O caos se estabeleceu nesta terça-feira (15 de agosto de 2023) no Brasil com um apagão. Exceto Roraíma, os outros 25 Estados e Distrito Federal foram afetados.
O País ficou sem energia elétrica a manhã inteira e parte da tarde.
Na Praia da Baleia-Itapipoca 🐋 a falta de energia fechou o Comércio.O Apagão foi ocasionado após um evento no Ceará, informa o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Ainda não se sabe a natureza da ocorrência, mas conforme Alexandre Silveira, "uma sobrecarga no sistema do Ceará ocasionou o desligamento".
- O que se sabe é que para que haja um evento dessa magnitude, há de se haver uma redundância de fatos relevantes. E um desses fatos já está detectado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e aconteceu mais precisamente no norte do Nordeste, mais precisamente no Ceará", comenta o ministro.
O ocorrido interrompeu 16 mil MW de carga em Eestados do Norte-Nordeste. Já no Sudeste, Centro-Oeste e Sul foram 2,9 mil MW.
Alexandre Silveira destaca que a Energia demorou a voltar em Estados Nordestinos por conta da ocorrência inicial ter sido na Região.
A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) informa que o fornecimento de energia foi retomado em todo o país já na tarde desta terça-feira, 15. Avaliações preliminares do Ministério de Minas e Energia (MME) confirmam que o problema não envolveu o segmento de distribuição. A interrupção cortou cerca de 25% do fornecimento de energia no Sistema Interligado Nacional. A situação impactou todas as regiões do Brasil, atingindo entre 27 milhões e 29 milhões de unidades consumidoras em 26 estados e no Distrito Federal. Assim que foi detectada a interrupção, as distribuidoras agiram em contingência para viabilizar o reestabelecimento dos serviços.
“O setor elétrico é dividido em geração, transmissão e distribuição. E neste caso não houve qualquer falha no sistema de distribuição”, afirmou Marcos Madureira, presidente da ABRADEE. “Assim que a interrupção foi identificada, as distribuidoras atuaram imediatamente para o reestabelecimento do fornecimento aos clientes, conforme orientações do ONS. As distribuidoras levam energia de qualidade para 99,8% dos lares brasileiros e trabalham para manter o fornecimento de mais de 87 milhões de clientes.”
Comentários
Postar um comentário