Felicidades do #BlogdoLauriberto, neste domingo (4 de agosto de 2024), para:
- 80 anos do jornalista Levi Lafeta (foto).
- 71 anos do cineasta Rosemberg Cariry.
- 65 anos de Artur José Vieira Bruno (foto).
- 50 anos de radialista Carlos Antônio Cassiano de Barros.
- 44 anos do jornalista Igor Reinaldo Melo.
- 30 anos da jornalista Brenda Alvino (foto com Turma da FIC).
- 28 anos da jornalista Carla Liara (foto).
- Professor Clineu França (foto).
- Ana Lu Santos.
- Damirys Pompeu.
- 1849 - Vicente Ferreira Mendes Pereira tem que viajar para o Rio de Janeiro e assumindo em seu lugar no cargo de Chefe de Polícia o juiz Antônio José Machado.
- 1860 - Criada a Irmandade da Misericórdia pela Lei Provincial 928, do presidente da Província Antônio Marcelino Nunes Gonçalves para administrar o Hospital que a partir de sua instalação passou a denominar-se Santa Casa de Misericórdia. Instalou-se em 14/03/1861 em virtude do Regulamento de 14/09/1847 e mandada começar sua construção pelo presidente Inácio Corrêa de Vasconcelos em 1847 sob o nome de Hospital de Caridade com os restos das esmolas conseguidas para as vítimas da seca de 1845. Em 1848 os trabalhos foram suspensos recomeçando no ano seguinte. A partir de 1854 a obra esteve em andamento graças ao cidadão Antônio Rodrigues Ferreira de Macedo, o Boticário. Toda a obra foi feita com recursos oriundos de ajuda da população e em 1857 o prédio ficou concluído. O prédio era somente a parte térrea. A Lei citada autorizou a presidência instalar a Irmandade da Misericórdia, a cujo cargo deveria ficar a administração do hospital. A Lei 1009 de 19/9/1861 mudou o nome de Hospital de Caridade para Santa Casa de Misericórdia. Em 1922 iniciaram-se as obras de reforma do prédio da Santa Casa, que passou a ter dois pavimentos. O prédio atual é projeto do arquiteto italiano P. Fiorillo. Desde o início até hoje a Santa Casa de Misericórdia tem vivido sempre com muita dificuldade e com a ajuda de toda a sociedade através de vários tipos de campanhas.
- 1867 - Publicado em Fortaleza o “Jornal do Domingo”, impresso na Tipografia na Rua da Cadeia nº 48, com oito páginas, tendo como redator José de Barcelos da Silva Sobrinho, que era também o compositor do jornal. Teve apenas 24 números.
- 1918 - Lançada, com a presença do Presidente do Estado, engenheiro João Tomé de Saboia e Silva, do Arcebispo Metropolitano Dom Manuel da Silva Gomes e de Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart), a pedra fundamental do prédio destinado ao Instituto Pasteur do Ceará, na Avenida Bezerra de Menezes.
- 1926 - Mais uma associação literária surge em Fortaleza, o grêmio Hora Intelectual, fundado por um grupo de alunos da Faculdade de Direito do Ceará.
- 1929 - Inaugurado oficialmente o bairro São Gerardo, no Alagadiço, com a presença do Prefeito Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne) que discursou na ocasião.
- 1929 - Inaugura-se, na Rua Floriano Peixoto, 155, uma nova casa de modas, a Ceará Chic, da firma Correia Barbosa & Companhia Ltda.
- 1938 - A antiga Praça Marquês do Herval passa a denominar-se Praça José de Alencar. Nela já existiam desde 1910, o Theatro José de Alencar e de 1929 a estátua do escritor, além de seus jardins já terem o nome do escritor desde 1932. A atual Praça José de Alencar já foi chamada de Praça do Patrocínio. No dia 1º/5/1929, na administração do prefeito Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne), foi nela inaugurada, por iniciativa do jornalista Gilberto Pessoa Torres Câmara (Gilberto Câmara), então presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), a estátua do escritor cearense José de Alencar, esculpida por Humberto Bartolomeu Cozzo (Humberto Cozzo) sob o patrocínio do cônsul italiano no Ceará, Francisco De Francesco Di Ângelo (Francisco Ângelo).
- 1939 - Instala-se no prédio da Assembleia Legislativa do Estado - que foi dissolvida por Getúlio - o Departamento Administrativo do Ceará.
- 1942 - Morre, às 6h45, em Fortaleza, num desastre aéreo, o aluno do curso de pilotagem Enegildo Giordano (Balalaika), de apenas 16 anos de idade. O avião que pilotava, o Visconde de Taunay, um pipper cub pertencente ao Aero Clube do Ceará, cai no quarteirão entre a Avenida Santos Dumont, Rua Costa Barros, Avenida Dom Luís (Avenida Dom Manuel) e Rua 25 de Março. Surgem lendas em torno do acontecido, entre elas a de que Balalaika teria brigado com a namorada e suicida-se jogando o aparelho que pilotava no quintal de sua amada, na Avenida Dom Manuel. Seu sepultamento ocorre no mesmo dia.
- 1945 - Inicia-se, em Fortaleza, oficializada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF, a prática da Semana Inglesa, onde as horas semanais são divididas de forma a deixar a tarde de sábado livre de trabalho. De segunda a sexta-feira o comércio é aberto de 7h30 às 11 horas e de 13 às 18 horas e no sábado de 7 às 12 horas.
- 1950 - Em Fortaleza, visitando o Ceará, o governador de São Paulo, Adhemar Pereira de Barros (Adhemar de Barros), em excursão política pró-candidatura de Getúlio Vargas à Presidência da República.
- 1956 - O jornal O Povo inaugura, com a presença do governador Paulo Sarasate Ferreira Lopes, do comandante da 10ª Região Militar - 10ªRM., general Alberto Ribeiro Salaberry (Alberto Salaberry), e do arcebispo de Fortaleza, dom Antônio de Almeida Lustosa, sua nova máquina impressora, uma rotativa MAN, que imprime 16 páginas a 32 mil exemplares por hora, quando ainda estava no Edifício Demócrito Rocha, sede da Rua Senador Pompeu nº 1082. Até então era impresso em uma rotoplano. Discursa na ocasião o jornalista José Raymundo de Albuquerque Costa (José Raimundo Costa), gerente da Empresa que, concluindo suas palavras, pede ao governador que acione a máquina.
- 1959 - Explosão, seguida de incêndio, na Casa de Saúde César Cals, morrendo uma enfermeira e uma copeira e saindo feridas várias pessoas, entre as quais o estudante João Nogueira Jucá, ao tentar salvar as vítimas do incêndio, vindo a falecer no dia 11. Posteriormente, no dia 25/9/1960 seu busto foi colocado na praça fronteiriça ao hospital. A ação do Corpo de Bombeiros foi decisiva.
- 1973 - Dom Aloísio Lorscheider, o novo titular da Arquidiocese, chega a Fortaleza. Revelou a saudade que sente de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, de onde foi o primeiro bispo.
- 1975 - Descoberto o cometa Kobayashi-Berger-Milton, sendo observado em Fortaleza, pelos astrônomos Cláudio Benevides Pamplona (Cláudio Pamplona) e Jackson Brandi Barbosa, do Observatório Astronômico Herschel-Einstein.
- 1977 - Eleita com 23 votos contra 15, para a Academia Brasileira de Letras - ABL, a escritora cearense Rachel de Queirós, a primeira mulher a ocupar uma cadeira naquela casa de cultura.
- 1980 - Instalado, no Imperial Othon Palace, o II Congresso Brasileiro de Alcoolismo e Drogas promovido pela UFC, Instituto de Psicologia e Psiquiatria de Fortaleza e o Instituto Brasileiro de Alcoolismo e Drogas.
- 1983 - Chega em Fortaleza, para uma visita ao Estado do Ceará, o vice-presidente Aureliano Chaves.
- 1989 - Repercute de maneira dolorosa na Cidade a morte do compositor, instrumentista e cantor Luís Gonzaga do Nascimento, o criador do baião urbano e grande parceiro do cearense Humberto Cavalcanti Teixeira (Humberto Teixeira). Nascera em Exu, PE, em 13/12/1912.
- 2002 - Abre-se em Fortaleza, às 10h, no Centro de Convenções Edson Queiroz, o 87º Congresso Internacional de Esperanto com a participação de 52 países, com programação até o próximo dia 10, usando a chamada língua universal como idioma do encontro. Nas reuniões, entre os vários temas discutidos, assuntos ligados ao meio ambiente, medicina, segurança e turismo. O esperanto foi criado na Polônia pelo médico. L. Zamenhof que publicou o primeiro livro, Lingvo Internacia ou Manual da Língua Internacional, em 1887, sob o pseudônimo de Doutor Esperanto.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário