Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta quinta-feira (25 de julho de 2024), para:
- Jornalista Ana Lúcia Machado (foto com família).
- Jornalista Marcelo Bonavides (foto).
- Jornalista Sued Guimarães.
- Radialista Erival Sobral (foto).
- Radialista Francisca Celina de Bastos Freitas.
- Radialista João Ribeiro da Silva.
- Carol Ranier.
- Maryane Oliveira.
- Iran Medeiros.
- Aloísio Ximenes.
Arquivo Nirez para 25 de julho na História do Ceará:
- 1860 - O Presidente da Província cria o Termo Judiciário de Maranguape, da Comarca de Fortaleza.
- 1870 - O Senador Tomás Pompeu de Sousa Brasil (Senador Pompeu), o coronel Joaquim da Cunha Freire (depois Barão de Ibiapaba), o bacharel Gonçalo Batista Vieira (depois Barão de Aquiraz), o engenheiro José Pompeu de Albuquerque Cavalcante, e o negociante inglês Henry Blockhurst, da firma inglesa R. Singlereust & Companhia contrataram a construção de uma ferrovia para trazer a produção da serra de Baturité para a Capital. A iniciativa foi do jornalista João Brígido dos Santos. Era a Companhia Cearense da Via Férrea de Baturité, ou simplesmente Estrada de Ferro de Baturité - EFB. Iniciou-se o tráfego quando a locomotiva "Fortaleza" fez o percurso da Estação até a "parada do Chico Manuel", na hoje Avenida Tristão Gonçalves esquina com Rua Liberato Barroso. Em seguida foi inaugurado o trecho até a estação de Porangaba, em 30/9/1873. Quando do falecimento do Senador Pompeu, em 1878, a estrada de ferro passou para o Governo Imperial, transação passada em 3 de setembro do mesmo ano. A Estação Central da Estrada de Ferro de Baturité, ao norte da Praça do Senador Castro Carreira (Praça da Estação), fica a 15,23m acima do nível do mar e está situada a 3º, 42'54" de latitude sul e 40º, 51'28" de longitude oeste do meridiano de Paris. Sua construção iniciou-se em 1879 com projeto do engenheiro Henrique Foglare e sua conclusão deu-se em 1880. O seu estilo é dórico-romano, tendo de comprimento 46,5m por 12,7m de largura com uma altura de 8,55m.
- 1885 - Morre o jornalista e poeta Antônio Olímpio da Rocha, que deixou três livros inéditos, Farfalhas, Musa Antiga e Fagulhas. Era cearense de Fortaleza nascido em 1863.
- 1927 - Amanhece morto, assassinado, próximo à estação ferroviária de Otávio Bonfim, o vulto popular conhecido por João Grosso.
- 1928 - Morre, aos 66 anos de idade, Raimundo Francisco Ribeiro (Raimundo Ribeiro), antigo magistrado e lente da Faculdade de Direito. É hoje nome de rua no Autran Nunes. Nascera em Baturité no dia 24/05/1861. Pai do urbanista José Otacílio Saboia Ribeiro.
- 1930 - Morre, em Fortaleza, o poeta Antônio Freire de Vasconcelos, aos 53 anos de idade, militar, cearense de Fortaleza nascido em 10/10/1876, foi presidente da Boêmia Literária, agremiação de intelectuais.
- 1934 - Instituída a Freguesia de Santa Teresinha, ocasião em que a capela de Nossa Senhora da Piedade é elevada à categoria de Matriz, sob administração dos padres salesianos.
- 1938 - Fortaleza ganha mais uma rua no centro, unindo o início da Rua Liberato Barroso, à Rua Sena Madureira e à Rua da Assunção, apelidado de beco do ípsilon, iniciado na administração Raimundo Girão e terminado na de Raimundo de Alencar Araripe. Foi depois Travessa São Francisco e Assunção com numeração em algarismos romanos e hoje traz os nomes de Rua Perboyre e Silva e Rua Edgar Borges, respectivamente.
- 1938 - Morre, em Fortaleza, Adolfo Abreu (Doca Abreu), funcionário aposentado da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - IFOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS).
- 1948 - Publica-se o primeiro número do jornal Apostolado Vicentino, pela Conferência de São Tarcísio nas quatro festas anuais
- 1950 - O Tribunal Regional Eleitoral - TRE manda registrar, a Comissão Executiva Estadual do Partido Trabalhista Nacional - PTN, assim constituída: Presidente: Pedro Augusto de Araújo Sampaio; 1º vice-presidente: Paulo de Melo Machado (Paulo Machado); 2º vice-presidente: Marcelo Gentil Porto; 3º vice-presidente: Carlos Pompeu Gurgel do Amaral; secretário geral: Joaquim da Silveira Marinho; 1º secretário: Carlosnaik Jurandir Alencar; 2º secretário: Antônio Botelho Filho; 1º tesoureiro: Pedro Tibúrcio da Frota; 2º tesoureiro: José Marinho Sampaio; 1º procurador: Alberto Melo; e 2º procurador: Vicar Parente de Paula Pessoa.
- 1951 - Encerra-se em Fortaleza o XIX Campeonato Brasileiro de Xadrez, o primeiro a ser realizado no Ceará, às 20 horas, no Clube dos Diários, sagrando-se Campeão Brasileiro o universitário mineiro Eugênio German. O vice campeonato coube a Luís Gentil. A promoção foi da Federação Cearense de Xadrez, presidida pelo jornalista Gilberto Pessoa Torres Câmara (Gilberto Câmara).
- 1954 - Lançada pela coligação União Democrática Nacional - UDN e Partido Trabalhista Brasileiro - PTB, a candidatura de Paulo Sarasate Ferreira Lopes ao governo do Estado.
- 1957 - Toma posse no cargo de comandante da Escola Preparatória de Fortaleza - EPF, o coronel Vitor Hugo de Alencar Cabral que substitui neste comando o coronel José Ventura Pinto, que, há alguns anos, exercia aquela função.
- 1960 - Morre o farmacêutico e professor Francisco Dias da Rocha, aos 90 anos de idade. Era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Manteve, por muitos anos em Fortaleza, o Museu Rocha na Avenida Tristão Gonçalves, 15-L (antigo). Era cearense de Fortaleza nascido a 23/08/1869.
- 1966 - Morre, aos 84 anos de idade, o odontólogo, historiador, advogado, compositor e instrumentista, professor Pedro Veríssimo de Araújo. Era cearense de Itapipoca nascido a 02/07/1882. Deixou um livro História da Música no Ceará, inédito, cujos originais desapareceram dentro da Secretaria de Cultura do Estado. Foi um dos fundadores da Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará. Em sua homenagem há uma rua com seu nome no Passaré.
- 1973 - Morre, aos 52 anos, o telegrafista dos Correios e Telégrafos Hyme Selvas Braga, vítima de cirrose hepática. Hyme era boêmio, esquerdista, orador, espírita, cantor, tocava violão e foi radio amador de prefixo PY7-BMY. Era filho de Descartes Selvas Braga. Estava condenado à morte pela ditadura.
- 1976 - Pela segunda vez consecutiva o Ceará Sporting Club é vencedor do Campeonato Cearense de Futebol, ao empatar com o Fortaleza Esporte Clube por 1x1 no Estádio Castelão.
- 1988 - Assume a Secretaria de Cultura e Desporto, a psicóloga Maria Violeta Arrais de Alencar Gervaiseau, com a presença de seu irmão Miguel Arraes de Alencar.
- 1994 - Morre em Fortaleza o empresário panificador Antônio de Andrade Moura, que nascera em Portugal em 15/05/1916. Trabalhou na firma Júlio Ventura & Companhia, estabelecendo-se com a firma Moura & Gentil, de exportação e importação. Foi proprietário da Panificadora Santa Luzia, fabricando macarrão, bolachas, biscoitos e torrefação.
- 1999 - Chegam a Fortaleza as Relíquias de Santo Antônio de Pádua, desembarcando na antiga gare do Aeroporto Pinto Martins, sendo recebidas pelo Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom José Aparecido Tosi Marques. As relíquias seguem para o Santuário do Sagrado Coração de Jesus.
- 2001 - Lançado, às 19h, o livro Interpretação do Ceará, de autoria do professor, historiador, sociólogo, jornalista e ensaísta Abelardo Fernando Montenegro (Abelardo Montenegro), na Livraria Livro Técnico, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Rua Dragão do Mar nº 81, Praia de Iracema. O mesmo livro foi lançado também no dia seguinte, às 17h30, no Centro Cultural do Banco do Nordeste, na Rua Floriano Peixoto, 941, 3º andar, Centro.
- 2001 - Inaugurado o Monumento da Vitória, na Avenida da Fortaleza, mandado construir pelo general de divisão Paulo Roberto Laranjeira Caldas, comandante da 10ª Região Militar, executado pelo ex-combatente e caju cultor Jaime Tomás de Aquino (Jaime Aquino), projeto e construção do arquiteto Augusto Sena com escultura feita por Cenilson Esculturas, homenagem aos heróis brasileiros de todas as guerras.
- 2002 - O comandante do Quartel Central Geral - QCG da Polícia Militar, coronel Atanásio Luís Pereira Sampaio, de 56 anos, morre em acidente de trânsito, por volta das 5h30min, na Avenida José Bastos, na esquina com a Avenida Carneiro de Mendonça. A camioneta Saveiro que ele dirigia, de placas HUW-7326, capotou sobre o canteiro que divide as duas pistas. O oficial teve morte imediata. Ele viajava sozinho e ia para o seu sítio, na localidade Jubaia, em Maranguape. Segundo o laudo do exame cadavérico, o coronel Atanásio sofreu afundamento craniano. O oficial era natural de Maranguape. O enterro deu-se, às 8 horas, do dia seguinte no cemitério Jardim Metropolitano, onde o corpo foi velado.
- 2002 - Às 19 horas, sessão solene de posse do engenheiro agrônomo Francisco Ésio de Souza como sócio efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Ele ocupará a vaga que surgiu com o falecimento do professor Francisco Alves de Andrade e Castro.
- 2005 - Falecimento, na cidade do Rio de Janeiro, do militar oficial do Exército, Elber de Mello Henriques, que participou da campanha da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial. Nascera em Fortaleza em 11/2/1918.
- 100 anos do nascimento do compositor, cantor, pesquisador da música popular brasileira, artista plástico, ator e escritor fluminense Nelson Mattos, o Nelson Sargento.
- 80 anos do nascimento do ator paulista Ney Latorraca.
- 80 anos do nascimento da cantora e compositora fluminense Marília Medaglia, a Marília Medalha.
- 25 anos da morte do ator, comediante e musico baiano Rony Cócegas.
- Dia da Diáspora.
- Dia da Mulher Afro-Latino-Americana.
- Dia da Mulher Afro-Caribenha.
- Dia Nacional de Tereza de Benguela.
- Dia Nacional da Mulher Negra.
- Dia Nacional do Escritor-data instituída em 25 de julho de 1960, quando houve a realização do I Festival do Escritor Brasileiro, iniciativa da União Brasileira de Escritores (UBE). À época, a UBE era presidida por Jorge Amado e João Peregrino Júnior, que propuseram a oficialização anual da data como celebração desses profissionais.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Obrigado pela lembrança, Lauriberto! Um abraço!
ResponderExcluir