângelo (Francisco Ângelo).
  • 1939 - Instala-se no prédio da Assembleia Legislativa do Estado - que foi dissolvida por Getúlio - o Departamento Administrativo do Ceará.
  • 1942 - Morre, às 6h45, em Fortaleza, num desastre aéreo, o aluno do curso de pilotagem Enegildo Giordano (Balalaika), de apenas 16 anos de idade. O avião que pilotava, o Visconde de Taunay, um pipper cub pertencente ao Aero Clube do Ceará, cai no quarteirão entre a Avenida Santos Dumont, Rua Costa Barros, Avenida Dom Luís (Avenida Dom Manuel) e Rua 25 de Março. Surgem lendas em torno do acontecido, entre elas a de que Balalaika teria brigado com a namorada e suicida-se jogando o aparelho que pilotava no quintal de sua amada, na Avenida Dom Manuel. Seu sepultamento ocorre no mesmo dia.
  • 1945 - Inicia-se, em Fortaleza, oficializada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF, a prática da Semana Inglesa, onde as horas semanais são divididas de forma a deixar a tarde de sábado livre de trabalho. De segunda a sexta-feira o comércio é aberto de 7h30 às 11 horas e de 13 às 18 horas e no sábado de 7 às 12 horas.
  • 1950 - Em Fortaleza, visitando o Ceará, o governador de São Paulo, Adhemar Pereira de Barros (Adhemar de Barros), em excursão política pró-candidatura de Getúlio Vargas à Presidência da República.
  • 1956 - O jornal O Povo inaugura, com a presença do governador Paulo Sarasate Ferreira Lopes, do comandante da 10ª Região Militar - 10ªRM., general Alberto Ribeiro Salaberry (Alberto Salaberry), e do arcebispo de Fortaleza, dom Antônio de Almeida Lustosa, sua nova máquina impressora, uma rotativa MAN, que imprime 16 páginas a 32 mil exemplares por hora, quando ainda estava no Edifício Demócrito Rocha, sede da Rua Senador Pompeu nº 1082. Até então era impresso em uma rotoplano. Discursa na ocasião o jornalista José Raymundo de Albuquerque Costa (José Raimundo Costa), gerente da Empresa que, concluindo suas palavras, pede ao governador que acione a máquina.
  • 1959 - Explosão, seguida de incêndio, na Casa de Saúde César Cals, morrendo uma enfermeira e uma copeira e saindo feridas várias pessoas, entre as quais o estudante João Nogueira Jucá, ao tentar salvar as vítimas do incêndio, vindo a falecer no dia 11. Posteriormente, no dia 25/9/1960 seu busto foi colocado na praça fronteiriça ao hospital. A ação do Corpo de Bombeiros foi decisiva.
  • 1973 - Dom Aloísio Lorscheider, o novo titular da Arquidiocese, chega a Fortaleza. Revelou a saudade que sente de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, de onde foi o primeiro bispo.
  • 1975 - Descoberto o cometa Kobayashi-Berger-Milton, sendo observado em Fortaleza, pelos astrônomos Cláudio Benevides Pamplona (Cláudio Pamplona) e Jackson Brandi Barbosa, do Observatório Astronômico Herschel-Einstein.
  • 1977 - Eleita com 23 votos contra 15, para a Academia Brasileira de Letras - ABL, a escritora cearense Rachel de Queirós, a primeira mulher a ocupar uma cadeira naquela casa de cultura.
  • 1980 - Instalado, no Imperial Othon Palace, o II Congresso Brasileiro de Alcoolismo e Drogas promovido pela UFC, Instituto de Psicologia e Psiquiatria de Fortaleza e o Instituto Brasileiro de Alcoolismo e Drogas.
  • 1983 - Chega em Fortaleza, para uma visita ao Estado do Ceará, o vice-presidente Aureliano Chaves.
  • 1989 - Repercute de maneira dolorosa na Cidade a morte do compositor, instrumentista e cantor Luís Gonzaga do Nascimento, o criador do baião urbano e grande parceiro do cearense Humberto Cavalcanti Teixeira (Humberto Teixeira). Nascera em Exu, PE, em 13/12/1912.
  • 2002 - Abre-se em Fortaleza, às 10h, no Centro de Convenções Edson Queiroz, o 87º Congresso Internacional de Esperanto com a participação de 52 países, com programação até o próximo dia 10, usando a chamada língua universal como idioma do encontro. Nas reuniões, entre os vários temas discutidos, assuntos ligados ao meio ambiente, medicina, segurança e turismo. O esperanto foi criado na Polônia pelo médico. L. Zamenhof que publicou o primeiro livro, Lingvo Internacia ou Manual da Língua Internacional, em 1887, sob o pseudônimo de Doutor Esperanto.

Com informações:

  • Apcdec.
  • Arquivo Nirez.
  • Facebook.
  • Frisson News.
  • Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Futricas Culturais

 

Futricas da Libertadores

 

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Futricas Culturais

 

Futricas da Libertadores