Nesta terça-feira (25), de 13h30 às 18 horas; quarta-feira (26); e quinta-feira (27 de abril de 2023), de 14 às 18 horas, a Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur) promove a 2ª Marcha dos Secretários Municipais de Turismo, no Auditório do Subsolo do Ministério do Turismo (Bloco U-Esplanada dos Ministérios), em Brasília-DF.
Na Abertura da 2ª Marcha dos Secretários Municipais de Turismo, nesta terça-feira (25), às 13h30, toma posse a nova Diretoria da Anseditur, que tem o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira (foto), como presidente.
Secretário do Turismo de Fortaleza e presidente do Partido Cidadania 23 no Ceará, Alexandre Pereira é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), mestre em Administração Pública pela Universidade de Lisboa (Portugal) e pós-graduado em Gestão Estratégica pelo Instituto Europeu de Administração e Negócios, na França.Empresário, entrou para a vida pública no governo de Cid Gomes, como secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará. Ao longo de sua carreira empresarial, esteve na liderança de diversas entidades de classe, tendo sido presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) e da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), entre outros.
Em novembro de 2022, Alexandre Pereira foi convidado pela assessoria do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), para participar da equipe de transição do Governo Lula, e compôs o Grupo Temático do Turismo.
Anseditur - A Anseditur objetiva representar os destinos turísticos junto aos órgãos do Governo Federal e prospectar parcerias e oportunidades que favoreçam esses Municípios. Com mais de 16 anos de História, conta hoje com assento nas principais instâncias de Governança em nível nacional e também com o apoio e parceria das mais diversas entidades representativas do Trade Turístico Brasileiro.
- Inscrição para a Marcha da Anseditur no anseditur.org/marcha-dos-secretarios
VISTOS - Alexandre Pereira participou de Audiência Pública da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, em Brasília. Na Pauta, a isenção de Vistos para Turistas oriundos da:
- Austrália.
- Canadá.
- Estados Unidos.
- Japão.
De acordo com dados do Ministério do Turismo (MTur), em 2019 os turistas americanos gastaram no Brasil cerca de US$ 93,00 por dia, ou seja, o equivalente a aproximadamente R$ 459,00 no Câmbio de hoje. Outro dado importante do MTur dá conta de que o Turismo Internacional no País ainda é incipiente, se comparado a outros países. Também em 2019, o País recebeu cerca de 6,6 milhões de turistas estrangeiros. A Argentina, um país menor do que o Brasil, por exemplo, recebe anualmente 10 milhões de visitantes internacionais. A Torre Eiffel, um único ponto turístico de Paris, na França, recebe 7 milhões por ano.
Alexandre Pereira defendeu na Audiência a volta da isenção do visto de entrada no país para turistas dos países citados e explica porquê.
O embaixador Leonardo Gorgulho, secretário de Assuntos Consulares, Cooperação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores esclareceu que o Sistema de Visto é simples e rápido e que não deverá ser um empecilho para o turista que deseja conhecer o Brasil.
O deputado Bibo Nunes, que defende o retorno da isenção do Visto aos países em questão, afirmou que pretende continuar o debate no sentido de avaliar a importância dessa iniciativa.
Também participaram da Audiência:
- Presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz.
- Presidente da Associação dos Cruzeiros Marítimos (Clia), Marco Ferraz.
- Presidente da Associação Brasileira de Turismo Receptivo (Bito), Salvador Saladino.
- Presidente-executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), Orlando de Souza.
- Representante do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Karine Avelar.
Comentários
Postar um comentário