Começa o JISK Surf Pro, a 3ª Etapa do Circuito Cearense de Surf 2023, que rola até domingo (10) nas ondas da Praia do Futuro, na Barraca Casa de Praia.
Ondas fortes, correnteza implacável e muito vento deram o tom do primeiro dia da terceira parada do Certame Cearense de Surf, que irá coroar 16 vencedores nas categorias em disputa.
E já no primeiro dia tivemos três categorias definindo seus campeões: Sub 18, Sub 14 e Sub 12. E os destaques ficaram por conta dos vencedores, ambos surfistas da Praia da Leste-Oeste.
O primeiro a alcançar o lugar mais alto foi John John Alves, na Sub 18 Masculina. O homônimo do campeão mundial havaiano deu um verdadeiro show e com muita competência arrancou as maiores notas dos árbitros na grande final para comemorar muito o primeiro dos 16 títulos da etapa.
- Estou muito agradecido a Deus por esse resultado... A bateria foi muito disputada, muito acirrada em um mar com altas ondas. Meus oponentes eram muito fortes, mas dessa vez consegui me consagrar campeão e estou muito feliz", declarou John John.
Na segunda colocação ficou o não menos talentoso Alessandro Costa, com Jonathan Santos em terceiro e André Guilherme em quarto.
O segundo destaque do dia ficou por conta da atuação de mais um surfista da Praia da Leste-Oeste, Nicolas Silva, que faturou as Categorias Sub 14 e Sub 12 vencendo simplesmente todas as baterias que disputou no dia.
Na Sub 14 ele destruiu as ondas não dando chances aos adversários e na grande final conseguiu superar os oponentes Aurineto Silva, Italo Alves e Juan Carlos, respectivamente, segundo, terceiro e quarto colocados, mesmo em condições bem difíceis!
Na Sub 12 a história não foi diferente. Vencendo todas as baterias disputadas Nicolas mostrou mais uma vez que é um grande nome do Surf Cearense que está despontando e que tem DNA de campeão correndo nas veias, já que ele é filho do multicampeão Itim Silva. Em segundo ficou Luís Fernando, em terceiro Lucas Peixoto e em quarto Samuel Souza.
- A Final foi muito difícil. As ondas estavam demorando e a correnteza estava muito forte. Estava difícil pra se manter em frente ao palanque, mas graças à Deus estou bem preparado e consegui mais uma vitória. Estou muito feliz com os resultados", afirmou o duplamente campeão.
SÁBADO: No sábado (9/9) as emoções começam às 8 da manhã com a primeira fase da categoria Open, seguida pela Master, Kahuna, Sub 8 e Sub 10, com a previsão de disputas de finais destas quatro últimas, o que deverá mesclar bem as atuações dos veteranos com a novíssima geração do Surf Cearense.
CATEGORIAS EM DISPUTA: Em 2023 o Circuito Cearense de Surf conta com 16 categorias. São elas: Sub 8, 10, 12, 14, 16, 18, Open (sem limite de idade); Profissional (sem limite de idade), Master (a partir de 35 anos), Kahuna (a partir de 45 anos), Legend (a partir de 55 anos), Long Open (sem limite de idade), Long Master (a partir de 35 anos), Long Feminino (sem limite de idade), Feminino Junior (até 18 anos) e Feminino Open (sem limite de idade).
PREMIAÇÃO: Conquistar um título Profissional em uma etapa do Circuito Cearense por si só já é um grande feito para qualquer surfista. Mas, a boa premiação de R$ 10 mil também é um excelente atrativo para os competidores e contribui para adicionar ainda mais emoção às disputas que costumam ser eletrizantes desde as primeiras fases do evento.
Entre os amadores a premiação também aparece como um importante fator motivacional e nessa etapa será composta por 2 pranchas New Glass, 14 Blocos e mais 64 Kits JISK, 16 Kits D'Cofibras, 4 Vouchers de R$ 100,00 da Mahalo Poke, brindes da Ótica Aba Film e mais 64 Troféus distribuídos entre todos os finalistas.
UMA NOVA MARCA: Para Amélio Júnior, Presidente da Federação de Surf do Estado do Ceará, essa etapa trás uma importante novidade, a entrada de uma nova marca parceira que pela primeira vez patrocina uma etapa do certame estadual de Surf:
- Estamos muito felizes com a estreia de mais uma marca de Surf local como patrocinadora do Circuito Cearense de Surf, a JISK. É fato que toda grande marca carrega consigo um histórico de fomento ao esporte, principalmente no Surf e ter seu nome atrelado a grandes eventos é uma estratégia ainda muito utilizada por marcas no mundo inteiro. Com isso ficamos muito honrados em contar com a confiança de nosso amigo Ilamar, que não mediu esforços para que a JISK estivesse junto da Federação nesse projeto. Tenho certeza que estamos vendo mais uma grande marca se consolidar no mercado e isso é muito bom para o Surf Cearense como um todo", declarou o dirigente.
TRANSMISSÃO AO VIVO: Você pode conferir tudo o que rolar Ao Vivo no JISK Surf Pro 2023, 3ª Etapa do Circuito Cearense de Surf, através do Canal do You Tube da Federação de Surf do Ceará. Lá, você poderá assistir todos os dias do evento na íntegra, ao vivo, ou no seu melhor momento.
Todos os resultados de baterias, cronograma, estatísticas e ranking, assim como o Livro de Regras do Circuito, poderão ser acessados através do link surfbyte.com.br
FORTALEZA RADICAL: O novo Projeto da Prefeitura de Fortaleza reúne 7 modalidades de atividades radicais e busca divulgar Fortaleza como destino turístico para os aventureiros. E a ativação do Surf será no sábado (9/9) durante o JISK Surf Pro.
A Prefeitura de Fortaleza lançou, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, o Projeto Fortaleza Radical, com o objetivo de promover a capital cearense como um destino turístico para quem curte aventuras e gosta de praticar esportes, ou mesmo para quem quer conhecer e ter novas experiências. E o Surf é um dos carros chefes dessas experiências esportivas.
- A gente sabe que o que atrai o turista são os serviços que a gente tem, como transporte de qualidade, hotelaria e oportunidades como essas, de praticar um esporte diferenciado", destaca o v9ce-prefeito, Élcio Batista.
Voltado para quem gosta de aventuras, o Fortaleza Radical prevê a divulgação da cidade como destino turístico para quem busca essas experiências. O projeto reúne sete modalidades: Salto de Paraquedas Duplo, Kitesurf, Skate, Surf, Canoa Havaiana com Ondas, Mergulho e Rapel na Ponte da Barra do Ceará.
A iniciativa envolve o trade e escolas de esportes náuticos, tornando o destino qualificado para receber viagens temáticas e visando ampliar a estadia do visitante na Cidade.
Ativação Surf: E neste sábado a Secretaria Municipal do Turismo promove a ativação da modalidade Surf no Fortaleza Radical, durante a realização do JISK Surf Pro, a 3ª Etapa do Circuito Cearense de Surf 2023, na Praia do Futuro.
O JISK Surf Pro, terceira etapa do Circuito Cearense de Surf 2023, conta com o patrocínio da JISK e da Prefeitura de Fortaleza através da Sejuv, Secel e Setfor. Apoio: Sunlight, Mahalo Poke, D'Cofibras, Revista Beach Show, Mob Telecom, Pranchas New Glass, Ótica Aba Film, Barraca Casa de Praia, Junco Escola de Surf, Sufbyte, AASCE e CBSurf. Realização: Federação de Surf do Ceará e Instituto Brasil Sem Fronteiras.
CURIOSIDADES SOBRE A HISTÓRIA DO CIRCUITO CEARENSE DE SURF: Há 34 anos, mais precisamente em 1989, nascia o Circuito Cearense de Surf, certame que ao longo de mais de três décadas revelou talentos e serviu de base para grandes eventos que trouxeram para o Ceará alguns dos maiores astros do Surf Brasileiro e, consequentemente, mundial.
Muitos atletas que integram ou já integraram a Elite do Surf Mundial, registraram importante passagem pelo Circuito Cearense, como os potiguares Jadson André e o medalhista de ouro olímpico, Italo Ferreira, que tiveram no certame alencarino, um importante degrau na conquista do sucesso profissional. Gabriel Medina, Filipe Toledo e Adriano de Souza Mineirinho também estiveram no Ceará em eventos nacionais criados a partir da credibilidade construída ao longo dos anos pelo Circuito Cearense de Surf, tido como um dos mais competitivos do Brasil.
E foi essa reconhecida competitividade que possibilitou o surgimento de grandes nomes do Surf Brasileiro como Fábio Silva (Campeão Mundial ISA), Tita Tavares (Campeã Mundial WQS), Pablo Paulino (Bicampeão Mundial Pro Junior), Messias Félix (Bicampeão Brasileiro Profissional) Silvana Lima, nossa representante olímpica, dentre muitos outros, que contribuíram para colocar o Ceará em um dos lugares de maior destaque no cenário esportivo nacional.
O Circuito Cearense de Surf se orgulha em chegar à sua 35ª Edição sem nunca ter sido interrompido, fato este evidencia toda a grandeza e importância que o Esporte dos Reis Havaianos conquistou desde que chegou aos “Verdes mares bravios... onde canta a jandaia, nas frondes das carnaúbas”.
O Circuito Cearense de Surf é o certame estadual da modalidade mais antigo do Brasil que NUNCA FOI INTERROMPIDO EM 34 ANOS, DESDE 1989.
Com informações de George Noronha e fotos de Lima Júnior.
Comentários
Postar um comentário