Felicidades do #BlogdoLauriberto, neste sábado (6/4/2024), para:
- Jornalista Eduardo Lobo (foto).
- Radialista Bidu Kawasaki (foto).
- Radialista João Renato Feitosa do Carmo.
- 64 anos de Airton Mourão.
- 60 anos da jornalista Valeria Feitosa (foto).
- 55 anos de Elias Santos Júnior.
- 55 anos de Maria Alves.
- 37 anos de Lucelia Barroso.
- 30 anos do jornalista Rafael Rocha.
- 1769 - Carta Régia nomeando o nono Ouvidor geral do Ceará, João da Costa Carneiro e Sá.
- 1829 - Toma posse, na capela de Nossa Senhora do Rosário, como Presidente da Província o marechal de campo Manuel Joaquim Pereira da Silva, português, nomeado em 28/02/1829, que foi o quarto presidente do Ceará.
- 1841 - Novamente assume o governo do Estado o major João Facundo de Castro Menezes (Major Facundo), que era vice-presidente.
- 1860 - Ganha o nome de Boulevard Duque de Caxias (hoje Avenida Duque de Caxias), a via antes denominada Rua do Pedro I, que limitava a parte construída da Cidade.
- 1865 - Embarca no vapor Jaguaribe o primeiro corpo de Voluntários da Pátria, num total de 466 praças, comandados pelo coronel da Guarda Nacional José Nunes de Melo, com destino à campanha da Guerra do Paraguai. Entre eles o primeiro voluntário, Israel Bezerra de Menezes.
- 1870 - A praça conhecida popularmente como Praça do Patrocínio, por ficar em frente à Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, passa a chamar-se Praça Marquês do Herval. Hoje se chama Praça José de Alencar.
- 1870 - A velha Rua de Baixo, Rua Nova dos Mercadores, Rua da Matriz ou Rua do Riacho Pajeú recebe o nome oficial de Avenida Sena Madureira.
- 1891 - Assume o governo do Estado o vice-governador tenente coronel de engenheiros comandante da Escola Militar do Ceará, Feliciano Antônio Benjamin, na ausência do presidente Clarindo.
- 1913 - Bênção e inauguração, da Capela mandada construir por Alfredo da Rocha Salgado (Alfredo Salgado), no Jacarecanga, com missa rezada pelo Bispo Dom Xisto Albano, a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Boulevard Jacarecanga, hoje Avenida Filomeno Gomes. Depois foi demolida e construída outra no local com a mesma invocação.
- 1919 - Publicado, em Fortaleza, o jornal A Palavra, órgão do Grêmio Literário Machado de Assis.
- 1920 - A Rede de Viação Cearense-RVC passa a ser administrada pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas-IFOCS, hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, em função da construção das grandes barragens do Nordeste, obedecendo ao Aviso número oito.
- 1926 - Aparece no comércio fortalezense uma empresa de melhoramentos e propaganda comercial denominada A Intermediária, da firma Oliveira, Vidal, Weyne, formada pelos sócios Júlio de Oliveira Filho, Lauro Reis Vidal, Armon Demon de Vale Weyne e Vicente de Paula Padilha, na Rua Barão do Rio Branco, 121 (antigo). Foi a primeira empresa publicitária do Ceará.
- 1927 - Iniciada em Fortaleza a arborização com fícus-benjamim em toda a Rua Major Facundo.
- 1929 - Sai o primeiro número do jornal Maracajá (que se dizia revista), dirigido por Paulo Sarasate Ferreira Lopes, Mário de Andrade (do Norte) e Antônio Garrido (pseudônimo de Demócrito Rocha), do Grupo Maracajá, que no mesmo ano recebe a visita do autor do poema “Cobra Norato”, poeta Raul Bopp.
- 1929 - Morre, aos 76 anos, o jornalista, político, bacharel e professor Tomás Pompeu de Sousa Brasil Filho, membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Hoje existe uma rua na Aldeota com seu nome: Rua Tomás Pompeu. Era cearense de Fortaleza onde nasceu no dia 30/6/1852.
- 1929 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart), substituindo Thomaz Pompeu de Sousa Brasil que faleceu.
- 1930 - Morre afogado, no Rio Beberibe, no Recife, o médico e jornalista cearense César Teles de Magalhães, (César Magalhães) aos 23 anos de idade. Foi um dos fundadores da Associação Cearense de Imprensa - ACI. Era cearense de Baturité nascido em 11/10/1905.
- 1931 - Morre, em Fortaleza, o telegrafista Luís dos Santos Coelho.
- 1932 - Realiza-se, no salão do júri, o julgamento, pelo Tribunal Popular, do professor da Faculdade de Direito, Manuel Leiria de Andrade, pronunciado pelo juiz Luís Bezerra como compartícipe no homicídio do jornalista Antônio Drumont. A defesa esteve a cargo dos advogados Gustavo Frota Braga, Jader de Carvalho e do próprio réu. Pouco depois de meia noite, foi lida a sentença absolvendo Manuel Leiria de Andrade, que logrou unanimidade de votos do conselho, sendo por isto posto em liberdade.
- 1941 - O prefeito Raimundo Alencar Araripe, por ter de ausentar-se temporariamente de Fortaleza, passa o exercício do cargo de Prefeito Municipal de Fortaleza a Rui Garcia Guedes (Rui Guedes), secretário da Prefeitura. O lugar do secretário passou a ser interinamente ocupado por Clóvis Eduardo de Alencar Matos (Clóvis Matos).
- 1956 - Morre em Fortaleza, aos 79 anos incompletos, o monsenhor Joaquim Rosa (Monsenhor Rosa), que exerceu a capelania do Bom Pastor e a inspetoria do Ensino Normal. Era cearense de Tamboril nascido a 12/08/1878. Hoje é nome de rua em Fortaleza.
- 1956 - Liberada a verba para aquisição pela Universidade do Ceará (hoje Universidade Federal do Ceará-UFC), do material da Tipografia Lusitânia de Clóvis Carvalho Pereira para instalação da Imprensa Universitária, que passa a funcionar no local da tipografia, no primeiro quarteirão da Rua Major Facundo, do chamado lado do sol.
- 1959 - O padre Alberto Nepomuceno de Oliveira assume a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré.
- 1963 - Morre, aos 70 anos de idade, a compositora e instrumentista Branca Rangel, cearense de Ipu nascida em 3/7/1892. Foi a primeira diretora do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno.
- 1964 - Toma posse no comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel aviador paraquedista, Walter Felin Tavares, substituindo o coronel aviador Augusto Teixeira Coimbra.
- 1968 - Reinaugurada a Praça Portugal, na administração do prefeito José Walter Barbosa Cavalcante, no cruzamento da Avenida Dom Luís com Avenida Desembargador Moreira. Sua criação data de maio de 1947 e o executante da obra foi o arquiteto Hélio Teixeira Maia.
- 1968 - O Sport Club Maguari levanta o Campeonato do Torneio de Basquete Carlos Gazelli.
- 1968 - Fundada a Escola de 1º Grau Tomás Pompeu Sobrinho, na Rua José Meneleu, 531, na Serrinha.
- 1970 - Instala-se em prédio na Avenida Visconde do Rio Branco, a Fundação do Bem-Estar do Menor - Febem.
- 1971 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o coronel aviador Ney Vasques de Carvalho Freitas, em substituição ao coronel aviador Jaime Silveira Peixoto, em solenidade presidida pelo comandante geral do Ar, brigadeiro Manuel Vinhares, representando o ministro da Aeronáutica.
- 1972 - O governador César Cals de Oliveira Filho e o prefeito Vicente Cavalcante Fialho inauguram a Avenida Borges de Melo, com dois quilômetros de extensão e tendo como objetivo a interligação da Avenida Luciano Carneiro à BR-116.
- 1972 - Inaugurada a Escola de 1º Grau Poeta Rogaciano Leite, na 3ª Etapa do Conjunto José Walter, na Rua 45 e a Escola de 1º Grau Rachel de Queirós, na Avenida C, s/nº, no Conjunto José Walter.
- 1973 - Dom Miguel Fenelon Câmara é escolhido Vigário Capitular de Fortaleza e dirigirá a Igreja até a chegada do novo arcebispo, d. Aloísio Lorscheider.
- 1973 - Fundada a Escola de 1º Grau Jacinto Botelho, na Rua Dr. Rodrigo Codes Sandoval, s/nº, na Maraponga.
- 1973 - Inauguradas as novas instalações de Gerardo Bastos S. A. Pneus e Peças, na Avenida Tristão Gonçalves esquina com Senador Alencar.
- 1973 - Presos 23 elementos, um professor universitário, acadêmicos e bancários, em um “aparelho subversivo” do Partido Comunista do Brasil-PCdoB na Rua Pedro Sampaio, 2149, residência de José Tarciso Crisóstomo Prata.
- 1977 - O prefeito Evandro Ayres de Moura assina decreto que muda a denominação dos Centros Comunitários que passam a ser Centros Sociais Urbanos.
- 1978 - O prefeito Evandro Ayres de Moura entrega o cargo ao novo prefeito, Luís Gonzaga Nogueira Marques (Luís Marques), em solenidade realizada no Paço Municipal.
- 1979 - Morre, aos 45 anos de idade, o locutor, comentarista esportivo e deputado estadual José Paulino de Aguiar Rocha (Paulino Rocha), vítima de câncer no pulmão. Foi funcionário do DAER. Era cearense de Sobral nascido em 8/12/1933. Existe hoje a Avenida Deputado Paulino Rocha iniciando na Cajazeira e terminando no Estádio Plácido Castelo, Castelão, passando pelo Passaré. No centro do balão que fica em frente ao Castelão há uma herma em sua homenagem. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte.
- 1982 - Morre, em Fortaleza, aos 85 anos de idade, o médico e militar Carlos Studart Filho, membro e presidente do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era também membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Nascera em Fortaleza 17/6/1896.
- 1982 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico, Mozart Soriano Aderaldo, substituindo Carlos Studart Filho.
- 1984 - Eleito novo reitor na Fundação Universidade Estadual do Ceará-Uece, o professor Cláudio Régis Quixadá. Nomeado vice-reitor João Nazaré Cardoso. Serão empossados no dia 13.
- 1985 - Morre, aos 68 anos incompletos, vítima de enfisema pulmonar, o médico José Galba Araújo, pioneiro da medicina social. Foi o primeiro diretor da Maternidade Escola Assis Chateaubriand. Nascera a 31/5/1917 em Sobral.
- 1987 - Morre, aos 69 anos de idade, o escritor, poeta e professor Otacílio dos Santos Colares (Otacílio Colares), membro da Academia Cearense de Letras-ACL, vítima de infarto do miocárdio. Nascera a 1/9/1918 em Fortaleza.
- 1996 - Morre, aos 71 anos de idade, o médico José Anastácio Magalhães, cearense de Aurora nascido em 20/10/1924.
- 1999 - A superintendente do Detran, Maísa Parente pede demissão do cargo durante audiência da Assembleia Legislativa, sobre recebimento de propinas naquela repartição.
- 2006 - Morre, às 2h15, aos 83 anos de idade, Joaquim Pessoa de Araújo o Mestre Juca, ou Juca do Balaio, que vinha lutando contra um câncer de próstata fazia três anos. É velado na sede do Maracatu Az de Ouro, na Rua Edith Braga, 395, no Jardim América, onde morava com a família. O enterro acontece no início da noite no Cemitério São João Batista. Mestre Juca foi, por muitos anos balaieiro do Maracatu Ás de Ouro. O Carnaval deste ano foi o primeiro no qual Mestre Juca não desfilou em 60 anos. Debilitado, apenas assistiu as agremiações e escolas de samba desfilarem em sua homenagem. Ele era cearense de Cedro, onde nascera a 30/1/1923.
- 2010 - Morre, às primeiras horas do dia, o violonista sete cordas José Renato Gondim, vítima de violento colapso cardíaco. Fazia parte de vários grupos de choro e samba de Fortaleza.
- Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará-Apcdec.
- Facebook.
- Wikipedia.
- Frisson News.
- Arquivo Nirez.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário