Pular para o conteúdo principal

Gestão Sarto entrega 100ª obra educacional

A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) celebrou um marco importante na área da Educação nesta segunda-feira (18/12/2023), ao entregar à população a 100ª obra concluída desde o ano de 2021. A Escola de Tempo Integral (ETI) Professora Maria Mirtes Bastos Mangueira, localizada no bairro Granja Lisboa, foi inaugurada atendendo à demanda de 420 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (fotos Tainá Cavalcante).

Como destacou a secretária da Educação (SME) Dalila Saldanha, a marca de 100 obras entregues demonstra o compromisso da gestão em requalificar o parque escolar, dando melhores perspectivas de vida para estudantes e transformando a vida das comunidades próximas às unidades.



- As obras da Educação mostram um esforço da Prefeitura em transformar a cidade para melhor. Quando as escolas são entregues, elas trazem consigo um entorno todo requalificado e urbanizado para que as pessoas possam ter fácil acesso ao equipamento, beneficiando famílias, estudantes e profissionais. Nós temos investido nas escolas que já existem, que há anos não passavam por reformas, assim como temos inaugurados novas escolas, sendo esta a nona ETI entregue pela gestão do prefeito Sarto”, defendeu Dalila.

- Essas obras fazem parte do maior orçamento em infraestrutura de Educação já feito na história de Fortaleza, e o prefeito Sarto ficará conhecido como o prefeito que mais entregou aparelhos para esta pasta. Não são obras simples, pois são escolas totalmente reformadas, novas unidades com um projeto inovador de Tempo Integral e, algumas, que seguem a mesma estrutura física das ETIs, mas que se tornam de tempo parcial devido à alta demanda”, complementou Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).

Com um investimento total de R$ 13.812.661,79, a ETI Professora Maria Mirtes Bastos Mangueira é a nona Escola de Tempo Integral inaugurada pela gestão municipal desde 2021. Fortaleza, assim, passa a contar com 36 escolas do formato na Rede Municipal de Ensino.


Sophia Patrício, estudante do 7ª ano, elogiou a estrutura da nova escola e comentou que está participando do Grêmio Estudantil, projeto de protagonismo juvenil. 

- Essa Escola foi uma coisa muito boa porque, com todos esses equipamentos, nós temos oportunidades de aprender ainda mais. Eu gostei muito dos laboratórios e da Sala de Inovação, pois também aprendemos de uma forma mais divertida. Também tem os clubes. Eu estou participando do Grêmio, e lá nós apresentamos várias ideias de cultura e esporte para todos, além de ajudar a direção da escola na organização das fichas de merenda e na conscientização pela limpeza”, comentou.

David Kauã, estudante do 8º ano, disse que teve um pouco de dificuldade de adaptação à ETI, mas que hoje consegue avaliar os benefícios da modalidade. 

- Eu sou atleta de jiu-jitsu, então no começo eu não estava gostando muito de estudar à tarde, pois tinha conflito com meus horários de treino. Só que hoje, já me adaptei. E a Escola de Tempo Integral tem uma estrutura muito melhor, por exemplo, com a Sala de Inovação, onde os computadore nos ajudam a compreender melhor as matérias e também tem os laboratórios mais equipados”, comentou

Além da jornada integral, de 7h30 às 16 horas, os alunos das ETIs de Fortaleza contam com três refeições diárias; disciplinas que pautam temas como protagonismo e projeto de vida; disciplinas eletivas escolhidas por professores e alunos, e atividades laboratoriais de informática, biologia, química, física e matemática.

A nova escola dispõe de 12 salas de aulas temáticas, três laboratórios, biblioteca, cozinha, refeitório, auditório, diretoria, secretaria, coordenação pedagógica e coordenação de área, sala dos professores, pátio com projeto paisagístico, ginásio (com quadra poliesportiva coberta, arquibancadas e alambrados), vestiários e depósitos.

As Escolas de Tempo Integral fazem parte de uma política pública ampla no município de Fortaleza, que pretende universalizar o ensino integral em todas as etapas de ensino. De acordo com dados preliminares do Censo Escolar 2023, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Fortaleza tem hoje 64,9% de seus alunos beneficiados com a jornada ampliada de tempo integral, quando consideradas as demais etapas de ensino, como infantil e berçário.

100 obras-A ETI Professora Maria Mirtes Bastos Mangueira soma-se às outras 99 obras entregues na área de educação nos últimos anos. Entre as obras, estão, 11 escolas, 29 Centros de Educação Infantil (CEIs), 7 Escolas Areninhas e 2 novas quadras, além da requalificação de 25 unidades de educação e da reforma de 25 quadras esportivas.

Os bairros beneficiados por essas iniciativas abrangem diversas áreas da Cidade, incluindo Vila Velha, Parque Dois Irmãos, Moura Brasil, São Gerardo, Parangaba, Jardim Iracema, Jangururssu, Paupina, Sapiranga, Pici, Mondubim, Conjunto Ceará, Autran Nunes, Serrote, Olavo Oliveira, Barroso, Pirambu, Canindezinho, Quintino Cunha, José Walter, Luciano Cavalcante, Serrinha, Messejana e Praia do Futuro.

Além disso, a Prefeitura destaca ainda conquistas como berçários nos 29 novos CEIs, o fortalecimento da Política de Tempo Integral, o foco na Educação Inclusiva e a valorização profissional, com destaque para a realização de concurso público para 2 mil professores.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta quinta-feira (15 de agosto de 2024), para: 59 anos do jornalista Norton Lima Júnior (foto). 58 anos da professora Cristhina Brasil (foto). Radialista Joacyr Pereira de Melo. Radialista Mário Júnior Cavalcante. Beatriz Fernandez. Rosa Nojosa. Marcos Eduardo Teles. Cássia Bernardo. Tiego Ramos. João Praciano. Beto Bezerra. Tânia Leitão. João Paulo Gonçalves. Fabiana Ibiapina.

Futricas Culturais

 

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta quinta-feira (15 de agosto de 2024), para: 59 anos do jornalista Norton Lima Júnior (foto). 58 anos da professora Cristhina Brasil (foto). Radialista Joacyr Pereira de Melo. Radialista Mário Júnior Cavalcante. Beatriz Fernandez. Rosa Nojosa. Marcos Eduardo Teles. Cássia Bernardo. Tiego Ramos. João Praciano. Beto Bezerra. Tânia Leitão. João Paulo Gonçalves. Fabiana Ibiapina.

Futricas Culturais

 

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale