Nesta sexta-feira (1 de setembr-Dia da Bailarina):
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na noite desta sexta-feira, 1º, uma Sessão Solene em homenagem à Escola de Ballet do Instituto Gotas, em alusão ao Dia da Bailarina, celebrado no Brasil, no dia 1º de setembro. Na ocasião, representantes da Escola receberam placas de reconhecimento pela importância e relevância de toda a sua contribuição para o balé para crianças e adolescentes, na periferia de Fortaleza. Dentre os agraciados da noite a Secretária Municipal de Educação, Dalila Saldanha, o presidente do Instituto Gotas, Adaílton Lima de Aguiar, a representante das Crianças do Instituto Gotas, Maria Eduarda Monteiro e a sra. Nayra Rolim, que recebeu o convite e foi oficializada como nova Madrinha do Instituto Gotas. Além das homenagens, a solenidade foi marcada pela apresentação de dança das crianças do Gotinhas de Amor, a escolinha de balé do Instituto Gotas. A sessão solene foi presidida pelo Presidente do Legislativo Municipal, Vereador Gardel Rolim (PDT) a convite da propositora da sessão, Vereadora Kátia Rodrigues (Cidadania).
O presidente da Câmara de Fortaleza, Vereador Gardel Rolim falou sobre o trabalho realizado pelo Instituto Gotas como um equipamento responsável por investir nos talentos das crianças e adolescentes por meio do balé e, ladeado por sua esposa, a nova madrinha do Instituto Gotas, Nayra Rolim e sua filha recém-nascida, chegou a cogitar a criança como futura bailarina. “O balé é algo mágico, especial, encanta meninas e meninos. É responsável por levar para fora do nosso país várias crianças, adolescentes, com essa cultura que faz parte da nossa história e o Instituto Gotas tem uma participação importante diante disso. Talvez seja o Instituto, em Fortaleza que mais invista em talentos importantes do balé. Então, hoje, dia primeiro de setembro, Dia da Bailarina, eu tô aqui com a minha bebê (filha) do lado, quem sabe uma futura bailarina. É algo que estimula que encanta a todos. Então eu estou muito feliz que a Câmara Municipal seja palco de uma atração, uma homenagem artística tão importante pro nosso povo”, disse o Presidente.
A propositora da Sessão Solene, Vereadora Kátia Rodrigues destacou o balé como primordial no trabalho realizado pelo Instituto Gotas, assistindo crianças socialmente vulneráveis e instruindo na forma correta de se comportar, além de levar à reflexão sobre as necessidades básicas de todas as crianças e adolescentes. “Desde lá de trás que a gente acompanha esse trabalho tão lindo, tão solidário, tão parceiro. A gente sabe desse elo da criança com o balé. É o carro-chefe do instituto Gotas. É o que traz a cultura, a parceria com a nossa comunidade, com crianças de vulnerabilidade social, que faz com que elas venham entender a importância que tem tanto na cultura, como no comportamento, na forma de falar, na forma de se posicionar, na forma de dançar. É entender que acriança precisa de atenção, da cultura, de todos os braços necessários para que ela cresça bem. Eu acredito no balé. O balé traz a relevância da dança, do comportamento”, disse a Vereadora.
Um dos homenageados da noite, o presidente do Instituto Gotas, Adaílton Lima de Aguiar falou do compromisso do instituto em assistir as crianças e adolescentes da periferia de Fortaleza e da importância do trabalho realizado por meio do balé para o aprendizado desse público. “Nós temos o compromisso de trabalhar na comunidade, na periferia de Fortaleza, com as crianças que tem mais vulnerabilidade, crianças e adolescentes. Então a gente vem exercendo esse trabalho na periferia de Fortaleza. Temos uma madrinha que é a Vereadora Kátia Rodrigues, que nos apoia muito e estamos aqui nessa luta. O balé tem sido um ponto importante porque trata não somente a questão de aprender a dançar, mas uma dedicação maior com a disciplina que elas aprendem, a postura. Etão ajuda não só na questão da dança, mas no aprendizado pra vida”, ressaltou o presidente do Instituto Gotas.
Já a professora de balé do Instituto Gotas, Maria clara Saraiva abordou o funcionamento das turmas de balé do Instituto e destacou a metodologia usada em cada faixa etária das turmas. “É muito bom ver o sorriso das crianças e como elas se interessam por esta arte. Elas se sentem seguras. Nós temos três turmas, de três à seis anos de idade, de nove à 13 anos e de treze à dezesseis anos. Cada turma é um tratamento diferente. As mais novas precisam de mais atenção, muito sorriso, tornar tudo mais divertido e mágico pra elas. Já com as mais velhas, mais disciplina”, explicou a professora.
O Instituto Gotas
É uma entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que desenvolve a missão de desenvolver programas, projetos, serviços e benefícios na área Social, Educacional, Desportiva e Cultural para o desenvolvimento biopsicossocial de crianças e os adolescentes na Região Oeste de Fortaleza.
A Entidade é vocacionada na área da Educação, da Assistência Social e da Cultura, Proteção Social, Segurança Alimentar e Nutricional, e Atividades Socioculturais e Educativas, Direitos Humanos e Prática da Cidadania, e Inclusão da Pessoa com Deficiência. Tendo como público-alvo crianças de 01 a 17 anos de idade, através de programas que ofereçam espaço para descoberta, aprendizagem, desenvolvimento de potencialidades em seus aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos-linguísticos e sociais, em Fortaleza.
O Instituto Gotas defende a educação inclusiva, com garantia de acesso e qualidade em todas as etapas da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio); a promoção de vidas saudáveis de crianças e adolescentes; a corresponsabilidade na Gestão Pública; a proteção dos direitos de toda criança e adolescente.
Dia da Bailarina ou Dia do Bailarino
É comemorado anualmente em 1º de setembro no Brasil. Esta data homenageia os dançarinos de Balé (ou Ballet), um estilo de dança que surgiu no século XV na Europa renascentista e que conheceria seu apogeu no século XIX. Atualmente, no entanto, o balé assumiu inúmeras variações, sendo estas baseadas em dois principais estilos: o clássico e o contemporâneo.
A bailarina é uma dançarina conhecida por ser dotada da mistura das quatro principais características do ballet: a dança, a postura, a força e a graciosidade.
Confira aqui a galeria de fotos da Solenidade
Fotos: Érika Fonseca
Comentários
Postar um comentário