Eis o Arquivo Nirez para 14 de abril, na História do Ceará:
- 1821 - O major Jerônimo Delgado Esteves à frente da tropa de linha e de parte da população de Fortaleza, exige obediência ao rei e à futura constituição, soldo dobrado aos militares, suspensão do importo da cachaça até decisão do rei. Todas as imposições foram aceitas pelo governador capitão de mar e guerra Francisco Alberto Rubim, vereadores e representantes principais da Cidade.
- 1848 - Casimiro José de Moraes Sarmento passa a Presidência da Província para o primeiro vice, major João Crisóstomo de Oliveira.
- 1880 - Assume a direção da Estrada de Ferro de Baturité - EFB o engenheiro Amarílio Olinda de Vasconcelos, em substituição ao também engenheiro Carlos Alberto Morsing.
- 1891 - Registrada, na Junta Comercial, a Fábrica de Fiação e Tecidos União Comercial, com 19 sócios.
- 1891 - Assume a Capitania do Porto do Ceará, no dia 14 de abril de
- 1891, o capitão-tenente Silvino José de Carvalho Rocha, que substitui o também capitão-tenente Sabino de Azeredo Coutinho, que respondia interinamente por aquele comando.
- 1891 - Publicado o primeiro número do jornal O Norte, impresso na Tipografia Econômica, redatoriado por Martinho Rodrigues de Sousa, Justiniano José de Serpa (Justiniano de Serpa) e Gonçalo de Lagos Fernandes Bastos.
- 1914 - Fundado o clube União Recreativa, com o fito de promover aos associados piqueniques, passeio e danças.
- 1914 - Morre em Fortaleza o farmacêutico Catão Paes da Cunha Mamede (Catão Mamede), ex-deputado e ex-vereador e arquiteto. Dirigiu, com seu irmão Antônio Paes da Cunha Mamede, a Farmácia Mamede. Era Paraibano nascido em 28/12/1829. Hoje é nome de rua na Aldeota. Em seu lugar ficou na farmácia seu filho Mário Mamede.
- 1918 - Toma posse, na Cadeira nº 26 do Grêmio Literário Cearense, o poeta Otacílio Ferreira de Azevedo (Otacílio de Azevedo), sendo recepcionado por Pancrácio Lima.
- 1919 - Surge mais uma sociedade esperantista em Fortaleza, trata-se da Nova Samideanaro, com o fim de difundir em nossa sociedade os conhecimentos da língua internacional auxiliar, o Esperanto. Sua sede ficava na Avenida Tristão Gonçalves nº 246.
- 1921 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 80 anos, o comendador Antônio Pinto Nogueira Acioli, cearense de Icó, nascido no dia 11/10/1840, antigo presidente do Ceará de 1896 a 1912. Foi o último senador da Monarquia. Existe em Fortaleza uma rua em sua homenagem, na Aldeota.
- 1935 - Inaugurada a Casa de Saúde São Gerardo, na Avenida Bezerra de Menezes, n.º 1277/1351, no Alagadiço, sob a direção dos médicos Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço) e Antônio Vandick de Andrade Ponte.ck Ponte).
- 1936 - Toma posse no Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico), Hugo Victor Guimarães e Silva.
- 1939 - Assume o comando da Polícia Militar do Ceará, o capitão do Exército Brasileiro, Manuel Cordeiro Neto.
- 1945 - A Força Expedicionária Brasileira-FEB, conquista Montese, na Itália, causando grande repercussão e euforia em Fortaleza. Durante o combate morre o 3º sargento cearense Edson Sales de Oliveira, aos 24 anos de idade, sendo sepultado no Cemitério Brasileiro de Pistóia, Itália. Era cearense de Jaguaruana nascido em
- 1921. Em homenagem a esse episódio, o bairro de Pirocaia, em Fortaleza, chama-se hoje Montese.
- 1947 - Morre, às 22 horas, aos 91 anos de idade, o comerciante abolicionista Alfredo da Rocha Salgado (Alfredo Salgado), que hoje é nome de rua em Fortaleza. Era cearense de Fortaleza onde nascera a 1/9/1855 e foi membro da Libertadora Cearense.
- 1947 - Criada, pelo Decreto 744, firmado pelo governador Faustino de Albuquerque e Sousa, a Delegacia de Economia Popular.
- 1952 - Realiza-se, pela manhã, no pátio interno da Base Aérea de Fortaleza, a cerimônia da transmissão do Comando dessa unidade militar ao substituto legal, tenente coronel Manuel de Sousa Coelho, pelo coronel Adamastor Beltrão Cantalice, que vinha ocupando até então o posto.
- 1956 - Fundado em Fortaleza o Instituto Demócrito Rocha, dirigido pelos professores Nertan Moreira e Zuleide Peres Mota, na Rua Senador Pompeu. Sua fundação coincide com o aniversário do jornalista Demócrito Rocha.
- 1963 - O Ceará Sporting Club derrota o Fortaleza Esporte Clube por 3x1 em partida realizada no Estádio Presidente Vargas pelo Campeonato Cearense de Futebol de 1962, recebendo a faixa de Bicampeão.
- 1968 - Morre, aos 78 anos de idade, o jornalista católico Manuel Antônio de Andrade Furtado, professor, advogado, ex-interventor do Estado, diretor do jornal “O Nordeste”, membro da Academia Cearense de Letras-ACL e do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era cearense de Quixeramobim onde nascera em 28/01/1890. Hoje é nome de rua em Fortaleza.
- 1975 - A Churrascaria e Sorveteria Quente Frio, é depredada por elementos da Polícia Militar. Seu proprietário envolvera-se, 15 minutos antes, na morte de um soldado da PM.
- 1976 - A motorista profissional Albaniza Ferreira de Lima, Bibi, de 22 anos, é contratada para dirigir ônibus em Fortaleza, sendo a primeira mulher a exercer a profissão, fazendo-a no ônibus de placas SA-7669, da Empresa Cialtra.
- 1984 - Abertura no Parque de Exposições da Maraponga do III Festival da Moda, com a participação de 196 expositores de vários estados.
- 1987 - Criada a Liga Esportiva do Montese, iniciativa de Vicente Luís do Nascimento, seu presidente.
- 1988 - Assume, às 11 horas, no Palácio do Governo, o novo Reitor da Universidade Estadual do Ceará-Uece, professor Perípedes Franklin Chaves, tendo como vice o professor Luís Tavares Júnior.
- 1999 - Assume Alexandre Neves Moreira, novo superintendente do Departamento Estadual de Trânsito - Detran substituindo Maisa Parente.
- 2003 - O Dia do Exército Brasileiro é comemorado em Fortaleza com a inauguração do Aquartelamento General Tibúrcio, na Avenida Luciano Carneiro, no Bairro de Fátima. A solenidade dá-se as 16 horas. Na ocasião, o general de Exército Virgílio Ribeiro Muxfeldt, comandante Militar do Nordeste, apresenta despedidas à guarnição de Fortaleza, por ter sido nomeado comandante de Operações Terrestres. Inaugura-se na ocasião o monumento em homenagem ao General Tibúrcio. O novo quartel vai funcionar no espaço onde, por 60 anos, foi sediado o 10º Grupo de Artilharia de Campanha-10º GAC, passando a abrigar a 25ª Circunscrição do Serviço Militar, o 52º Centro de Telemática e também a 10ª Companhia de Guardas do Exército, o Serviço Regional de Obras da 10ª Região Militar e o Memorial do 10º GAC.
- 2006 - Inauguração da TV Assembleia, canal 30. Na solenidade de inauguração, o presidente da Assembleia, Marcos Cals - PSDB destaca a característica da televisão, enquanto veículo de comunicação, de poder apresentar, com imagem e som, o relato do real. Para ele, a TV Assembleia será um instrumento de acompanhamento do trabalho dos representes do povo cearense no Legislativo Estadual, dando transparência aos atos emanados da Casa, servindo de educação para a cidadania e prestando serviços comunitários.
- 2006 - Morre, vítima de complicações relacionadas à hipertensão e o diabetes, o advogado, contador, professor e jornalista Abelardo Gurgel Costa Lima Filho (Abelardo Costa Lima), ex-presidente da Assembleia Legislativa no Estado do Ceará e ex-deputado estadual, aos 89 anos de idade. Seu sepultamento acontece no dia seguinte, às 9h, no Cemitério Parque da Paz. Foi prefeito de Aracati em três períodos administrativos. Foi também repórter dos jornais “Gazeta de Notícias” e “Correio do Ceará”; diretor comercial do jornal “A Razão”; fundador e diretor do jornal “Gazeta do Jaguaribe”, semanário político que circulou em Aracati durante vários anos, fazendo parte da Associação Cearense de Imprensa-ACI e da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Ceará - OAB-CE. Foi também professor primário e da escola de Administração da Uece, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios-TCM e Secretário do Trabalho e Ação Social no primeiro Governo Virgílio Távora. Era natural de Aracati, nascido em 12/5/1917. Publicou o livro Terra Aracatiense.
- 2020 - O ex-bispo de Sobral e arcebispo emérito da Paraíba, dom Aldo di Cillo Pagotto (foto), morre aos 70 anos em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com suspeita de Covid-19. O religioso, que travava luta contra o câncer desde 2017, teve grave insuficiência respiratória e foi transferido do leito para uma UTI do Hospital Regional Unimed Fortaleza. Dom Aldo nascera em 16/9/1949, em Santa Bárbara D’Oeste (SP).
Comentários
Postar um comentário