Felicidades do #BlogdoLauriberto, neste sábado (31 de agosto de 2024), para:
- 68 anos de Vicente de Paula (foto).
- 63 anos de Barbara Oliveira da Silva.
- 60 anos do radialista Marcos Lima.
- Jornalista Karol Andrade (foto).
- Radialista Luiz Camurça Filho.
- Radialista Paulo César Pereira de Sousa.
- Radialista Sílvio dos Santos Filho.
- Jorge Oliveira.
- Matheus Vitor.
- Fernando Albuquerque.
- Jeferson Silveira.
Arquivo Nirez para 31 de agosto na História do Ceará:
- 1886 - Grande incêndio destrói a casa de negócios de José Pinto Coelho, na esquina da Rua do Major Facundo com a Travessa das Trincheiras (Rua Liberato Barroso).
- 1893 - Morre no Rio de Janeiro, aos 52 anos de idade, José Júlio de Albuquerque Barros, (Barão de Sobral) que fora o 41º presidente da província. Exercia na ocasião o cargo de Procurador-Geral da República. Nascera em Sobral no dia 11/5/1841.
- 1898 - A redação do jornal “O Rebate”, sita à Rua Major Facundo, 138 (antigo), é invadida pela Força Policial sob o comando do major Pedro de Araújo Sampaio, sendo totalmente empastelada.
- 1909 - Criada, pela Lei 987, a Chefatura de Polícia.
- 1925 - Abre-se a Casa Alemã, da firma A. Frota & Companhia, de Ananias Frota de Vasconcelos e Cora Jandira Ribeiro Lima, na Rua Guilherme Rocha, 75/77 (antigos).
- 1926 - Publicada a revista Gotas de Orvalho, das normalistas do Instituto Santa Dorotéia (Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração) de Fortaleza, dirigida por Lígia Alencar, gerenciada por Lucinda Pires, tendo como vice-gerente Eleonor Rosa e redatoras, Olívia Sampaio Xavier Rodrigues, Aurélia Inês T. Ferrer e Maria Bezerra Saraiva.
- 1933 - Morre, em Fortaleza, Amadeu de Carvalho Rocha, sócio gerente da Casa Amadeu.
- 1940 - Realiza-se a eleição para a nova diretoria da Sociedade Numismática e Filatélica Cearense. Presidente de Honra: professor Francisco Dias da Rocha; Presidente: Raimundo Gomes; Vice-presidente: jornalista Demócrito Rocha; Tesoureiro: Alcides de Castro Santos (Alcides Santos); Secretários: Francisco Gonzaga e Celso Matos. Secção Filatélica - Diretores: Francisco Vieira, Gezildo Dória e Sindulfo Câmara. Secção Numismática - Diretores: Tito de Castro Menezes, Artur Walter Cabral e José de Moura Ramos. Revista: Eusébio de Sousa e Oscar Hartherly.
- 1942 - O Brasil passa do Estado de Beligerância para o Estado de Guerra, com a Alemanha e a Itália.
- 1944 - Raimundo Renato de Almeida Braga (Renato Braga) toma posse em cadeira no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
- 1949 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF, na pessoa do prefeito Acrísio Moreira da Rocha, faz doação de um terreno no centro da Cidade para construção da sede da Associação Cearense de Imprensa-ACI, espaço ocupado por velhos prédios abandonados em ruína, na esquina da Rua Floriano Peixoto com Travessa São Francisco (hoje Rua Perboyre e Silva).
- 1957 - Instala-se, em Fortaleza, a primeira gravadora de discos cearense, a marca Iparana, cujos discos eram prensados no Recife-PE, pelos Irmãos Rozemblit. O presidente era o radialista, político e publicitário Aécio de Borba Vasconcelos.
- 1962 - Inaugurada uma estátua do escritor Gustavo Adolfo Luís Guilherme Dodt da Cunha Barroso (Gustavo Barroso), na Praça que tem o seu nome, iniciativa dos intelectuais de Fortaleza, entre eles Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira), Raimundo Girão, Manuel Albano Amora e Mozart Soriano Aderaldo.
- 1962 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel aviador Carlos Júlio Amaral da Cunha, substituindo o também coronel aviador Roberto Hipólito da Costa.
- 1965 - O general Murilo Borges Moreira recebe na Assembleia Legislativa do Estado o Título de Cidadão Cearense.
- 1965 - Inaugurada a loja Milano Roupas S. A., dirigida por Oscar Roque Bezerra, presidente; Anselmo Roque Bezerra, Vice-presidente; Expedito Leite de Sousa, diretor comercial; e Venício Prata, diretor financeiro, na Rua Major Facundo nº 584, na Praça do Ferreira.
- 1967 - Por sugestão do historiador Raimundo Girão, através da Secretaria de Cultura do Estado, é sancionada pelo governador Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo), a Lei nº 8.889 que dita as dimensões exatas da Bandeira do Ceará e altera as armas nela contidas, tirando os ramos de café e algodão que o ladeavam, simplificando sua confecção.
- 1971 - Inaugurada em Fortaleza a Central de Asfalto, com as presenças do governador César Cals de Oliveira e do prefeito Vicente Cavalcante Fialho.
- 1972 - Morre, em São Paulo-SP, Romeu Aldigueri, proprietário das Lojas de Variedades e sua filial A Flama, em sociedade com Juarez de Albuquerque Pinto. Foi um dos pioneiros em supermercados em Fortaleza. Presidiu, o Rotary Club de Fortaleza. Era natural da cidade do Rio de Janeiro, onde nascera em 20/11/1913.
- 1974 - Tem início a IV Feira dos Municípios, às 17 horas, no Parque de Exposições Governador César Cals, na Secretaria de Agricultura.
- 1976 - Morre o artista plástico e fotógrafo conhecido por TX, cujo nome real e completo era Pretextato Bezerra.
- 1979 - Morre, em Belo Horizonte, MG, o general Ciro do Espírito Santo Cardoso, que comandou a 10ª Região Militar em Fortaleza, CE, no período de 19/5/1950 a 5/3/1951.
- 1981 - Inaugura-se a Central Cearense de Artesanato Luísa Távora - CCALT, na Aldeota, no quarteirão entre a Rua Carlos Vasconcelos, Rua Costa Barros, Rua Monsenhor Bruno e Avenida Santos Dumont, onde antes existia o Palácio do Plácido, obra do arquiteto Pedro Rossi, cearense radicado em São Paulo.
- 1981 - Morte em acidente de trabalho ocorre, em edifício em construção na Rua Barbosa de Freitas nº 101, quando o operário Waldemar Rodrigues de Souza cai do 7º andar.
- 1984 - Funda-se o Núcleo Independente de Estudos e Pesquisas do Ceará - Niepce.
- 1987 - Morre, em Brasília, o desembargador e jornalista José Colombo de Sousa, vítima de acidente vascular cerebral, sendo sepultado na Capital Federal. Era cearense de Itapipoca, nascido em 02/03/1913.
- 1988 - Às 20h30min o Grupo Cidade de Comunicação (ou Patriolino Ribeiro de Sousa) inaugura as novas instalações de sua sede, na Avenida Desembargador Moreira, 2055, na Estância (Dionísio Torres), o Edifício Raimundo Pessoa de Queirós que na ocasião recebeu novo nome, o do fundador do grupo, Edifício Patriolino Ribeiro.
- 1990 - A Capitania dos Portos do Ceará tem novo comandante, quando assume o capitão de fragata Carlos Barbosa Faillace, em substituição ao também capitão de fragata Carlos Eduardo Massayoshi Naito.
- 1992 - A 10ª Região Militar está com novo comandante, o general Victor José Schlobach Fortuna, que assume, substituindo o general Sérgio Régis Nunes Franco.
- 1993 - Funda-se o Centro Integrado de Educação e Saúde Professor Francisco Maurício de Matos Dourado, funcionando em prédio na Avenida Desembargador Floriano Benevides nº 391, no Edson Queiroz.
- 1995 - Falece, em Fortaleza, aos 70 anos de idade, o médico e ex-deputado Acilon Gonçalves Pinto, cearense de Aurora nascido em 02/05/1925.
- 1998 - Morre, aos 69 anos de idade, o empresário José Gaudêncio Moreira, fundador e proprietário da Auto Viação Fortaleza. Era natural de Nova Russas onde nascera a 24/1/1929. É hoje nome de rua na Lagoa Redonda.
- 2000 - Inaugura-se a nova sede do Tribunal do Povo, na Avenida Santos Dumont, 1425, falando na ocasião a desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará - TJEC.
- 2002 - Inaugurada à noite a Casa da Comédia Cearense, na Rua Major Pedro Sampaio, 1190, no Rodolfo Teófilo, iniciativa dos atores Luís Haroldo Cavalcante Serra (Haroldo Serra) e Hiramisa Serra. Na ocasião, é entregue o troféu “Tripé”, honraria destinada a personalidades que apoiaram os trabalhos realizados pela trupe Comédia Cearense, nos seus 45 anos de existência. Um dos objetivos do novo espaço é preservar a história do teatro cearense. Os agraciados foram o jornalista José Edilmar Norões Coelho (TV Verdes Mares); a jornalista Wanda Palhano (O Estado); o empresário Demócrito Dummar (O Povo); o jornalista José Anderson Sandes (Diário do Nordeste); o radialista Armando Ponte de Vasconcelos (Armando Vasconcelos) (TV Cidade); o jornalista Fernando Eugênio Marinho (TV Jangadeiro); o jornalista Roberto Moreira (TV Diário); o jornalista Godofredo Pereira (TV Ceará); o educador Roberto de Carvalho Rocha (Colégio Christhus); Márcio de Souza (Presidente da Funarte); o empresário Álvaro Jarreta (Grupo Pão de Açúcar) e a beletrista Fernanda Maria Romero Quinderé (Fernanda Quinderé) (50 anos de arte).
- 2004 - Lançado o livro "O Benfica de ontem e de hoje", do escritor cearense Francisco de Andrade Barroso, no salão da Saga, localizada na Avenida João Pessoa, 3461, às 19h30. O autor já tem outras quatro publicações, “Os Andrades”, “Família Santos Lessa” e “As Igrejas do Ceará, volumes 1 e 2”, todas independentes. Francisco de Andrade Barroso é conselheiro da Associação Cearense de Auditores Fiscais da Previdência, vice-presidente da Academia do Columinjuba, diretor da Sociedade Cearense de Geografia e História, sócio do Colégio Brasileiro de Genealogia do Rio de Janeiro, pesquisador e autor de crônicas históricas.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário