Neste sábado (24/8/2024), o Projeto Bike sem Barreiras retoma as atividades na Praia de Iracema, proporcionando um momento de lazer e inclusão para pessoas com deficiência, autismo ou mobilidade reduzida. A iniciativa, que oferece três modelos de bicicletas adaptadas, é uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), e a Uninassau, instituição que já desenvolve o programa em outras cidades do país.
O evento é aberto a toda a população, de 8h30 às 12 horas. Quem tiver interesse em participar pode comparecer na tenda da ação, localizada ao lado do Centro Cultural Belchior e em frente ao projeto Praia Acessível. Não é necessário agendamento prévio, basta apresentar um documento de identificação com foto.
Profissionais e estudantes da Uninassau darão suporte aos participantes durante o evento, apresentando os modelos de bicicletas adaptadas e acompanhando os participantes em trecho da orla.
Dentre as opções de bikes, a bicicleta dupla pode ser pedalada por duas pessoas, sendo uma delas com deficiência visual, por exemplo, acompanhada por um monitor ou acompanhante. Outra alternativa é a "The Duet", que consiste em uma bicicleta com uma cadeira de rodas no lugar da roda dianteira. Além disso, o projeto inclusive dispõe a"handbike", um triciclo adaptado para ser pedalado com as mãos.
Como levar grupos para o projeto: O Bike sem Barreiras também oferece auxílio no deslocamento de grupos ligados a entidades e organizações, em parceria com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), até o local de realização do evento.
Para utilizar o serviço é necessário entrar em contato com a Gerência de Gestão Cicloviária da AMC através do e-mail ggciclo.amc@gmail.com, informando o número de pessoas, endereço de origem do deslocamento, quantidade de responsáveis pelo grupo, contato e data pretendida.
Neste sábado (24), o programa receberá pessoas assistidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Fortaleza. As próximas edições serão realizadas em 14 e 21 de setembro.
Comentários
Postar um comentário