Pular para o conteúdo principal

Protagonismo do Ceará fomenta Pesquisa Científica e Produção Acadêmica em Hidrogênio Verde

Entre os muitos fatores que tornam o Ceará um importante player no cenário global de transição energética, a força do trabalho conjunto entre poder público, iniciativa privada e academia ganha destaque. O grande potencial do Estado para se tornar um dos principais produtores e exportadores de Hidrogênio Verde (H2V) no país tem estimulado cada vez mais pesquisadores cearenses a se debruçarem sobre o tema, desenvolvendo estudos e tecnologias capazes de trazer o chamado “combustível do futuro” para os dias de hoje.

Desde a primeira edição, em 2022, o FIEC Summit reconhece projetos de pesquisa e trabalhos acadêmicos que propõem soluções inovadoras nas áreas de obtenção, armazenagem, transporte, distribuição, certificação e utilização do H2V. As inscrições para o evento deste ano, que acontece em 12 e 13 de agosto, já estão abertas.

No ano passado, uma das iniciativas premiadas, de autoria de pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Federal do Ceará (UFC), prevê a implantação de um sistema de produção distribuída de Hidrogênio Verde a partir de efluentes da indústria. A ideia é que o processo seja complementar ao de grande escala.

- Ao contrário de outras pesquisas, o foco é o mercado interno, pensando na cadeia produtiva do HV e buscando promover atuação de grandes e pequenas empresas no Estado”, explica Mona Lisa Moura de Oliveira, Pesquisadora dos Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade da Uece e orientadora do projeto, que se encontra em fase de finalização.

Desde 2009, Mona Lisa estuda o H2V produzido com biomassa. Nos últimos anos, contudo, a crescente busca por alternativas aos combustíveis fósseis criaram um ambiente favorável à pesquisa científica na área.

- O H2V tem incentivado um ecossistema produtivo pungente no âmbito da transição energética, fomentado intensamente nos últimos anos. Assim que a primeira empresa produzir o H2V propriamente dito, o Ceará estará validando todo esse esforço e energia, transcendendo muitos desafios e abrindo verdadeiramente as portas da transição energética no Estado”, afirma a professora.

Reuso de água na indústria-A utilização de efluentes tratados para produzir Hidrogênio também é objeto de estudo de Paulo Henrique Pereira Silva e André Gadelha de Oliveira, pesquisadores da Universidade de Fortaleza e vencedores da 3ª colocação entre os projetos selecionados no FIEC Summit 2023. O trabalho propõe soluções para duas problemáticas: a disponibilidade de água no Estado para a indústria de H2V e o desafio de universalizar o acesso aos serviços de esgotamento sanitário.

- Para a produção do Hidrogênio Verde, é necessário um fornecimento contínuo de água. Esta deve vir da dessalinização da água do mar ou do tratamento da água de reuso, pois não pode haver concorrência desse mineral entre setor industrial e consumo humano, principalmente em nossa região que possui dificuldades hídricas históricas”, pontua Paulo Henrique. 

- A Pesquisa propõe então realizar o tratamento de água pela técnica de eletrocoagulação, que transforma o esgoto em água potável e ao mesmo obtém Hidrogênio Verde como um subproduto do processo. Esse Hidrogênio tem potencial para ser comercializado e tornar a operação atrativa financeiramente”, acrescenta.

O projeto avança aos poucos. Segundo Paulo Henrique, a etapa inicial da pesquisa está sendo concluída e pode se desdobrar em investigações mais específicas. Agora, a dupla tenta dialogar com o setor produtivo para que o trabalho ganhe perfil comercial.

Para o pesquisador, o Hidrogênio Verde é um tema que tem atraído a atenção da comunidade científica cearense, em especial diante de fatores que tornam o Estado referência no assunto. Um exemplo é a implantação do Hub de Hidrogênio Verde, em 2021, por meio da parceria entre o Governo do Estado, o Complexo do Pecém, a UFC e a FIEC. Mais de 30 empresas já assinaram memorandos de entendimento para atuarem na região.

- Além de posição geográfica estratégica, que beneficia não somente a logística de exportação, o Ceará também é favorecido fortemente pela oferta de energia solar e eólica pela natureza. Além disso, demonstra um forte comprometimento entre Governo do Estado, indústria e academia. Nesse sentido a FIEC se destaca porque promove a união entre esses entes de maneira orgânica e eficaz. O próprio evento FIEC Summit é a prova disso”, ressalta Paulo Henrique.

Segurança operacional-Em outra frente, os pesquisadores Marcos Camargo e Marcial Fernandez, juntamente a Mona Lisa Moura, anteciparam uma demanda que aumenta à medida em que os estudos na área se intensificam e a indústria de Hidrogênio se consolida.

O grupo desenvolveu um monitor e detector para gases inflamáveis oriundos da obtenção do combustível, de forma a identificar vazamentos e evitar acidentes nos ambientes de pesquisa e trabalho.

Marcos Camargo, que atuou no setor de Petróleo e Gás, afirma que o projeto surgiu em decorrência da falta de diretrizes claras ou atualizadas sobre a segurança no processo de produção do Hidrogênio. 

- O Projeto foi importante para mostrar à academia e às empresas que devemos pensar também no entorno do processo de obtenção de Hidrogênio, não somente no processo em si, mas na segurança operacional, no treinamento de mão de obra capacitada e qualificada, na cadeia de logística, entre outros”, destaca.

Apesar do ambiente favorável à produção científica, o pesquisador salienta que a comunidade acadêmica precisa do apoio do poder público e dos recursos da iniciativa para evoluir, assim como a indústria necessita de incentivos para atuar e gerar arrecadação para o Estado.

- Podemos chamar de pilares de sustentação, visto que cada um deve e precisa contribuir com seu melhor”, diz Marcos. 

- Quando esses setores funcionam de forma sincronizada e bem lubrificada, os ganhos passam a tornar-se quase que imensuráveis a médio e longo prazo”.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...