A área do Clube de Engenharia do Ceará (CEC), na região limítrofe entre os bairros Praia do Futuro e Vicente Pinzón, foi vendida por cerca de R$ 10,4 milhões à Tenda Negócios Imobiliários.
O Contrato prevê que o pagamento será feito em 24 vezes, buscando o equilíbrio financeiro do Clube e sanar os débitos tributários.
A venda foi realizada por decisão em Assembleia Geral Extraordinária, seguindo todos os trâmites legais da entidade. Durante 63 anos o local, com 13 mil metros quadrados (m2), foi palco de várias atividades associativas profissionais, que envolviam eventos técnicos e culturais, em especial cursos, palestras e capacitações.
A receita gerada com a negociação está sendo direcionada para uma nova reestruturação da entidade.
- Será feito um planejamento estratégico visando as melhores práticas de gestão e governança para garantir um crescimento auto sustentável do Clube”, afirma o presidente Ary Romcy.
E continua:
- O Clube vai iniciar um novo momento a partir de agora, uma fase de reestruturação em todos os aspectos”.
Já o vice presidente do Clube, Cláudio Vidal, diz que:
- O instrumento arrecadado vai trazer uma mudança não só de espaço físico, mas também na estrutura de capacitação, com cursos, palestras, workshops, entre outros. Buscando se aproximar com o que tem de mais moderno no mercado”, afirma Cláudio Vidal.
O presidente Ary Romcy faz questão, também, de destacar que :
- No processo de venda existiu uma preocupação de que o espaço fosse aproveitado com um empreendimento que buscasse revitalizar e valorizar o entorno, e foi exatamente o que a Tenda trouxe com a construção de 720 apartamentos divididos em quatro torres. Proporcionando com isso também um aumento na arrecadação municipal, gerando mais receitas”, completa.
Pioneirismo: Como entidade mais antiga do Ceará, foi fundada em 27 de fevereiro de 1934. Teve como criação principal, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia-CREA-CE – 9ª Região, em 17 de janeiro de 1936, o qual possui representantes no conselho, instalado na sede do Clube de Engenharia, visando o engrandecimento e aprimoramento da Engenharia, por este motivo o CEC é hoje a única Entidade Precursora do Sistema CONFEA/CREA/MÚTUA no Ceará, além de filiada a Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae). E nesse mesmo contexto, impulsionou o surgimento de várias entidades como o Sindicato do Engenheiros (Senge-CE) e o Instituto Cearense de Avaliação e Perícias - atual IBAPE-CE, dentre outras.
O Clube é marcado por uma trajetória de lutas e conquistas.
- Foi também entidade fundamental no planejamento da criação da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará (EEUC), hoje Centro de Tecnologia da UFC”, destaca o presidente Luiz Ary.
Uma das maiores preocupações foi colocar o CEC como um foro máximo de encontros e debates, no intuito de valorizar e defender, quer fosse o engenheiro, a engenharia ou a sociedade.
- Sempre tivemos presença marcante em Seminários, Congressos e Comitês, tanto dentro como fora do Estado”, afirma o presidente.
A entidade sempre buscou incentivar a prática cultural, como lembra o presidente Luiz Ary com saudosismo, ao falar sobre a realização da famosa “ Festa do Milho”, que chegou até a sua 33ª edição.
Gestão: Seu atual presidente, que está há várias gestões à frente da entidade, é engenheiro Industrial Metalúrgico. Ingressou no CEC, 1973, como tesoureiro, sendo reconduzido em 1975, e eleito em 1977 a vice-presidente. De 1979 a 1986 foi eleito presidente, e em 1989 assumiu novamente o cargo onde está até hoje, contando com o apoio e a colaboração dos diretores, conselheiros e funcionários por longas jornadas.
Comentários
Postar um comentário