O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano) sofreu um atentado, na noite deste sábado (13/7/2024), quando fazia um comício de campanha na Pensilvânia. Trump levou um tirou na orelha e foi levado para o Hospital. O atirador acabou sendo morto.
- Donald Trump: “Quero agradecer ao Serviço Secreto dos Estados Unidos e a todas as autoridades policiais pela sua rápida resposta ao tiroteio que acabou de ocorrer em Butler, Pensilvânia. Mais importante ainda, quero apresentar as minhas condolências à família da pessoa que morreu no comício e também à família de outra pessoa que ficou gravemente ferida. É incrível que tal ato possa ocorrer em nosso País. Nada se sabe até o momento sobre o atirador, que já está morto. Fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado, pois ouvi um zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a pele. Houve muito sangramento, então percebi o que estava acontecendo. DEUS ABENÇOE A AMÉRICA!”
- Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democrata): Fui informado sobre o tiroteio no comício de Donald Trump na Pensilvânia. Estou grato em saber que ele está seguro e bem. Estou rezando por ele e sua família e por todos aqueles que estiveram presentes no comício, enquanto aguardamos mais informações. Jill e eu estamos gratos ao Serviço Secreto por tê-lo colocado em segurança. Não há lugar para esse tipo de violência na América. Devemos nos unir como uma nação para condená-lo".
- Ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (Democrata): Não há absolutamente nenhum lugar para a violência política na nossa democracia. Embora ainda não saibamos exatamente o que aconteceu, todos deveríamos estar aliviados pelo facto de o ex-presidente Trump não ter sido gravemente ferido e aproveitar este momento para nos comprometermos novamente com a civilidade e o respeito na nossa política. Michelle e eu desejamos a ele uma rápida recuperação".
- Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT): O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável".
- Deputado federal José Nobre Guimarães (PT-CE): Condenamos a violência política! O diálogo e o debate público devem nortear as democracias. Não há espaço para a brutalidade onde imperam o respeito, a tolerância e os valores democráticos".
- Ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner: Há poucos momentos vi imagens terríveis na televisão. Toda a minha solidariedade ao ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato Donald Trump pelo ataque que sofreu há poucas horas no estado da Pensilvânia. Penso que não é necessário esclarecer que não temos as mesmas ideias: o respeito pela vida dos outros está acima de tudo nas diferenças políticas ou ideológicas".
- Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT): Chocante e inadmissível a violência contra Trump e seus apoiadores. A polarização política não pode prevalecer sobre os valores que nos unem como seres humanos e cidadãos".
- Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB): Lamento profundamente o atentado sofrido pelo ex-presidente Donald Trump em comício na Pensilvânia (EUA). A defesa da democracia e o combate ao ódio político, tão presentes nos extremos, são essenciais para a paz e a estabilidade das nações. Torço por sua pronta recuperação".
Comentários
Postar um comentário