Com o objetivo de fomentar cada vez mais a prática paradesportiva, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, apoia os principais eventos de bocha paralímpica nos calendários nacional e internacional de 2023.
As competições ocorrem no Centro de Formação Olímpica (CFO) e reunem representantes de quatro continentes do mundo e são organizadas pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), com o apoio da Federação Internacional de Bocha (BisFed) e da entidade anfitriã, Associação D’Eficiência Superando Limites.
A Fortaleza World Boccia Cup 2023, que ocorre entre 2 e 9 de setembro, conta com a participação de 20 países, com 93 atletas, entre homens e mulheres, buscando o melhor desempenho e colocação no ranking mundial da modalidade.
Já o Campeonato Brasileiro, na sequência, entre os dias 9 e 15 de setembro, trará as disputas dos melhores paratletas do país na modalidade, representando 16 estados da Federação. Serão 54 atletas competindo no feminino e 72 no masculino, separados por classes funcionais.
Entre as competidoras, estará Emylle Torres Aguiar, competindo na Classe BC3. A atleta treina no projeto Esporte Sem Limites, programa pioneiro da Prefeitura de Fortaleza que leva esporte adaptado a centenas de pessoas com deficiência na capital.
Para Ozires Pontes, secretário do Esporte e Lazer de Fortaleza, o paradesporto deve ser cada vez mais apoiado e divulgado na cidade. "A prática do paradesporto salva vidas, temos esses relatos de atletas do nosso projeto Esporte Sem Limites. Poder apoiar eventos dessa magnitude nos faz ir além do esporte: alcançamos famílias inteiras, turismo, outras perspectivas e plantamos sonhos no coração de crianças, jovens e até mesmo adultos que queiram iniciar uma carreira no paradesporto", destaca.
Participação cearense: No Mundial, Atuando pelo Mogi das Cruzes, o medalhista paralímpico em Tóquio, Maciel Santos, está focado em representar bem o Brasil na Copa do Mundo de Bocha Paralímpica.
- A modalidade cresceu muito em todo o mundo, o nível está muito alto, decisões apertadas, partidas sendo definidas nos detalhes. Estou muito focado para mostrar todo o trabalho que viemos fazendo. Quero representar bem meu país e com certeza darei meu melhor”, destaca.
Além da Emylle Torres e Maciel Santos, o paratleta cearense Jonas Ewerton Garcia disputa na classe BC1 da competição nacional.
Serviço
- Fortaleza 2023 World Boccia Cup
2 a 9 de setembro de 2023, de 9 às 18 horas
- Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica 2023
9 a 15 de setembro de 2023, de 9 horas às 19h30
Centro de Formação Olímpica (CFO) (Avenida Alberto Craveiro, s/n – Castelão)
Entrada gratuita
Comentários
Postar um comentário