A Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), o Instituto Plácido Castelo (IPC), promove a Exposição 'Visões', 1ª Mostra Individual do escultor Júlio Jardim, especializado na Arte da Cerâmica.
A abertura será nesta quarta-feira (6/3/2024), às 9 horas, no Espaço Cultural do TCE-CE (Térreo do Edifício Antônio Coelho-Rua Sena Madureira,1047-Centro-Fortaleza-Ceará), local onde as Esculturas permanecerão expostas.
As produções artísticas podem ser conferidas de quarta-feira (6) a quinta-feira (28/3/2024), de 8 às 17 horas. Em sua abordagem, o artista encena formas existentes de animais ou plantas, que funde para formar criaturas imaginárias.
A Mostra 'Visões' se refere à condição efêmera da existência na Terra e à noção de metamorfose ou transformação inerente à vida. A curadoria é da Nathalie Nicolas, do Instituto Vale do Jaguaribe.
A visitação é gratuita e aberta ao público em geral. Para atender diretrizes de acesso e permanência de pessoas nas dependências da Corte, os visitantes devem apresentar documento de identificação na entrada.
A iniciativa é realizada por meio da Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Gestão da Informação do IPC, e integra o Programa Educação pela Arte, que visa utilizar expressões artísticas como metodologia de ensino e disseminação cultural. Dentro do Programa, são promovidos Projetos como:
- Exposições.
- Oficinas.
- Tec Vídeo.
- Café com Leitura.
A Exposição atende a dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) 2030. São eles:
- Número 14-Conservação e uso sustentável dos Oceanos, dos Mares e dos Recursos Marinhos para o Desenvolvimento Sustentável.
- Número 15–Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos Ecossistemas Terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de Biodiversidade.
O expositor: Júlio Jardim, escultor e ceramista é natural de Fortaleza-Ceará). Inspirado no movimento artístico em torno do pintor Chico da Silva, quando criança, morando em frente da casa do pintor no bairro Pirambu, teve um despertar para a Arte. Na década de 1980, iniciou as atividades no Ateliê do artista plástico Raimundo Pereira Silva.
Seguindo seu amadurecimento artístico, passou a transitar pelas linguagens de Pintura, Gravura e Escultura em Cerâmica. Na modelagem escultórica, sob a orientação do escultor Bosco Lisboa, desenvolveu e aprimorou a técnica de Modelagem com Barro.
Serviço-Exposição 'Visões'.
- Abertura: quarta-feira (6/3/2024), às 9 horas.
- Período da Mostra: quarta-feira (6) a quinta-feira (29/3/2024), de 8 às 17 horas.
- Espaço Cultural-Térreo do Edifício Antônio Coelho (Rua Sena Madureira, 1047–Centro–Fortaleza-Ceará.
Comentários
Postar um comentário