O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE) tem a satisfação de anunciar os vencedores do I Prêmio de Patrocínio Literário em Arquitetura e Urbanismo e do I Prêmio de Jornalismo do CAU/CE, reconhecendo e celebrando o brilhante trabalho de profissionais que se destacaram em suas áreas.
I Prêmio de Jornalismo do CAU/CE
Categoria I – Texto:
- 1ª Colocação: O Povo-“Especial | Especulação imobiliária em Fortaleza (5 episódios)” | Clique aqui para ver.
- 2ª Colocação:Diário do Nordeste-0 “Superprédios”: quem avalia e tem o poder de autorizar a construção em Fortaleza?” | Clique aqui para ver.
Categoria II – Áudio:
- 1ª Colocação: Rádio Universitária FM Fortaleza–“O arquiteto e a habitação popular.” | Clique aqui para ouvir.
- 2ª Colocação: Rádio FM Assembleia–“Segurança e autonomia: Caminhos da Acessibilidade” | Clique aqui para ouvir.
Categoria III – Vídeo:
- 1ª Colocação: “Projetos urbanísticos transformam áreas degradadas em Fortaleza.”
- 2ª Colocação: “Bairro Benfica conta a história de Fortaleza”
Categoria IV – Fotografia:
- 1ª Colocação: O Povo-Aurélio Alves–“Carregado de histórias, Casarão do Jacarecanga corre risco de colapsar.” | Clique aqui para ver.
- 2ª Colocação:O Povo-Samuel Setúbal-“Além da altura permitida: prefeitura arrecada R$ 174 milhões e libera 21 superprédios.” | Clique aqui para ver.
I Prêmio de Patrocínio Literário em Arquitetura e Urbanismo:
- 1º Colocação: Autora: Hulda Erna Wehmann – “Habitar a Paisagem: O reconhecimento da Experiência Estética como Direito à Cidade – Tese (Doutorado). FAUUSP, 2017.” Categoria: Teoria, história e crítica da Arquitetura e Urbanismo. Resumo: A obra vencedora indaga sobre o que na cidade é direito do cidadão, explorando os marcos que determinam o espaço urbano democrático. A autora, Hulda Erna Wehmann, questiona o que faz de uma cidade um lugar habitável e como se tecem as relações entre a cidade e seu habitante. A pesquisa destaca a importância do direito à paisagem como elemento fundamental do direito à cidade, proporcionando uma reflexão profunda sobre a experiência estética cotidiana como condição fundamental para a humanização da cidade.
- 2º Colocação: Autora: Cecília Oliveira do Nascimento Rossé–“Arquitecrônicas.” Categoria: Formação do Arquiteto e Urbanismo. Resumo: “Arquitecrônicas” é um livro fruto de imaginação e convivências, apresentando crônicas que narram histórias de arquitetura, amizades, personagens surreais e mundos reais. A autora, Cecília Oliveira do Nascimento Rossé, utiliza o poder das crônicas para desmascarar a “face oculta” da vida, proporcionando aos leitores uma viagem por suas experiências no Vale do Cariri cearense e no mar de Maceió, Alagoas. A obra reflete a pluralidade de influências que moldaram a autora, convidando os leitores a se (re)encontrarem nessas fascinantes histórias.
A cerimônia de premiação dos vencedores dos Editais ocorrerá na segunda-feira (11 de dezembro), às 19 horas, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae-Ceará), na Avenida Monsenhor Tabosa, 777-Praia de Iracema-Fortaleza.
O CAU/CE parabeniza todos os premiados pela excelência de suas contribuições e pelo compromisso em enriquecer o diálogo sobre arquitetura e urbanismo. Esses trabalhos destacam-se pela originalidade, relevância e impacto na promoção de um ambiente urbano mais inclusivo e sustentável.
Comentários
Postar um comentário