Felicidades do #BlogdoLauribertoBraga, neste sábado (3 de fevereiro de 2024), para:
- Jornalista Rochelle Nogueira Barbosa (foto).
- Jornalista Thaís Malta Pereira (foto com professores Cláudio Landim, Lígia Sales e Lauriberto Braga).
- Radialista Antônio Pessoa de Freitas.
- Radialista Francisco Erivaldo Gonçalves de Lima.
- Radialista Joel Oliveira Bastos.
- Radialista José Odenízio Souza.
- 64 anos de Paulo Santos.
- 60 anos de Savio Leite.
- 57 anos de Chris Benevides.
- 33 anos de Luis Carlos (foto).
- Sergio Pankov.
- Manuelena Evangelista
- Juliana Hollanda.
- Gony Arruda.
Arquivo Nirez para 3 de fevereiro na História do Ceará:
- 1840 - João Antônio de Miranda governou apenas um ano, passando a Presidência da Província para Francisco de Sousa Martins, de Oeiras-PI, nomeado em 18/12/1839.
- 1858 - Assume o cargo de Chefe de Polícia o delegado Manuel de Sousa Garcia, que passa o cargo, no dia seguinte, ao coronel Manuel Félix de Azevedo e Sá.
- 1874 - Instala-se o Tribunal da Relação do Ceará, desmembrado de Pernambuco - A Justiça no Ceará esteve sujeita à Relação da Bahia, à do Maranhão e à de Pernambuco - aqui Ficava na Rua da Amélia (Rua Senador Pompeu, 28-atual 512) no local onde esteve depois a Imprensa Oficial, e hoje está uma das dependências da Sefaz. A primeira sessão realizou-se, no dia sete do mesmo mês e ano. Em 1890, passou a denominar-se Tribunal de Apelação, voltando em 1892 ao nome primitivo. Em 1912 passou a ser Supremo Tribunal de Justiça até 1934, quando passou a ser Corte de Apelação. Em 1937 voltou a ser Tribunal de Apelação e em 1947, mudou para Tribunal de Justiça.
- 1877 - Fundada em Fortaleza a Companhia Ferro-Carril do Ceará (de bondes de tração animal) por Alfredo Henrique Garcia e o comendador Francisco Coelho da Fonseca.
- 1881 - Sob a orientação de Júlia Corrêa do Amaral (Júlia Amaral) e sua irmã Judite Corrêa do Amaral (Judite Amaral), surge o Colégio Santa Rosa de Lima, conhecido como colégio das Amarais, no mesmo prédio da Rua Formosa nº 100, onde esteve o Colégio São José e hoje são dois sobrados (números 1026 e 1030). Auxiliavam Júlia Amaral, Cândida Argentina da Frota, Elvira Eugênia Correia de Pinho (Elvira Pinho) e Carolina Albernaz de Matos. Depois se mudou para a Chácara dos Amarais, no Benfica.
- 1894 - Morre, em Fortaleza, Francisco Ferreira do Vale, o Flávio Boicininga da Padaria Espiritual.
- 1910 - A Estrada de Ferro de Baturité-EFB, que vinha sendo administrada por Novis & Porto, passa a ser administrada pela firma South American Railway Construction Company Limited - Sarccol, passando a ter na direção os engenheiros Francis Reginald Hull (Mister Hull), William Huggins e J. Lorimer e passando a denominar-se Rede de Viação Cearense-RVC.
- 1912 - Chega, no paquete “Orion”, o 51º Batalhão de Caçadores, sob o comando do major José Cândido Rodrigues, vindo de São João D’El Rei, Minas Gerais, aquartelando-se por tempo indeterminado no quartel do Batalhão de Segurança, no Outeiro.
- 1912 - Presta juramento e toma posse, no cargo de Intendente Municipal, João Marinho de Albuquerque Andrade.
- 1914 - Morre, aos 45 anos de idade, o jornalista e político Valdemiro Cavalcante, bacharel em Direito, membro da Padaria Espiritual onde usou o pseudônimo de Ivan d’Ashoff e da Academia Cearense de Letras-ACL. É hoje nome de rua no Rodolfo Teófilo. Era cearense de Granja nascido a 26/1/1869.
- 1923 - O Cine Pio X, na Avenida Duque de Caxias, 191/201, na Praça do Coração de Jesus, inaugura-se com o filme A rainha dos brilhantes e, posteriormente, estreia seu palco.
- 1932 - Criada “uma seção destinada ao Museu Histórico do Ceará, junto ao Arquivo Público”, funcionando na Rua Liberato Barroso, esquina com Rua 24 de Maio, 642, no local depois ocupado pelo Lord Hotel. Era dirigido por Euzébio Néri Alves de Sousa.
- 1933 - O Interventor Federal, capitão Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça, cria o Museu Histórico do Ceará pelo Decreto 479, que teve como primeiro diretor o historiador Eusébio Nery Alves de Sousa (Eusébio de Sousa). Depois, em 1951, passa a chamar-se Museu Histórico e Antropológico do Ceará. Hoje se chama apenas Museu do Ceará.
- 1938 - O Crédito Popular São José, passa a denominar-se Banco Popular de Fortaleza S/A - Banfort, em vista de autorização concedida pelo governo federal, através da Carta Patente 169 de 25/1/1938.
- 1938 - Morre, em Soure (Caucaia), Plácido Monteiro Gondim, ex-prefeito Municipal daquela localidade.
- 1941 - Fundado em Fortaleza o Iara Clube, funcionando na sede do Centro dos Inquilinos, na Rua Guilherme Rocha, 478, esquina com Rua General Sampaio nº 860, na Praça José de Alencar.
- 1942 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores-23 BC, recém nomeado pelo Ministério da Guerra o tenente-coronel Alexandre José Gomes da Silva Chaves, recebendo o comando das mãos do major Juarez de Vasconcelos, comandante interino.
- 1943 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores-23 BC, interinamente, o major Juarez de Vasconcelos, substituindo o tenente-coronel Alexandre José Gomes da Silva Chaves, que foi transferido para o Rio de Janeiro.
- 1943 - A firma de arquitetura e construções Omar O’Grady muda sua razão social para Construtora Omar O’Grady Ltda., conservando as mesmas atividades e funcionando no 2º andar do Edifício Torres, na esquina da Rua Pedro Borges com Rua Major Facundo, na Praça do Ferreira.
- 1944 - Em Fortaleza, a atriz cinematográfica húngara Ilona Massey, soprano, acompanhada do conjunto orquestral The Southern Cruzaders, formado por soldados norte-americanos e da cantora americana Alba Clawson.
- 1947 - O comendador Luís Cavalcanti Sucupira, que vinha exercendo interinamente a Interventoria do Estado, entrega ao desembargador José Feliciano Augusto de Ataíde (Feliciano de Ataíde), o cargo de Interventor Federal, que por sua vez foi quem deu posse ao governador eleito.
- 1947 - Assume interinamente a Secretaria de Polícia e Segurança Pública, o professor Hélio Ideburque Carneiro Leal.
- 1947 - Estreia à noite, no Teatro José de Alencar, a Companhia Brasileira de Operetas, com Mary Lincoln, Pedro Celestino e João Celestino.
- 1952 - O Campeonato Cearense de Futebol de 1951 termina com a realização da partida decisiva entre o Ceará Sporting Club e o Ferroviário Atlético Cearense, no Estádio Presidente Getúlio Vargas, quando o alvinegro vence o coral pela contagem de 2x0 sagrando-se Campeão.
- 1953 - O 23º Batalhão de Caçadores-23 BC tem novo comandante, o coronel José de Ribamar Maciel Campos.
- 1958 - Chegam a Fortaleza notícias de boas chuvas em todo o interior cearense, o que traz esperanças de uma boa estação chuvosa.
- 1962 - A Rádio Assunção Cearense vai ao ar, na frequência de 620 kilociclos (hoje é quilohertz) em caráter experimental e definitivamente no dia 11/2/1962, pertencente à Arquidiocese de Fortaleza. Era o aniversário de dom Antônio de Almeida Lustosa, arcebispo metropolitano. A atração da inauguração foi a cantora Leny Eversong. O superintendente da rádio era o padre Francisco Pinheiro Landim (Padre Landim). Os estúdios ficavam na Rua Visconde de Saboia, 280, e os transmissores no bairro Casa Popular (hoje Henrique Jorge).
- 1966 - A Faculdade Católica de Filosofia é encampada pelo Governo Estadual, pelo Decreto nº 8.423, passando a denominar-se Faculdade de Filosofia do Ceará.
- 1966 - O Decreto Estadual 8.429, cria a Ceará Pescas S. A-Cepesca, sociedade de economia mista.
- 1975 - Participa do I Encontro de Pesquisadores da Música Popular Brasileira, realizado em Curitiba, Paraná, o pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), a convite do jornalista Aramis Millarch, promoção do Estado do Paraná e Fundação Teatro Guaíra. O Encontro estendeu-se até 3/3/1975.
- 1982 - Falece, aos 48 anos incompletos, o funcionário público e ex-deputado estadual por quatro legislaturas, Irapuan Dinajá Cavalcante Pinheiro (Irapuan Pinheiro), cearense de Solonópole nascido em 6/3/1934, onde foi sepultado, com a presença do governador Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora).
- 1992 - Irrompe, pela manhã, na esplanada do Mucuripe, grande incêndio no terminal de combustíveis, no setor da Norte Gás Butano, do Grupo Edson Queiroz, destruindo entre outras coisas oito caminhões que ali estavam sendo carregados. O Corpo de Bombeiros esteve presente e debelou o incêndio após duas horas.
- 1995 - Assume a Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de fragata José Aloísio de Melo Pinto, que substitui Pelágio Pereira Brandão, do mesmo posto.
Com informações da:
- Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec).
- Facebook.
- Wikipedia.
- Frisson News.
- Arquivo Nirez.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário