O superintendente de Meio Ambiente do Ceará, Carlos Alberto Mendes, recebeu o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama-Ceará), Deodato Ramalho, para uma Reunião na Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace).
Na Pauta, o Alinhamento Estratégico voltado à Preservação Ambiental para 2024.
Participaram também da Reunião:
- Secretário executivo de Proteção Animal (Sepa), David Rattacaso.
- Diretora do Instituto Pró-Silvestre, Karine Montenegro.
- Servidores do Ibama, Walber Feijõ e Alberto Klefazs.
- Servidores da Semace, Roberto Cavalcante e Ulisses Costa.
O superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes destaca a importância do Encontro para alinhar detalhes e fazer o balanço de 2023:
- Ficamos felizes em realizar essa Reunião com o Ibama e demais parceiros, pois assim podemos traçar estratégias e avaliar o que deu certo no ano anterior e o que pode ser melhorado neste”, lembra Carlos Alberto Mendes.
De acordo com Deodato Ramalho, esse é o momento de somar forças para grandes Projetos. Ele agradece o trabalho dos parceiros em Projetos de Reabilitação e Soltura de Animais, como:
- Instituto Pró-Silvestre (IPS).
- Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA).
O secretário executivo da Sepa, David Rattacaso, acredita que é fundamental fortalecer as parcerias para garantir a Proteção do Meio Ambiente no Ceará.
- Durante a Reunião, ficamos bastante satisfeitos com os dados apresentados e pudemos perceber o crescente desenvolvimento nessa Área”, frisa David Rattacaso.
Balanço-Em 2023, a Semace priorizou Ações de Proteção à Fauna Silvestre. Em 2023 foram destinados 1.033 Animais para o Ambiente Natural (Soltura), sendo:
- 889 aves (86,06%).
- 109 répteis (10,55%).
- 35 mamíferos (3,38%).
Houve 33 ações de soltura, sendo 27 em diversos Ecossistemas do Ceará, dependendo da Espécie, e seis Ações em outros Estados, já que as Espécies não são encontradas naturalmente no Ceará.
O trabalho de Proteção à Fauna Silvestre começa com
- Orientação.
- Divulgação de Informações.
- Fiscalização Ambiental.
Os Animais Silvestres apreendidos, resgatados ou entregues voluntariamente são submetidos ao Processo de Reabilitação com a finalidade principal de adaptá-los à vida na Natureza, em seu Habitat. O objetivo é inibir a Caça e o Tráfico de Animais Silvestres por meio da Sensibilização e, quando necessário, da Repressão.
Comentários
Postar um comentário