Pular para o conteúdo principal



XXXIII Cine Ceará

Com mais de 80 filmes em exibição, cerca de 30 a mais que a edição anterior, o XXXIII Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema apresenta a programação que acontecerá de sábado ( 25 de novembro) a sexta-feira (1º de dezembro de 2023), em Fortaleza, ocupando três salas de Cinema da Cidade, uma a mais do que nas últimas edições. São elas:

  • A Sala do Cineteatro São Luiz.
  • Salas 1 e 2 do Cinema do Dragão. 

Com uma série de mostras competitivas, debates, homenagens e exibições especiais, o festival tem acesso gratuito à toda a programação. Informações sobre a retirada de ingressos estão disponíveis no site do festival: cineceara.com 

É destaque nesta edição o recorde em número de produções cearenses em exibição. São 29 no total, das quais:

  • 11 são Longas-Metragens, sendo oito na Mostra Olhar do Ceará e três em Exibição Especial.
  • 17 são curtas, sendo 15 na Mostra Olhar do Ceará e dois na Competitiva Brasileira de Curta-Metragem. 

Além das exibições, representam um ponto alto da programação os Debates com Realizadores sobre os filmes das mostras competitivas. Diariamente pela manhã, esses encontros acontecem no Hotel Sonata de Iracema e giram em torno das produções de curta e longa-metragem das mostras Ibero-americana e Brasileira exibidas na noite anterior. Já os bate-papos sobre os filmes da Mostra Olhar do Ceará ocorrem logo após as exibições, na própria sala de Cinema do Dragão onde é realizada a mostra.

Além dos debates com os realizadores, esta edição contará também com mais dois encontros no Hotel Sonata de Iracema. Um deles será uma coletiva de imprensa com o ator paulistano Ailton Graça, um dos homenageados desta edição do Cine Ceará, na segunda-feira, dia 27 de novembro, às 16 horas. No dia 29, às 15 horas, outro homenageado, o roteirista pernambucano George Moura, participará de uma roda de conversa sobre Nordeste, Cangaço, Cinema e TV com o cineasta e diretor do Cine Ceará, Wolney Oliveira, e o jornalista Carlos Marcelo, que mediará o encontro. 

O Cine Ceará homenageará outras três personalidades este ano:

  • Doutora em Sociologia e jornalista Bete Jaguaribe, diretora de Formação e Criação do Instituto Dragão do Mar (IDM) e da Escola Porto Iracema das Artes, e coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor).
  • Agricultor e cineasta popular autodidata Josafá Ferreira Duarte.
  • Cineasta, jornalista e produtora Verônica Guedes, diretora executiva do For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero.

O QUE VER NO CINETEATRO SÃO LUIZ: O Cineteatro São Luiz recebe:

  • Seis produções de 10 países que competem na Mostra Ibero-Americana de Longa-Metragem.
  • 14 curtas de 12 Estados Brasileiros selecionados para a Competitiva Brasileira de Curta-Metragem.
  • Mostra Paralela A Cinemateca é Brasileira, que começou em 14 de novembro – antecedendo a abertura do Festival – e segue até sexta-feira (25). Uma das Mostras Sociais - O Primeiro Filme A Gente Nunca Esquece, na segunda (27), às 9 horas, com o filme cearense “Os maluvidos”, dirigido por Josenildo Nascimento e Gislandia Barros.
  • Três dos quatro longas que estão nesta edição do Cine Ceará como Exibição Especial: no sábado (26), o documentário "Memórias da chuva", de Wolney Oliveira; na quarta (29), “Mais pesado é o céu”, de Petrus Cariry; e, na sexta-feira (1º de dezembro), após a cerimônia de encerramento, a ficção “Estranho caminho”, dirigido por Guto Parente.

O QUE VER NO CINEMA DO DRAGÃO: Para o Cinema do Dragão, o Cine Ceará leva o quarto filme com Exibição Especial, o documentário “Iracemas”, da diretora Tuca Siqueira, no dia 1º de dezembro. No local, o festival exibe anualmente a Mostra Olhar do Ceará, que este ano conta com oito longas e os 15 curtas-metragens concorrendo ao Troféu Mucuripe. 

Será também no Cinema do Dragão as exibições dos filmes das mostras paralelas Canal Brasil 25 Anos, de 26 a 30 de novembro, e Vitrine LGBTQIA+, de 26 de novembro a 1º de dezembro, além das outras duas Mostras Sociais:  Melhor Idade – que exibirá, no dia 28 de novembro, às 9h, o documentário de longa-metragem “Paraíso”, de Sérgio Tréfaut, uma coprodução entre Brasil, Portugal e França – e Acessibilidade – no dia 29, às 9h, com a ficção “O filho único do meu pai”, de Jotapê Lima. 

PROGRAMAÇÃO ONLINE: A mostra paralela Cine Ceará no Itaú Cultural Play será realizada on-line, pelo streaming do Itaú Cultural Play, entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, e exibirá alguns dos filmes da Mostra Olhar do Ceará desta edição do festival.

O QUE VER NO CINEMA DA PRAÇA: Em frente ao Cineteatro São Luiz, a Praça do Ferreira também é palco para a programação do Cine Ceará, recebendo o tradicional Cinema da Praça, com filmes de classificação livre que serão exibidos nos dias 25, às 19h (“Jeca Tatu”, de Milton Amaral), 26, às 18h (“Jecão, um fofoqueiro no céu”, de Amácio Mazzaropi e Pio Zamuner) e 30 de novembro, às 19h (“Trinity ainda é meu nome”, de Enzo Barboni) e 1º de dezembro, às 19h (“A felicidade não se compra”, de Frank Capra).

COMO RETIRAR OS INGRESSOS: Cineteatro São Luiz – Os ingressos gratuitos para os filmes do 33º Cine Ceará que serão exibidos à noite no Cineteatro São Luiz serão disponibilizados na plataforma Sympla a partir das 12 horas do dia que antecede cada sessão. Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos por sessão.

Cinema do Dragão – Os ingressos serão disponibilizados na bilheteria física do Cinema do Dragão a partir das 13 horas, uma hora antes do início das sessões, que começam às 14 horas.

Hotel Sonata de Iracema – Os debates sobre os filmes vão ocorrer sempre pela manhã, tendo como pauta os filmes das mostras exibidos na noite anterior. O acesso é por ordem de chegada e o espaço está sujeito à lotação.

Mostras Sociais – As mostras Melhor Idade, Acessibilidade, no Cinema do Dragão, e O Primeiro Filme A Gente Nunca Esquece, no Cineteatro São Luiz, são destinadas, prioritariamente, a associações que atendem os públicos específicos de cada uma delas. Havendo disponibilidade, o acesso é liberado ao público em geral, estando sujeito à lotação de cada espaço.

CURSO DE CUIDADOS JURÍDICOS PARA PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS: Mais um diferencial na programação desta edição do Cine Ceará é a oferta de 25 vagas gratuitas para o curso de Cuidados Jurídicos para Produções Audiovisuais, ministrado pelos advogados Thaís Sales e Diego Medeiros na Casa Amarela Eusélio Oliveira, entre os dias 27 e 30 de novembro, das 16h às 18h30. Com o objetivo de analisar a cadeia de direitos que permeia produções audiovisuais nas principais fases de um projeto, o curso é destinado a estudantes de cinema e audiovisual, produtoras e produtores audiovisuais, realizadoras e realizadores audiovisuais, programadoras de televisão e cinema, profissionais do mercado audiovisual. 

As inscrições estarão abertas de 20 a 24 de novembro no site do Festival: cineceara.com. O resultado será divulgado em 26 de novembro. 

O FESTIVAL: O 33º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, Apoio Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Câmara Municipal de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e do Canal Brasil, Apoio da Mob Telecom e parceria com o Cineteatro São Luiz e o Cinema do Dragão, equipamentos da Secult Ceará, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, onde serão realizadas as exibições. Hotel oficial: Sonata de Iracema. Patrocínio: Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), Banco do Nordeste, Cegas e Porto do Pecém. Patrocínio Vip: Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio Master: Itaú.

SERVIÇO 


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Liquida Verão Shopping Eusébio

Shopping Eusébio anuncia Liquida de Verão, com descontos de até 70% em produtos. O Shopping Eusébio anuncia sua Liquida de Verão, que ocorrerá de 11 a 19 de janeiro, oferecendo descontos de até 70% em diversas lojas do empreendimento.  A oportunidade é ideal para aproveitar as promoções imperdíveis em uma ampla variedade de produtos, desde moda e beleza até eletrônicos e itens para o lar. As lojas participantes incluem marcas como Casas Bahia, Mosele, Peteka, Buq Care, , Skyler, Natura, Casa Pio, Boticário, Ortobom, CD Games, Oculart, Dose Certa, Bebetenkitê, London, Santa Lolla, Stik, Fini, Cacau Show, Comfort, Espaço Laser, Flora Pura, Óticas Visão, Ibyte, Fortbaby, Anacapri e muito mais.  - A Liquida de Verão é uma oportunidade para nossos clientes renovarem o guarda-roupa, se cuidarem com produtos de beleza e adquirirem itens para casa e eletrônicos, tudo com descontos que podem chegar até 70%. Preparamos uma seleção de marcas renomadas, oferecendo uma experiência de compr...

RioMar realiza Campanha de Arrecadação de Livros

Shoppings RioMar em Fortaleza realizam Campanha de Arrecadação de Livros para instituições sociais. Livros doadas pelos clientes dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy irão reforçar os projetos desenvolvidos por cinco instituições sociais da capital cearense Ler é uma das primeiras coisas que aprendemos quando crianças e é uma atividade que nos acompanha por toda a vida. É através dela que nos informamos, conhecemos novos assuntos e nos divertimos. Para que esta atividade seja exercida por cada vez mais pessoas, os shoppings RioMar em Fortaleza lançam a campanha “Doe livros, inspire um novo mundo”, em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM). Ao todo, cinco instituições dedicadas à educação, cultura, arte e ressocialização em todas as idades serão beneficiadas. São elas: Instituto Metamorfose, Instituto Povo do Mar (IPOM), Comunidade Terapêutica Casa de Irmãos, Instituto de Arte e Cidadania do Ceará e Biblioteca Comunitária Cabinhas Leit...

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Liquida Verão Shopping Eusébio

Shopping Eusébio anuncia Liquida de Verão, com descontos de até 70% em produtos. O Shopping Eusébio anuncia sua Liquida de Verão, que ocorrerá de 11 a 19 de janeiro, oferecendo descontos de até 70% em diversas lojas do empreendimento.  A oportunidade é ideal para aproveitar as promoções imperdíveis em uma ampla variedade de produtos, desde moda e beleza até eletrônicos e itens para o lar. As lojas participantes incluem marcas como Casas Bahia, Mosele, Peteka, Buq Care, , Skyler, Natura, Casa Pio, Boticário, Ortobom, CD Games, Oculart, Dose Certa, Bebetenkitê, London, Santa Lolla, Stik, Fini, Cacau Show, Comfort, Espaço Laser, Flora Pura, Óticas Visão, Ibyte, Fortbaby, Anacapri e muito mais.  - A Liquida de Verão é uma oportunidade para nossos clientes renovarem o guarda-roupa, se cuidarem com produtos de beleza e adquirirem itens para casa e eletrônicos, tudo com descontos que podem chegar até 70%. Preparamos uma seleção de marcas renomadas, oferecendo uma experiência de compr...

RioMar realiza Campanha de Arrecadação de Livros

Shoppings RioMar em Fortaleza realizam Campanha de Arrecadação de Livros para instituições sociais. Livros doadas pelos clientes dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy irão reforçar os projetos desenvolvidos por cinco instituições sociais da capital cearense Ler é uma das primeiras coisas que aprendemos quando crianças e é uma atividade que nos acompanha por toda a vida. É através dela que nos informamos, conhecemos novos assuntos e nos divertimos. Para que esta atividade seja exercida por cada vez mais pessoas, os shoppings RioMar em Fortaleza lançam a campanha “Doe livros, inspire um novo mundo”, em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM). Ao todo, cinco instituições dedicadas à educação, cultura, arte e ressocialização em todas as idades serão beneficiadas. São elas: Instituto Metamorfose, Instituto Povo do Mar (IPOM), Comunidade Terapêutica Casa de Irmãos, Instituto de Arte e Cidadania do Ceará e Biblioteca Comunitária Cabinhas Leit...

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.