O ultra direita-liberal da Coalizão 'A Liberdade Avança', o economista Javier Milei, de 53 anos, foi eleito presidente da Argentina neste domingo (19 de novembro de 2023). Milei venceu no 2ª Turno, o peronista Sérgio Massa por 59% a 41% dos votos válidos. A posse de Milei, na Casa Rosada, será em dez de dezembro de 2023.
Deputado desde 2021, economista e amante de cachorros, Milei se tornou um fenômeno político polêmico na Argentina nos anos recentes, com propostas como a dolarização da economia, a privatização de estatais e o fechamento do Banco Central.
Milei já anunciou ideias como a permissão à venda de armas e órgãos humanos.
Autodefinido como "libertário", Milei é frequentemente comparado com outros políticos da direita radical, como o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o brasileiro Jair Bolsonaro.
- Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva: A Democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos".
- Ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro: Parabéns ao povo argentino pela vitória com @JMilei. A esperança volta a brilhar na América do Sul. Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós".
- Ex-ministro da Fazenda do Brasil, Ciro Gomes: A vitória do Populismo Moralista de Direita na Argentina é claro produto do fracasso do populismo incompetente e corrupto que a governa, por detrás de um discurso falso de esquerda e de Identitarismo vesgo. Há um jogo complexo de causas, antigas e recentes. Há o comodismo de não buscar reformas institucionais, políticas e econômicas profundas. Há a falta de manejo correto da economia. Mas há, sem dúvida, o peso decisivo do lixo ideológico exportado dos Estados Unidos e importado acriticamente por lulopetistas e kirchneristas. Acordemos enquanto é tempo!!!
- Vice-prefeito de Fortaleza e presidente do PSDB-Ceará, Élcio Batista: Vamos aguardar como será o governo do controverso Milei. Sorte ao povo e às instituições argentinas. Competência ao Governo para construir políticas públicas de alto impacto na redução das desigualdades sociais. Respeito de todos às liberdades democráticas".
- Vice presidente da Argentina, Cristina Kirchner: Há quarenta anos votei em Río Gallegos pela recuperação da Democracia. Hoje fiz de novo com a mesma esperança". Ela votou no candidato derrotado Sérgio Massa.
Comentários
Postar um comentário