Pular para o conteúdo principal

Ceará faz parceria com Festival de Cannes 2025

CEARÁ FAZ PARCERIA COM FESTIVAL DE CANNES-2025 PARA REALIZAÇÃO E EXIBIÇÃO DE CURTAS-METRAGENS.


O Projeto “La Factory des Cinéastes Ceará-Brasil-Cannes” acontece no contexto do Ano Brasil na França e prevê a realização de quatro curtas brasileiros, com exibição garantida na Quinzena de Realizadores Cannes-2025. O cineasta Karim Aïnouz é o patrono da edição cearense do projeto

Depois de mais de uma década revelando novos realizadores audiovisuais em todo mundo, o projeto "La Factory des Cinéastes Ceará-Brasil-Cannes” chega ao Brasil, a partir do Ceará, resultado da parceria do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, com o Festival de Cannes/Quinzena de Realizadores, no âmbito da programação do Ano Brasil na França, que acontece em 2025. O tradicional projeto “La Factory” é reconhecido mundialmente por revelar jovens realizadores, a partir de um processo imersivo de realização de quatro curtas-metragens, com exibição garantida na prestigiada Mostra Quinzena de Realizadores. As inscrições já estão abertas até 12 de agosto de 2024, e o edital está disponível no site da Quinzena de Realizadores: https://www.quinzaine-cineastes.fr/fr/la-factory-des-cineastes

O projeto “La Factory” realiza-se no Brasil, depois de passar por países como Taiwan, Dinamarca, Finlândia, Chile, África do Sul e Portugal, com um método que prevê a realização de quatro curtas metragens em dupla, envolvendo realizadores brasileiros (dois do Ceará, um dos outros Estados da Região Nordeste e um da Região Norte), que desenvolverão os roteiros com diretores de outros países. Os curtas serão realizados em março do próximo ano, no Ceará, com estreia assegurada no Festival de Cannes/Quinzena de Realizadores 2025. 

O programa é coproduzido pela Inflamável no Brasil e Dominique Welinski, fundadora e curadora da DW (França), em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará, por meio do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE) e da Escola Porto Iracema das Artes, que integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) geridos, respectivamente, pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte e Instituto Dragão do Mar. A “Factory Ceará-Brasil-Cannes” terá como patrono o cineasta cearense Karim Aïnouz.

A secretária da Cultura, Gecíola Fonseca, acentua a importância da parceria com o Festival de Cannes/Quinzena de Realizadores, na perspectiva de reforçar as políticas públicas de desenvolvimento do campo audiovisual do Ceará. 

- Nos últimos anos, o Estado do Ceará investiu fortemente na formação em audiovisual, por meio da Rede Pública de Equipamentos Culturais. Estivemos, este ano, na Competição do Festival de Cannes, com ‘Motel Destino’, um filme dirigido pelo cineasta cearense Karim Aïnouz, que tomou corpo no ambiente da Porto Iracema das Artes, envolvendo alunos e professores. A parceria com o projeto ‘La Factory’ é uma expansão das políticas públicas estaduais e trará novas oportunidades para os realizadores audiovisuais” – observa a secretária de Cultura do Ceará. Gecíola Fonseca ressalta, ainda, o engajamento da Secretaria da Cultura na estruturação da Ceará Filmes.

- Entendemos que o audiovisual é uma economia potente e estamos em processo de estruturação da Ceará Filmes, que está em construção com o campo audiovisual do Estado”.

O diretor-presidente do Instituto Mirante, Tiago Santana, reforça a importância da parceria, acentuando as conexões de mercado para o audiovisual da região, especialmente do Ceará. 

- São encontros de criação e produção com realizadores de outros países, além da estreia dos curtas numa das mais prestigiadas mostra de jovens realizadores do mundo, que é a Quinzena de Realizadores. Estaremos em Cannes em 2025 com cineastas cearenses, abrindo novas possibilidades”, observa Tiago Santana.

Rachel Gadelha, diretora-presidente do Instituto Dragão do Mar, observa a dimensão formativa do projeto. 

- Os processos de formação são promotores de experiências artísticas transformadoras. A ‘Fábrica de Realizadores Ceará-Brasil’ reflete os esforços conjuntos da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar para fortalecer o campo audiovisual no Ceará. Acredito que esta iniciativa potencializará ainda mais as políticas públicas voltadas para a formação e desenvolvimento de novos talentos no setor audiovisual”, diz a diretora-presidente do IDM.

CINEASTA KARIM AINOUZ É O PATRONO DA EDIÇÃO CEARÁ-O cineasta cearense Karim Aïnouz será o patrono da edição Ceará-Brasil, seguindo a tradição do Projeto “La Factory”, que costuma convidar um realizador de trajetória reconhecida para ocupar o lugar de patrono de cada edição. O diretor cearense, que concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes-2024, com “Motel Destino”, acentua a importância do projeto, na perspectiva de jogar luz na produção de realizadores em início de carreira. 

- Estou muito feliz e honrado de acompanhar essa nova geração, que faz um cinema vibrante e original. A participação no Festival de Cannes é uma oportunidade de gerar novos encontros, novas inspirações, novos filmes, de colocar nosso cinema para o mundo”, observa Karim Ainouz.

- Eu entendo essa parceria com ‘La Factory’ como uma expansão das políticas públicas de cultura do Governo do Ceará, que investe na formação de roteiristas há mais de dez anos. É uma compreensão do lugar estratégico do cinema no contexto da economia internacional”, afirma Karim Aïnouz, acentuando o diálogo do projeto com a política pública de Cultura do Ceará, por meio da experiência do Laboratório CENA 15 da Porto Iracema das Artes, que ele acompanha há onze anos. 

- Ambos os projetos são espaços de formação de uma nova cinematografia, de novas propostas estéticas. Os filmes realizados no projeto "La Factory" virão a público, no contexto da Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes, que é um espaço de risco e experimentação, um espaço visionário do cinema mundial”. 

O cineasta acentua o atual momento da produção brasileira, marcada por:

- Um Cinema de liberdade, de experimentação e de alegria, depois dos anos terríveis da direita no Governo Brasileiro”.

A curadora da "La Factory", Dominique Welinsk, fala da felicidade do retorno do projeto à América Latina.

- A última vez foi em 2015 no Chile. Há muito tempo queremos fazer uma versão brasileira do projeto", diz Dominique, referindo-se à relação que tem com o cinema brasileiro. "Minha longa e muito emocional conexão com o Brasil começou com Karim Aïnouz, nosso padrinho desta edição, pois fiz parceria com ele em Madame Satã. Desde então, trabalhei com outros diretores brasileiros muito talentosos. Sempre há algo me trazendo de volta ao Brasil e é sempre para melhor. Obrigada Ceará", acentuou a curadora do projeto.

O PROJETO “LA FACTORY DES CINÉASTES CEARÁ-BRAZIL CANNES”-“La Factory des Cinéastes Ceará-Brasil-Cannes” promove o surgimento de novos talentos na cena internacional. A cada ano, com o apoio de um novo país parceiro, orienta oito cineastas em início de carreira, com projetos de primeiro ou segundo longa-metragem, para coescrever e codirigir, em duplas, um total de quatro curtas-metragens a serem exibidos na Quinzena dos Realizadores/Festival de Cannes, em maio de 2025. "La Factory" é orientado pela linha editorial da Quinzena dos Realizadores, que prioriza cineastas com estéticas experimentais e singulares em termos de mise en scène, com novas estruturas narrativas, novas imaginações visuais e estéticas e técnicas inovadoras de montagem, na perspectiva de incentivar novas linguagens e formas cinematográficas.

Após a chamada para aplicações no início de julho, a Quinzena de Realizadores e a La Factory selecionam os quatro melhores projetos brasileiros em desenvolvimento - primeiro ou segundo longa-metragem - (dois do Ceará, um de outros Estados do Nordeste e um de Estados da região Norte). Em seguida, os brasileiros juntam-se a quatro realizadores de outros países e participam de um programa de residência. Eles serão organizados em quatro duplas (formadas por um brasileiro e um diretor de outro país) e coescreverão e codirigirão um curta-metragem de 15 minutos. O programa de quatro filmes será exibido em maio do próximo ano na Mostra Quinzena dos Realizadores. Ao mesmo tempo, durante o Festival de Cannes-2025, os oito diretores terão a oportunidade de apresentar seus projetos de longa-metragem para um painel de profissionais (instituições, produtores, agentes de vendas) e participar de reuniões individuais de mercado.

PARTICIPAÇÃO-Para participar na seleção para “La Factory des Cinéastes Ceará-Brasil-Cannes”, os candidatos devem:
  • Ser brasileiros e moradores das regiões Nordeste e Norte.
  • Ter entre 25 e 40 anos.
  • Falar inglês fluentemente.
  • Ter dirigido pelo menos um curta-metragem e no máximo um primeiro longa-metragem ou um documentário para cinema.
  • Diretores devem ter um longa-metragem em desenvolvimento (ficção, documentário ou formato híbrido aceito) com um produtor reconhecido.
Os documentos necessários para a inscrição:
  • Carta de motivação para fazer parte do programa da Fábrica (máximo de 1 a 2 páginas);
  • Sinopse do projeto de longa-metragem (máximo de uma página);
  • Nota de intenção para o projeto de longa-metragem (máximo de uma página);
  • Tratamento do projeto de longa-metragem (de 5 a 10 páginas no máximo);
  • Painel de referências visuais (opcional) e referências explícitas;
  • CV e biografia;
  • Links para filmes anteriores;
  • Lista dos 10 filmes mais interessantes/estimulantes vistos desde 2015 pelo candidato;
  • Lista dos 5 filmes favoritos selecionados na Quinzena dos Realizadores pelo candidato;
  • Lista dos 10 cineastas favoritos de todos os tempos pelo candidato.
As inscrições devem ser feitas por meio do email: factorycearabrazil@gmail.com

Cronograma
  • 12 de agosto: Encerramento da chamada para aplicações
  • 10 de setembro: Pré-seleção de 8 a 10 diretores brasileiros para audições (presenciais ou online)
  • 23 a 28 de setembro: Entrevistas com os diretores pré-selecionados para a seleção final e formação das duplas de diretores
  • 1º de outubro a 31 de dezembro: Escrita de roteiros para as duplas selecionadas
  • Meados de janeiro de 2025: Pré-preparação com equipes locais e diretores, remotamente com os internacionais
  • Março/Abril de 2025: Filmagens e pós-produção (a confirmar)
  • 13 a 23 de maio de 2025: Cannes (duração exata da estadia a confirmar)



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...