Felicidades do #BlogdoLauriberto, neste domingo (28 de julho de 2024), para:
- Jornalista Silmara Cavalcante (foto).
- Radialista Carlos Helder da Ponte Filho.
- Radialista Victos Henrique Gouveia Barros.
- Cândido Pinheiro.
- Maurício Gomes Sobrinho.
- Davi Silveira.
Arquivo Nirez para 28 de julho na História do Ceará:
- 1878 - Morre, aos 23 anos de idade, no Maranguape, CE, o escritor Raimundo Antônio da Rocha Lima, crítico literário, membro da Academia Francesa do Ceará. Era fortalezense nascido em 1855. Existe em Fortaleza uma rua com seu nome no Joaquim Távora e Aldeota.
- 1907 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 72 anos de idade, o agrimensor, professor e senador Joakim de Oliveira Catunda (Senador Catunda), cearense de Santa Quitéria, nascido em 2/12/1834. Um dos fundadores do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). É hoje nome de rua no bairro do Benfica.
- 1919 - Assume, pela primeira vez um nordestino, a Presidência da República, o paraibano Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa (Epitácio Pessoa), que deu grande impulso às obras no Nordeste. Fora eleito presidente Francisco de Paula Rodrigues Alves, que tomaria posse em 15/11/1918, mas adoeceu e assumiu seu vice-Presidente Delfim da Costa Moreira (Delfim Moreira) até a assunção de Epitácio que o conservou como vice.
- 1930 - Morre, em Fortaleza, José Agostinho, fundador do Círculo Operário Católico São José. Foi vereador em Fortaleza de 1926 a 1930. Nascera em Canoa Quebrada, Aracati, em 28/9/1885.
- 1938 - Chega a Fortaleza, a bordo de um hidro-avião do Sindicato Condor, descendo no aeroporto da Barra do Ceará, o cantor Francisco de Moraes Alves (Francisco Alves), para uma temporada ao microfone do Ceará Rádio Clube - PRE-9, que tinha seus estúdios e transmissores na Avenida João Pessoa, nas Damas. Francisco Alves apresenta-se também no Teatro José de Alencar no dia 30. Hospeda-se no Excelsior Hotel.
- 1940 - Ocorre um incêndio na Rua Coronel (hoje General) Bezerril, destruindo a Mercearia Santa Teresinha, de Luís Ferreira da Silva.
- 1941 - Chega em Fortaleza a Companhia Joraci Camargo, que estreia no mesmo dia com a peça “O Sábio” no Theatro José de Alencar.
- 1943 - Manifestações de regozijo em toda a Cidade com a notícia da queda do ditador italiano Benito Mussolini.
- 1943 - Demolida na Itaoca a capela de Nossa Senhora Aparecida, para dar lugar à construção do Aeroporto do Cocorote, depois Aeroporto Salgado Filho, Aeroporto Pinto Martins e hoje é o Fortaleza Airport.
- 1945 - O Consulado dos Estados Unidos em Fortaleza tem novo cônsul. Coldwell Johnston substituindo Walter Hoffmann.
- 1945 - Abre-se, em Fortaleza, a III Mostra de Pinturas.
- 1953 - Inaugura-se, na Vila Monteiro, o Estádio 3 de Setembro, do clube 3 de Setembro, formado por elementos da Guarda Civil de Fortaleza. No torneio inaugural, venceu a equipe do Dragão do Mar.
- 1954 - O Partido Republicano - PR, aliado ao Partido Trabalhista Brasileiro - PTB, lança a candidatura de Acrísio Moreira da Rocha à Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF.
- 1956 - A Rádio Verdes Mares, pertencente à cadeia de Diários e Rádios Associados, é inaugurada, com a presença do governador Paulo Sarasate Ferreira Lopes, do comandante da 10ª Região Militar, general Alberto Salaberry, do arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom Antônio de Almeida Lustosa e do diretor dos Diários e Emissoras Associados jornalista João de Medeiros Calmon (João Calmon), operando na frequência de 1.410 quiliciclos com um transmissor de 10 kilowatts da marca RCA Victor, funcionando no Edifício Pajeú, na Rua Sena Madureira, 1047, com o prefixo ZYN-25. Era cognominada “A Caçula das Associadas”. Pertence hoje ao Grupo Verdes Mares de Comunicação a partir de 1961, após ter passado por várias mãos, sendo as primeiras de Paulo Cabral de Araújo, que a recebeu como indenização de seus serviços prestados nos Diários Associados, em 11/7/1957. Após sair do Edifício Pajeú foi para o bairro Papicu, época em que foi adquirida pelo Grupo Edson Queiroz. Hoje está no Dionísio Torres. Na inauguração houve uma grande festa no Náutico Atlético Cearense, com apresentação de vários astros vindos de fora, entre eles Aidée Miranda e Linda Batista, do Rio de Janeiro, Leni Caldeira, de São Paulo, Odete Chu, do Recife, Silvinha de Alencar, de Campina Grande, Jane Moura, do Crato e Teresinha Nogueira. Após o benzimento feito pelo arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom Antônio de Almeida Lustosa, usaram da palavra Diogo Vital de Siqueira, diretor das Emissoras Associadas, João de Medeiros Calmon, diretor geral dos D.A., o governador Paulo Sarasate e o superintendente dos diários e emissoras associadas no Ceará, Manuel Eduardo Pinheiro Campos.
- 1956 - Recebe o diploma de Cidadão de Fortaleza, o jornalista João de Medeiros Calmon (João Calmon). Era natural de Colatina, Espírito Santo.
- 1961 - Fundada a Associação Cearense de Propaganda, sendo o 1º presidente, Eduardo Brígido Monteiro “Dudu”.
- 1963 - O desembargador Eurico Alves Monteiro (Eurico Monteiro), membro do Tribunal de Justiça do Estado, morre, vítima de colapso cardíaco, em Fortaleza. Nascera em Quixeramobim.
- 1968 - O Campeonato Cearense de Futebol encerra-se quando empatam em 1x1, as equipes do Ferroviário Atlético Cearense e Fortaleza Esporte Clube, no Estádio Presidente Vargas, mas o “Ferrim” jogava pelo empate e sagra-se Campeão de 1968.
- 1969 - Funda-se a Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará, em sala do Edifício Palácio Progresso, na Rua Pedro Borges nº 33.
- 1969 - Morre, em Maranguape, aos 91 anos de idade, o médico e industrial Tomás Pompeu de Sousa Brasil Filho (Pompeu Filho), cearense de Fortaleza nascido em 21/04/1878.
- 1974 - Inaugura-se o Centro Comunitário Economista Rubens Vaz da Costa, no Conjunto Marechal Rondon.
- 1975 - Escolhido “Patrono do Magistério Oficial do Estado”, Paulo Sarasate, de acordo com decisão tomada pela Assembleia Geral da Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará.
- 1978 - Abre-se, nesta Capital, a VIII Feira dos Municípios, às 19 horas, no Parque de Exposições da Secretaria de Agricultura, trazendo como principal atração o Encontro de Bandas de Música.
- 1981 - Primeiro voo comercial internacional, no Aeroporto Pinto Martins, quando um Boeing da Varig pousa, vindo de Miami, EUA.
- 1998 - Inaugurado o Edifício Saint Martin Flat, na Avenida da Abolição nº 3340, que abrigará o Hotel Tulip Inn. A construção do prédio esteve a cargo da Construtora Placic Ltda. e Fibra Construções Ltda.
- 1999 - Inicia-se na Avenida Beira-Mar, mais uma vez, a micareta (rima com picareta) denominada Fortal, totalmente irregular, contrariando todas as leis existentes, federais, estaduais e municipais, inclusive a Constituição, com a conivência da justiça e das autoridades governamentais.
- 1999 - Despedem-se do povo fortalezense as Relíquias de Santo Antônio de Pádua, em missa na Catedral Metropolitana às 17h, sendo depois levadas em carreata até a antiga gare do Aeroporto Pinto Martins.
- 2000 - O Diário Oficial do Município 11.897 publica o texto da Lei 8.480, do dia 24, que denomina parte do bairro do Benfica com o nome de Gentilândia, nome já tradicional no local, compreendendo o trecho que fica entre a Avenida 13 de Maio, Avenida da Universidade, Avenida Eduardo Girão e Avenida dos Expedicionários.
- 2003 - O presidente da República Luís Inácio Lula da Silva assina, no Banco do Nordeste, projeto de lei que recria a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - Sudene, em Fortaleza, extinta em 2001, na presença do idealizador do órgão, Celso Furtado. A recriação da Sudene terá de passar pela aprovação do Congresso.
- 155 anos da fundação da Sociedade Manumissora Maranhense Vinte e Oito de Julho-entidade que estimulou, como prática de benevolência social entre membros da Colônia, o pagamento de Alforria, especialmente de meninas menores de idade, contribuindo para o Movimento Abolicionista no Brasil.120 anos do nascimento do compositor e bandolinista pernambucano Luperce Miranda,em 1945 transferiu-se para a Rádio Nacional.
- 110 anos da invasão Austro-Húngara da Sérvia dá início à Primeira Guerra Mundial.
- 105 anos da posse do político paraibano Epitácio Pessoa na Presidência da República Brasileira-sua Eleição representou uma primeira derrota da Política Café-com-Leite.
- 75 anos do nascimento do ex-radialista e locutor esportivo paulista Osmar Santos.
- Dia Mundial de Combate à Hepatite-data instituída pela Organização Mundial de Saúde. O mês de julho é o Julho Amarelo.
- Dia do Agricultor-a data foi criada em 1966 em razão do centenário da fundação do Ministério da Agricultura, pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek
- Dia da Adesão do Estado do Maranhão à Independência do Brasil-Feriado estadual.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário