Pular para o conteúdo principal

Festival de Teatro de Acopiara

Após cinco anos, volta ao calendário de eventos culturais do Ceará o Festival de Teatro de Acopiara (FETAC), que chega este ano a sua 27ª Edição trazendo como tema “Revivendo o Espírito do Teatro”. 

Deste sábado (4) a sábado (11/5) o público de Acopiara e de outras cidades vizinhas terão a oportunidade de apreciar mais de 25 espetáculos como números circenses, peças teatrais, rodas de conversa com os artistas e shows musicais. Toda a programação é gratuita.


Nesta edição do evento (foto Marconi Basílio), que se consolida como um dos maiores da região para difusão da arte, foram selecionados nove grupos teatrais oriundos de seis cidades diferentes do Ceará. São eles: Cia. Camarim de Teatro (Maranguape), Evan Teixeira (Fortaleza), Trupe Motim de Teatro (Quixeré), Grupo Garajal (Maracanaú), Cia. Ortaet de Teatro (Iguatu), Grupo Bricoleiros (Fortaleza), Grupo Pavilhão da Magnólia (Fortaleza), Trupe Tagarela de Teatro (Acopiara) e Coletivo Zanzulim (Fortaleza).

Os selecionados estarão na Mostra FETAC em Cena, apresentando-se no Palco Principal do Centro Social. Já na Mostra Paralela, os grupos inscritos e convidados farão suas encenações no Palco Acopiara das Artes e em espaços pela cidade. A programação contempla ainda o FETAC em Festa, com shows e apresentações culturais, além de visita dos grupos teatrais às escolas, tanto da zona urbana como da zona rural do município, por meio do FETAC Itinerante.

Para Dário de Sousa, da Companhia Cordel de Teatro e um dos realizadores do festival, a retomada do evento depois de um longo período traz uma responsabilidade ainda maior de levar para o público uma programação diversificada.

- Nós estamos muito felizes de poder voltar a realizar um festival dessa grandeza. Temos certeza de que o público, não só de Acopiara, mas de todos os municípios vizinhos e participantes, vão ter acesso ao que temos de melhor no cenário artístico e cultural da nossa região Centro-Sul”, afirma.

Programação: A abertura oficial do festival acontece às 20 horas do sábado (4/5), no Polo de Lazer da cidade. Porém, uma hora antes, às 19 horas, haverá uma apresentação da Banda de Música Eduardo Gurgel Valente. Já no Palco Principal do Centro Social onde acontecerão as principais apresentações dos grupos e companhias de teatro do Festival, a partir de 4/5.

No primeiro final de semana de Festival, o público poderá conferir apresentações e montagens de peças teatrais, como “Pinóquio”, da Cia. Camarim de Teatro, que acontece às 18 horas do sábado (4/5), no Palco Principal do Centro Social de Acopiara. Na mesma noite, às 20h30, no Polo de Lazer, acontecerá a encenação do espetáculo “O Bode Quer”, do diretor e performer Evan Teixeira.

Já os shows musicais de artistas locais do FETAC em Festa acontecerão no Polo de Lazer e em outros espaços da cidade. Na lista de atrações estão o cantor Pingo de Fortaleza, Eimy e Banda e João Neto (Belchior Cover), que abrem a agenda de shows do festival a partir das 22 horas do sábado (4/5).

Para encerrar o primeiro fim de semana do Festival, no domingo (5/5), haverá a apresentação do grupo Capoeiras Gerais, no Palco Acopiara das Artes, às 19 horas, e, em seguida, às 20h30, a Trupe Motim de Teatro (Quixeré/CE), apresenta o espetáculo “Laborioso Contato - Um palhaço anuncia o fim do mundo”.

Semana de espetáculos itinerantes: Durante a semana, de segunda-feira (6) a sexta-feira (10), além das apresentações no Palco Principal do Centro Social com os grupos selecionados, outros coletivos irão percorrer o total de 12 Escolas da sede do município e de outros distritos, levando para os estudantes números de palhaçaria, encenação de peças e muita brincadeira para as instituições selecionadas. A iniciativa foi pensada como forma de proporcionar um maior alcance do Festival levando cultura, arte e teatro para o maior número de pessoas possível da região.

A primeira ação da Mostra FETAC Itinerante será realizada na segunda-feira (6/5), em duas instituições educacionais que vão receber a visita dos grupos teatrais. Às 9 horas, a Mostra chega à EEFM Educandário Emília de Lima Pinho (Acopiara). Já às 10 horas, é a vez da EEF Adonias Uchôa de Albuquerque (Distrito de Isidoro).

De terça (7) a sexta (10), também acontecerão apresentações nas seguintes instituições: EEF Balão Mágico (Acopiara), EEF José Alves do Nascimento (Distrito Santo Antônio), Liceu Francisco Alves Sobrinho (Acopiara), EEF Instituto Coelhinho (Acopiara), Escola de Ensino Médio Francisco Assis Vieira (Distrito de Santa Felícia), EEMTI Alfredo Nunes de Melo (Acopiara), Hugo de Gouveia Soares (Acopiara), EEF Solon Guedes Cavalcante (Distrito de Trussu), Anexo CDI (Centro de Desenvolvimento Infantil Miguel Galdino de Oliveira) (Acopiara) e Escola Maria Leal Teixeira – Distrito São Paulinho (Acopiara/CE).

No último dia de Festival, no sábado (11/5), o público vai poder conferir, às 19 horas, a apresentação “Dança de São Gonçalo”, do Grupo Zé Pedro, no Palco Acopiara das Artes. Já o último espetáculo fica por conta do Coletivo Zanzulim, com a montagem "Macaúba - Peito, Corda e Coração”, às 20h30, no Teatro do Centro Social. Para fechar a edição deste ano, haverá a sequência de shows no Boteco do Tio Dan, a partir das 22 horas, com Douglas Lima e show com a Banda PlanoPop.

Assinatura: O Festival de Teatro de Acopiara (FETAC) é uma realização da Cia. Cordel de Teatro, com Apoio Cultural do Banco do Nordeste e Cagece. Apoio Institucional da Secretaria Estadual de Cultura, Governo do Estado do Ceará por meio da Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura, do Governo Federal. Produção da PRODI - Instituto de Produção, Difusão e Inovação Social e Coordenação de Comunicação da empresa Dégagé.

FETAC:
Realizado pela Companhia Cordel de Teatro, o Festival de Teatro de Acopiara (FETAC) teve sua primeira apresentação no ano de 1989, segundo os organizadores. Ele retorna à cena cultural cearense após um intervalo de 5 anos. Com o objetivo promover e celebrar a diversidade cultural por meio do teatro, proporcionando um espaço de expressão artística, intercâmbio cultural e inclusão social, o evento já conta com 27 edições e hoje faz parte do patrimônio histórico-cultural de Acopiara.
SERVIÇO
  • 27° FETAC-Festival de Teatro de Acopiara: 4 a 11/5/2024.
  • Toda a programação é gratuita e pode ser vista no instagram do Festival @fetacacopiara

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta quinta-feira (15 de agosto de 2024), para: 59 anos do jornalista Norton Lima Júnior (foto). 58 anos da professora Cristhina Brasil (foto). Radialista Joacyr Pereira de Melo. Radialista Mário Júnior Cavalcante. Beatriz Fernandez. Rosa Nojosa. Marcos Eduardo Teles. Cássia Bernardo. Tiego Ramos. João Praciano. Beto Bezerra. Tânia Leitão. João Paulo Gonçalves. Fabiana Ibiapina.

Futricas Culturais

 

Futricas da Libertadores

 

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta quinta-feira (15 de agosto de 2024), para: 59 anos do jornalista Norton Lima Júnior (foto). 58 anos da professora Cristhina Brasil (foto). Radialista Joacyr Pereira de Melo. Radialista Mário Júnior Cavalcante. Beatriz Fernandez. Rosa Nojosa. Marcos Eduardo Teles. Cássia Bernardo. Tiego Ramos. João Praciano. Beto Bezerra. Tânia Leitão. João Paulo Gonçalves. Fabiana Ibiapina.

Futricas Culturais

 

Futricas da Libertadores