Felicidades do #BlogdoLauriberto, neste sábado (30/3/2024), para:
- Jornalista Joanna Cruz (foto).
- 80 anos de Glauco Martins (foto).
- 50 anos do radialista e advogado Roberto Pires (foto).
- 46 anos do radialista Hugo Carlo Rocha do Vale (foto com esposa Marcilene da Vale).
- 30 anos de Thais Acyole.
- 20 anos de Kelly Queiroz.
- Radialista Celso José Vieira.
- Radialista José Bernardo da Silva Neto.
- Jacy Rosa.
- Erislana Lopes.
- Manoelle Marques.
Arquivo Nirez para 30 de março na História do Ceará.
- 1857 - Assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará) o capitão do Exército Manuel Moreira da Rocha substituindo o capitão FP Joaquim Antão da Fonseca Braga.
- 1882 - O Cabo Submarino ligando Fortaleza ao Sul do País é inaugurado pela firma American Telegraph and Cable Cº. e em 30 de maio ligando Fortaleza à Europa. Depois a firma chamou-se The Western Telegraph Company Limited.
- 1884 - Surge em Fortaleza, a União do Clero, associação eclesiástica beneficente.
- 1885 - Assume o cargo de Chefe de Polícia, o juiz Agostinho Júlio do Couto Belmonte.
- 1900 - O coronel Francisco Filomeno Ferreira Gomes, adquire uma fábrica de cigarros a Teodósio Freire, que ficava na Rua Pedro Pereira, e transforma-a na Fábrica Iracema de Cigarros, da firma Gomes & Reishofer, formada por Francisco Philomeno Ferreira Gomes e Charles Reishofer, na Praça do Ferreira, 11. Depois mudou, em 1914, a razão social para Philomeno Gomes & Filhos e em 1/5/1924, para Beleza & Garcez, quando já estava no Jacarecanga, desde 1920.
- 1918 - Fundada, em Fortaleza, a Escola de Agronomia do Ceará, iniciativa particular.
- 1923 - Fundada, em Fortaleza, a loja de tecidos e perfumaria El Contado, de Cauby Ribeiro & Cia, firma formada por Cauby Ribeiro e Luíza Francisca da Silva, na Rua Floriano Peixoto, 181 (antigo).
- 1926 - Morre, no Rio de Janeiro, o ex-presidente do Ceará e marechal reformado, José Freire Bezerril Fontenele (General Bezerril), aos 76 anos de idade. Nascera em Viçosa do Ceará, no dia 9/3/1850. É hoje nome de rua no Centro de Fortaleza.
- 1930 - Inaugura-se o novo prédio do Dispensário dos Pobres.
- 1930 - Morre, em Fortaleza, o farmacêutico Antônio Gonzaga Cordeiro de Almeida, proprietário do Laboratório Gonzaga e tesoureiro da Ordem Terceira Franciscana.
- 1939 - Nomeado diretor da Escola de Aprendizes Artífices, na vaga deixada com a morte de Carlos Torres Câmara (Carlos Câmara), o engenheiro Waldir Diogo de Siqueira.
- 1946 - Morre, em Fortaleza, o capitalista Francisco Caminha Muniz.
- 1947 - Morre, em Fortaleza, aos 83 anos de idade, o coronel Casimiro Ribeiro Brasil Montenegro (Casimiro Montenegro), antigo prefeito desta Capital e ex-deputado estadual que nascera, em Parangaba, no dia 3/1/1864. Hoje é nome de rua no Monte Castelo.
- 1951 - Posse do agrônomo de Francisco Alves de Andrade e Castro no Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico.
- 1957 - Toma posse a nova diretoria do Centro Médico Cearense composta por: Washington Carneiro Baratta Monteiro (Washington Barata), presidente; Licínio Nunes de Miranda, vice-presidente; José Vieira Magalhães, 1º secretário; George Benevides Medeiros, 2º secretário; João Batista de Paula, tesoureiro; e José Rômulo Barbosa, bibliotecário.
- 1958 - Lançada a pedra fundamental do edifício do Centro Sesc-Senac, na Rua Clarindo de Queirós, 1740, na Praça Paula Pessoa (São Sebastião), com as presenças do presidente da Confederação Nacional do Comércio, Brasílio Machado Neto e os diretores gerais do Serviço Social do Comércio-Sesc e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac, respectivamente, Francisco Lopes Meireles e Maurício Magalhães Carvalho.
- 1959 - Francisco Leite Sobrinho adquire, fiado, de José de Alencar Feitosa, a linha de ônibus Fortaleza-Uruburetama-Itapipoca, nascendo ali a Auto Viação Horizonte.
- 1969 - Inaugurado o Grupo Escolar Municipal Paulo Sarasate, que hoje denomina-se Escola de 1º Grau Senador Paulo Sarasate, funcionando em prédio na Rua Pedro Muniz, 250. Foi construído no terreno que seria da Praça Onze de Agosto.
- 1969 - Funda-se em Fortaleza o Clube dos Poetas Cearenses, presidido por Antônio Carneiro Portela, na Casa de Juvenal Galeno.
- 1971 - Fundada a Associação Beneficente Cearense de Reabilitação-ABCR, iniciativa do padre José de Arimatéia Antunes Diniz. Já existia um Centro de Recuperação da entidade.
- 1972 - O prefeito Vicente Cavalcante Fialho reúne-se com os secretários Antônio Lemenhe, de Urbanismo; e Amauri de Castro e Silva, do Planejamento; e a professora. Aldaci Nogueira Barbosa Mota (Aldaci Barbosa), da Fundação do Serviço Social, a fim de tratar da formação da equipe que fará os estudos da continuação da Avenida Monsenhor Tabosa até a Barra do Ceará. Foi o primeiro passo para construção da Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste).
- 1973 - Inaugurado o Centro de Turismo de Fortaleza, tendo no andar superior do pavilhão central, o Museu de Arte e Cultura Populares, nos altos do antigo prédio que foi a Cadeia Pública, entre a Rua Senador Pompeu, 350, Rua João Moreira, Rua General Sampaio e Rua Senador Jaguaribe, onde esteve a Emcetur.
- 1973 - Em solenidade, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), é conferido ao escritor Manuel Eduardo Pinheiro Camposo título de ''Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará''. O professor Artur Eduardo Benevides saudou o homenageado. A cerimônia foi presidida pelo reitor Walter de Moura Cantídio.
- 1973 - Morre, aos 68 anos, o veterano maçom Waldemar de Menezes Simões, que trabalhou 35 anos na Western.
- 1976 - Inaugurada a Escola Deputado Manuel Rodrigues, pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes, na Praia do Futuro.
- 1981 - Morre, aos 72 anos de idade, o médico ginecologista e obstetra Juvenil Hortêncio de Medeiros, cearense de Baturité.
- 1981 - Abertos o I Seminário de Estudos e o IV Encontro de Regentes do Norte e Nordeste do Brasil que discutirão a problemática do canto coral na realidade da região.
- 1982 - O capitão de fragata Franklin Storry recebe, das mãos de Vicente de Paulo Phaelante Casales, do mesmo posto, o cargo de Capitão dos Portos do Ceará.
- 1984 - A Superintendência da Fundação do Bem-Estar do Menor - Febemce tem novo comando, Herbert Alcântara é o novo presidente.
- 1984 - O médico Antero Coelho Neto declara “missão cumprida” e deixa a Superintendência Regional do INAMPS.
- 1984 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará, o novo titular, capitão de fragata Francisco Nogueira de Oliveira Filho, recebendo o cargo das mãos de Franklin Storry, do mesmo posto.
- 1985 - Por pressão da Presidência Nacional da Cruz Vermelha do Brasil, renuncia o presidente da Seção do Ceará, Eduardo Bezerra Neto.
- 1993 - Morre, em Fortaleza, aos 79 anos de idade, o médico e ex-deputado estadual, professor Quintílio de Alencar Teixeira, cearense de Icó nascido em 17/6/1913.
- 2004 - Às 19 horas a escritora Gisela Nunes da Costa assume a Cadeira 9 da Academia Fortalezense de Letras, cujo Patrono é dom Helder Câmara, sendo saudada pelo acadêmico José Luís Lira. A posse dá-se no Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1-Centro.
- 2009 - O Governo do Estado condecora dois cearenses com a Medalha da Abolição, a maior comenda do Estado, que é entregue pelo governador Cid Gomes ao presidente do Superior Tribunal de Justiça-STJ, Francisco César Asfor Rocha, e ao cantor e compositor Raimundo Fagner Cândido Lopes, às 20 horas no Theatro José de Alencar.
Com informações da:
- Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará-Apcdec.
- Facebook.
- Wikipedia.
- Frisson News.
- Arquivo Nirez.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário