A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi uma das instituições reconhecidas, nesta terça-feira (12/9), com o Prêmio Otimista de Sustentabilidade 2023, homenagem do Grupo Otimista de Comunicação a personalidades, empresas e entidades que se destacaram pela atuação em prol da inclusão e da sustentabilidade.
O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, integrou a lista de agraciados da noite, ao lado do diretor financeiro da Federação, presidente do Sindcarnaúba e presidente do Conselho Deliberativo da Associação Caatinga, Edgar Gadelha; e da Coordenadora do Núcleo ESG da FIEC, Alcileia Farias.
A cerimônia de entrega da premiação, que está em sua primeira edição, aconteceu no BS Design Corporate Towers. Além dos representantes da FIEC, ainda foram homenageados
- Governador em exercício e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão.
- Prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira.
- Presidente da Qair, Armando Abreu.
- Diretora-executiva do Instituto Povos do Mar, Fabrini Andrade.
- Presidente do Grupo Marquise, José Carlos Pontes.
- Vice-presidente da Aquasis, Marcílio Maia.
- Presidente dos Mercadinhos São Luiz, Severino Ramalho Neto.
- Presidente da Somos Um e Cofundadora da EllaImpact Alliance, Ticiana Rolim.
O Prêmio enalteceu iniciativas inspiradoras em áreas como preservação da biodiversidade, combate à pobreza, redução das desigualdades sociais e mobilização por agendas sociais de impacto socioambiental positivo.
Segundo o Presidente do Grupo Otimista, Adriano Nogueira, a homenagem reforça a importância de unir poder público, iniciativa privada e sociedade civil para atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
- Só assim será possível descarbonizar nossas atividades, contermos os avanços do clima, restaurar nossos ecossistemas, desenvolver uma nova economia e melhorar a vida das pessoas", afirmou.
- As metas estão postas. Tenhamos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como farol. O momento é de muito trabalho, mas também de esperança e otimismo”, acrescentou.
Em nome dos agraciados, Ricardo Cavalcante se disse honrado e parabenizou todos os que receberam a premiação. O presidente da FIEC destacou o empenho da instituição para promover um modelo de desenvolvimento sustentável, a partir de ações como a implantação do Núcleo ESG-FIEC, a criação do Selo ESG-FIEC de Indústria Sustentável, a aderência da Federação ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas e a luta pelo Hub de Hidrogênio Verde no Ceará.
- Este Prêmio que o Otimista nos concede é muito mais que um reconhecimento pelo trabalho realizado por cada um de nós isoladamente, ou mesmo junto às nossas organizações. Ele torna, a todos nós, igualmente responsáveis pelo futuro desse estado, do país e do mundo. É a um só tempo um incentivo e um alerta, para que não nos acomodemos nunca, para que sigamos juntos, lutando por um mundo melhor”.
Representando a Associação Caatinga, organização voltada para a valorização do bioma, Edgar Gadelha ressaltou que a premiação legitima o trabalho realizado pela entidade e adquire ainda mais significado neste ano, que marca o aniversário de 25 anos de fundação da entidade.
- Ao longo desses 25 anos, formamos uma bagagem muito forte de projetos de preservação ambiental e sustentabilidade. Receber essa homenagem é muito importante para toda a associação e o reconhecimento do trabalho que fazemos em prol da preservação de um bioma tão nosso, que é a caatinga", pontuou.
Já Alcileia Farias afirmou que a homenagem é resultado dos esforços da equipe do Núcleo ESG-FIEC e do apoio do Presidente Ricardo Cavalcante às ações do setor.
- O Prêmio é uma oportunidade única de sermos lembrados depois de todo o trabalho árduo construído na Federação. Ficamos felizes em sermos porta-vozes de boas práticas e entender que a economia pode gerar lucro e trazer equilíbrio com meio ambiental”.
Prestigiaram o evento:
- 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado.
- Diretor regional do SENAI Ceará e superintendente regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda.
- Presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias.
- Ex-presidente do Sindibebidas, Cláudio Targino.
- Presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante.
- Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo.
- Secretária do Meio Ambiente do Ceará, Vilma Freire.
- Presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Eduardo Neves.
- Presidente da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), Eduardo Amaral, entre outras autoridades e convidados.
Comentários
Postar um comentário