Pular para o conteúdo principal

Futricas Gastronômicas-Lasanha

Sem dúvida alguma, existe uma conexão emocional que relaciona a comida à memória afetiva familiar, com destaque para as mães. É impossível não recordar com carinho os deliciosos acepipes feitos pelas mamães, principalmente em grandes momentos. O Dia das Mães, em especial, além do clássico domingão, é sinônimo de união familiar, considerado um dos principais agentes agregadores em variadas culturas. E com ele, as iguarias que "arrastam multidões".

Quem nunca ansiou por reuniões familiares aos domingos só para saborear aquela iguaria que somente a mamãe fazia? Nestes momentos festivos, vale recorrer à tradição familiar para eleger a delícia que sempre desperta as melhores lembranças, celebrando uma das figuras mais queridas do seio familiar, associada à comida afetiva. É importante lembrar que o ato de alimentar é uma das tarefas mais primordiais das mães desde o nascimento, pelo menos para a maioria que consegue alimentar seu bebê com o leite materno.

Claro que a comida afetiva, gravada na memória de todo filho - e até mesmo netos - vai depender da cultura de um povo, mas alguns clássicos são eleitos como as melhores refeições diretamente associadas às mães, como o frango assado, o bolo - é impossível não lembrar da canção brasileira “Mamãe” e o avental todo sujo de ovo -, a feijoada, clássica de um domingão familiar, e uma bela macarronada ou lasanha! Estas são iguarias, inclusive, eleitas como as que mais representam as deliciosas comidas feitas pelas mamães no imaginário popular.

O professor de Gastronomia da Estácio e Chef de Cozinha, Bruno Tupinambá (@cheftupinamba), guarda recordações afetivas da deliciosa lasanha feita pela mãe e pela tia.

“Lembro-me de diversas vezes, minha mãe levava a lasanha ao forno e quando o aroma tomava conta da casa, eu e meu irmão íamos logo para a beira do fogão para sinalizar que o preparo estaria pronto. Ela sempre dizia: ‘Deixa dourar mais um pouquinho, a parte que fica tostadinha é a mais gostosa’”, conta

As lembranças do acepipe de origem italiana são tão fortes em suas memórias que sua tia Mary também faz parte dessas grandes recordações. Com requinte de detalhes, ele lembra como a tia preparava a lasanha.

“Minha tia Mary sempre foi a ‘encarregada’ da família de fazer sua famosa lasanha. Era uma lasanha de queijo e presunto, intercaladas com molho de tomate e bechamel. Sempre finalizada com uma generosa camada de bechamel e queijo. Até hoje salivamos e nos deliciamos nessas reuniões familiares”.

As recordações de Tupinambá são a expressão do alimento cheio afetividade, uma emoção retratada no clássico filme “Ratatouille”, que nos mostra essa conexão entre mães e filhos. Na cena, o gastrônomo Anton Ego, ao experimentar o delicioso prato de origem parisiense, é imediatamente transportado para sua infância e para sua mãe, que preparava a mesma iguaria. É uma cena memorável do cinema que ilustra como a comida é capaz de provocar afetividade nas pessoas.

A chef de Gastronomia Ana Paula Della Piazza (@anapauladellapiazza) acredita que o mais importante é ter todos reunidos em volta da mesa para celebrar.

"A cultura do Dia das Mães é todos sentados em volta de uma mesa, confraternizando, almoçando juntos, seja qual for o prato. A comida, seja ela qual for, a gastronomia, seja qual for a região, seja qual país, é um momento de agregar a família, de agregar os amigos, de confraternização, de união em volta de uma mesa."

A chef Della Piazza, que trabalha com massas (https://www.volareartigianale.com.br/contato.php), lembra que a lasanha era o prato que pedia à mãe, uma imigrante italiana que se estabeleceu em Jaguaquara, cidade que abrigou italianos nos anos 1950. 

"Quando eu era criança e minha mãe perguntava qual comida eu mais gostava, eu dizia que era a lasanha. Sempre que queria um prato especial, pedia para minha mãe fazer lasanha", recorda.

Sem dúvida, para muitas pessoas, a lasanha é lembrada como a comida preferida que a mamãe faz. De origem italiana, ela chegou ao Brasil pelas mãos dos primeiros imigrantes no século XIX e conquistou os brasileiros.

O gastrônomo Bruno Tupinambá observa que "Por ser uma refeição compartilhada, ela dispensa preparos individuais e promove um ambiente de união e convívio".

Ele conta que a origem da lasanha é frequentemente associada à Itália, especialmente à região da Emília-Romanha. Há relatos que datam do século XIII que já apontam sua existência. Porém, a adição do tomate ocorreu posteriormente, após a colonização das Américas, difundindo-se na Itália a partir do Século XVIII. Como o Brasil foi fortemente influenciado pela imigração italiana, recebendo mais de 1,5 milhões de italianos entre 1870 e 1960, a cultura da lasanha logo se difundiu e se incorporou à cultura brasileira.

E para celebrar esta data que vai além dos instintos comerciais, buscando o calor da afetividade que somente as boas mães conseguem transmitir, hoje o Histórias & Sabores apresenta uma deliciosa lasanha ensinada pelo chef Bruno Tupinambá.


Lasanha com ragu de linguiça toscana

Ingredientes para uma assadeira de 30x20 cm

• 250g de massa de lasanha artesanal

• 60g de queijo grana padano ou parmesão

Para o recheio:

• 200g de creme de leite

• 500g de queijo de búfala ralado

• Noz moscada e pimenta do reino a gosto

• Sal a gosto

Para o ragu de salsicha:

• 800 g de linguiça toscana

• 800 g de passata de tomate (ou purê de tomate)

• 1 talo de salsão picado

• 1 cebola picada

• 1 cenoura picada

• Azeite extra virgem a gosto

• Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Retire a pele da linguiça e processe a carne no processador. Limpe e pique primeiro a cenoura, a cebola e o aipo.

Coloque um pouco de azeite de oliva na panela, adicione a mistura picada e doure em fogo alto por pelo menos 5 minutos, dourando bastante.

Adicione a linguiça, tempere com sal e pimenta do reino e deixe dourar. Adicione a passata de tomate e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Corrija o sal e a pimenta do reino se necessário.

Quando o ragù estiver pronto, tudo que você precisa fazer é montar a lasanha. Unte uma forma de 20x30 cm com um pouco de ragu e coloque a massa da lasanha no fundo.

Cubra com o ragu de linguiça, um pouco de creme de leite, queijo muçarela e um pouco do grana padano ralado. Faça isso intercalando entre massa, ragu e queijo, até chegar ao final. Deixe 1 dedo abaixo do topo da travessa.

Finalize a última camada com ragu, creme de leite e queijo. Leve ao forno para assar por 40 minutos em forno pré-aquecido a 180ºC, deixando dourar bastante. Retire do forno, deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

Com informações de Isabel Oliveira.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Delicias do Mundo

Festival Delícias do Mundo: gastronomia e arte no Dragão do Mar _Tradição gastronômica em Fortaleza, o evento conta com a participação de grandes chefs e ótimas atrações musicais na Praça Verde do Dragão_ Nos dias 29, 30 de novembro e 01 de dezembro (de sexta-feira a domingo) acontece a sétima edição do *Festival Gastronômico Delícias do Mundo*, um encontro de arte e boa gastronomia na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O Festival é um passeio pelo mundo, através da culinária, com chefs renomados, música de qualidade, oficinas gastronômicas e preço acessível, contando ainda com a palestra do chef cearense Sávio Sampaio na programação. Durante o fim de semana, será possível encontrar pratos de mais de 15 países, entre opções temáticas, com valores que variam de R$ 10,00 à R$ 50,00. A *entrada é gratuita* e o evento funciona das 16h às 23h ao ar livre. De acordo com a produtora cultural e realizadora do evento, Liége Xavier, a edição 2024 do Festival Delícias do Mundo...

Morre José Crisóstomo Frota

Morreu, nesta sexta-feira (20/12/2024), aos 57 anos, em Fortaleza-Ceará, José Crisóstomo Frota. Cearense de Sobral, José Crisóstomo Frota nasceu em 19/6/1967.  Deixa viúva doutora Daniela Mattos Frota, com quem foi casado por 23 anos; e órfãos os filhos Zeca Frota, João Mattos Frota e Bento Mattos Frota. José Crisóstimo Frota  trabalhou na: Oi Gás . Gerente de Relacionamento Comercial da Nacional Gás Butano Distribuidora Ltda. Estudou  Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Frequentou Colégio Cearense e Colégio Sant'ana.

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Delicias do Mundo

Festival Delícias do Mundo: gastronomia e arte no Dragão do Mar _Tradição gastronômica em Fortaleza, o evento conta com a participação de grandes chefs e ótimas atrações musicais na Praça Verde do Dragão_ Nos dias 29, 30 de novembro e 01 de dezembro (de sexta-feira a domingo) acontece a sétima edição do *Festival Gastronômico Delícias do Mundo*, um encontro de arte e boa gastronomia na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O Festival é um passeio pelo mundo, através da culinária, com chefs renomados, música de qualidade, oficinas gastronômicas e preço acessível, contando ainda com a palestra do chef cearense Sávio Sampaio na programação. Durante o fim de semana, será possível encontrar pratos de mais de 15 países, entre opções temáticas, com valores que variam de R$ 10,00 à R$ 50,00. A *entrada é gratuita* e o evento funciona das 16h às 23h ao ar livre. De acordo com a produtora cultural e realizadora do evento, Liége Xavier, a edição 2024 do Festival Delícias do Mundo...

Morre José Crisóstomo Frota

Morreu, nesta sexta-feira (20/12/2024), aos 57 anos, em Fortaleza-Ceará, José Crisóstomo Frota. Cearense de Sobral, José Crisóstomo Frota nasceu em 19/6/1967.  Deixa viúva doutora Daniela Mattos Frota, com quem foi casado por 23 anos; e órfãos os filhos Zeca Frota, João Mattos Frota e Bento Mattos Frota. José Crisóstimo Frota  trabalhou na: Oi Gás . Gerente de Relacionamento Comercial da Nacional Gás Butano Distribuidora Ltda. Estudou  Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Frequentou Colégio Cearense e Colégio Sant'ana.